Melancolia
    Você assistiu Melancolia ?

Alan
    Alan

Enviada em 28 de janeiro de 2024
    Melancolia é a palavra que não só dá nome ao filme, mas também que representa a energia que o filme transmite. O filme é carregado de sentimentos pesados, aqueles no interior da personagem Justin e o terror pela iminente destruição do planeta Terra. Um filme diferente, que vale a pena conferir.
    Silvio B
    Silvio B

Enviada em 8 de abril de 2023
    Mais uma pelicula sensivel e magnificamente dirigida por Lars Von Trier. Do principio ao fim uma ligacao extremamente forte e sufocante com os protagonistas. Final que traduz a angustia e incerreza que nos cerca.
    Cristian Lima
    Cristian Lima

Enviada em 3 de setembro de 2021
    Minha opinião particular (vale frisar, não conferi qualquer outra crítica a respeito desse filme; assim, se ela concluir o mesmo que eu, será apenas uma coincidência) é a de que o filme, em sua totalidade, se propõe a materializar a melancolia (ou a depressão, abordada no filme como sinônimo) na forma do planeta que se chocará com a Terra e possivelmente ocasionará sua destruição. Desse modo, todos os personagens estão cientes da chegada do planeta e reagem de maneiras diferentes de acordo com suas idiossincrasias. John, o cientista que se incumbe de estudar, afinco, o planeta, adota uma perspectiva cética desde o princípio; Justine, a noiva que estampa a capa do filme, esmorece já no começo do filme, o que gera o afastamento de todos outros personagens (assim como ocorre com pessoas depressivas); por fim, Claire interpreta a irmã de Justine, a personagem mais forte, figurando como o único esteio da pobre noiva. Esses três personagens dominam o longa-metragem do meio até fim. spoiler: Desse ponto em diante, os personagens acompanham a chegada do planeta com curiosidade e temor. Exceto John, que deseja fortemente acreditar que o planeta é inofensivo. De maneira contraintuitiva, quando suas expectativas o decepcionam, ele é o primeiro (e o único personagem) a se suicidar, representando a minoria das pessoas com depressão, ou seja, as que galgam o último e o mais insuportável estágio de melancolia. A maioria acaba se portando como Justine e Claire, que estão sempre aguardando em um abismo, sem jamais parar de cair. Essa é a perspectiva de alguém depressivo que ainda não chegou (e talvez nunca chegará) a um nível mais perigoso. Essa sensação, no entanto, é tão incômoda, e talvez até mais, que a depressivo suicida
    . Enfim, é um filme, a meu ver, acerca da depressão como estudo metafórica e cinematográfico. É mais uma obra provocativa e mal-digerida de Lars von Trier
    Enviada em 24 de junho de 2021
    Lars e seus filmes surrealistas.Esse foi um dos mais surreais de sua carreira,deixa o espectador numa melancolia com um enredo totalmente interessante e bem desenvolvido.
    O drama se eleva a cada momento e a vida da protagonista vai se tornando um grande escape para o filme e suas subtramas.
    Uma das melhores atuações da vida de Kirsten Dunst.
    Mary M
    Mary M

Enviada em 10 de agosto de 2021
    Impressionante, lindo! Sem comentários sobre a direção de Lars Von Trier. Cada cena é feita com cuidado, maestria, muita dedicação. Cada take, principalmente da última parte do filme: detalhado, incrível. É uma experiência única. As atuações estão incríveis! Adorei.
    weslley.piress
    weslley.piress

Enviada em 1 de dezembro de 2020
    Melancolia é um filme de catástrofe. Mas, tire o seu cavalinho da chuva se pensou em pessoas correndo de desespero, carros batendo e pontes caindo. Não espere um 2012 ou algo parecido. Na verdade, aqui a tragédia é maior, porém de uma maneira diferente.

Se você não assistiu ao filme antes de ver as críticas, recomendo que o faça primeiro. Digo isso, pois perde a graça saber todas as metáforas que o drama traz. É uma experiência misteriosa e agradável tentar entender o que aquilo tudo significa — mesmo que, a princípio, seja difícil.

Continuemos. Não quero ficar muito preso a detalhes técnicos, mas a fotografia representa bem o que o filme reflete, tristeza e sofrimento. Do mesmo modo é a trilha sonora, encaixando perfeitamente no clima.

As atuações são boas. Os destaques vão para as irmãs vividas por Kirsten Dunst (a Mary Jane de Homem Aranha 1,2 e 3); Charlotte Gainsbourg (Anticristo e Ninfomaníaca - Volume I e II, ambos filmes de Lars von Trier); e Jack Bauer (24 horas).

A história é bem contada e contém diálogos simples. No entanto, o que chama atenção, são os significados implícitos deixados pelo diretor no filme sobre a depressão.

Eu afirmei que a tragédia de Melancolia é maior porque, ao contrário dos filmes de destruição hollywoodianos, essa realmente existe.

Quantas pessoas sofrem com depressão, assim como Justine, e tentam buscar apoio dos pais e parentes e eles não dão atenção. Quantos não são pressionados, dizendo que devem ficar felizes de qualquer maneira. Quantos veem o sofrimento chegando cada vez mais perto até ver seu mundo sendo destruído.

Muitas vezes, até em momentos incríveis, como em um casamento, não conseguem esboçar um sorriso genuíno. Não seria o casamento um dos ápices da felicidade? O longa-metragem deixa implícito essa e outras reflexões.

Pois é, isso acontece com milhares de vidas ao redor do planeta. Somente quem já passou por esse problema ou teve um ente nas mesmas condições podem entender a angústia de Justine.

Quem diz saber a solução é o marido de Claire (irmã de Justine), garantindo que o planeta Melancolia passará longe da Terra. No entanto, ele falha miseravelmente. Isso mostra que, nem sempre, a ciência pode explicar tudo o que se passa na cabeça de uma pessoa.

Claire, sua irmã, faz de tudo para ajudar, mas, infelizmente, ao perceber que a calamidade é iminente, se desespera e não sabe mais o que fazer.

Nesse ponto, Justine já está tão no fundo do poço de suas emoções que o fim de sua vida vira o momento mais tranquilo. Quanta gente com depressão vê isso como solução? Lamentavelmente é a realidade e Lars von Trier não se preocupa em mostrar um final feliz.
    Alexander R.
    Alexander R.

Enviada em 13 de julho de 2020
    Não sou de fazer resenhas, mas esse filme em particular merece por ser um dos melhores que já assisti. Aprecio mujto filmes não sendo do gêneram ação e que conseguem tirar o fôlego e causar suspense ao espectador. Genial a sobreposição das duas tragédias, a particular (o drama familiar) e a geral (a colisão do planeta). A fotografia apurada faz toda a diferença para tornar esse filme memorável.
    Bruna M.
    Bruna M.

Enviada em 21 de maio de 2020
    Ótimo filme, completamente fora dos padrões, onde você se sente desconfortável do começo ao fim, sem contar o pânico que o final transmite. Eu amei essa obra e está no minha lista de melhores, Lars não decepciona quando o assunto é renovar além da imaginação.
    Ramon R
    Ramon R

Enviada em 8 de maio de 2019
    Melancolia é o melhor de Lars Von Trier. Primeiramente, esse filme não é para todo mundo, alguns vão falar que é um filme horrível, pretensioso e horroroso. Na minha opinião, é um filme cheio de alegórias, ele fala sobre depressão, medo, morte, recomeço de uma nova vida, acasos familiares e etc. As interpretações são maravilhosas, por exemplo, a Kristen Dust que está fraca (no bom sentido), sem vida, sem algo, triste, mas nunca indo para o melodrámatico. A Charllorte Gainsborg está bem raivosa, o seu olhar é bem expressivo, o medo com que vai acontecer, a sua falta de paciencia com a irmã. A fotografia crua dá um clima de tristeza e melancólico na casa, no quarto e no jardim. O final é um soco na cara. Eu achei o filme muito longo, eu tiraria pelo 10 minutos daquela festa de casamento.

Nota:9,4
    Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

Enviada em 11 de fevereiro de 2019
    Não dá para ficar indiferente ao cinema de Lars von Trier, por ser incômodo e ao mesmo tempo excepicional. Só ele pode e se atreve a colocar um prólogo de oito minutos ao som de Tristão e Isolda de Wagner sem ser pedante. Melancolia filme niilista pode nos mostrar como a depressão e o estado melancôlico pode levar o ser humano a ver no apocalípse a única saída. Surreal como envereda pela poesia para demosntrar o estado de tristeza de Justine (Kirsten Dunst , melhor atriz em Cannes). O primeiro ato é uma festa de casamento regada a muita hipocrisia burguesa. O segundo ato, a chegada do planeta apocalíptico registra liricamente o contraste entre as relações de Justine e sua irmã mais velha, Claire (Charlote Gainsbourg). As duas estão magníficas nos papéis antagônicos. Lars von Trier é sempre o diretor da estupefação.Se ainda não viu, procure e boa aula cinematográfica.