Minha conta
    Sérgio Mamberti: Relembre os filmes da carreira do eterno Dr. Victor de Castelo Rá-Tim-Bum
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    O ator Sergio Mamberti, de 82 anos, morreu nesta sexta-feira (3), e deixou um legado enorme para a cultura nacional.

    O ator Sergio Mamberti, de 82 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (3). Ele estava internado em um hospital da rede Prevent Sênior em São Paulo e, segundo seu filho Carlos Mamberti, estava intubado com uma infecção nos pulmões. O artista faleceu em decorrência de falência múltipla de órgãos. Uma perda imensurável para a cultura brasileira, pois Sergio Mamberti ficou marcado por diversos papéis em sua longa carreira, um dos mais queridos pelo público foi o Doutor Victor de Castelo Rá-Tim-Bum.

    Ele participou de produções na TV, como as novelas Vale TudoFlor do Caribe, além dos seriados A Diarista e Os Normais. Para quem não se lembra, ele até mesmo esteve na série brasileira 3%, da Netflix. No cinema, o ator brilhou bastante e estreou em 1966 com a comédia Nudista à Força, o que lhe abriu as portas para estrelar clássicos do cinema nacional. Por isso, o AdoroCinema vai relembrar alguns dos principais filmes de Sergio Mamberti, um nome inesquecível de nossa cultura.

    Melhores filmes brasileiros que você precisa assistir, segundo a redação do AdoroCinema

    O Bandido da Luz Vermelha (1968)

    O Bandido da Luz Vermelha é livremente inspirado em fatos reais. Um assaltante misterioso (Paulo Villaça) usa técnicas extravagantes para roubar casas luxuosas de São Paulo. Ele é apelidado pela imprensa de "bandido da luz vermelha", já que traz sempre uma lanterna vermelha e conversa longamente com suas vítimas. No entanto, seus roubos e crimes chamam tanta atenção que um implacável policial começa a perseguir o "bandido da luz vermelha".

    O Bandido da Luz Vermelha
    O Bandido da Luz Vermelha
    Data de lançamento 24 de dezembro de 1968 | 1h 32min
    Criador(es): Rogério Sganzerla
    Com Paulo Villaça, Helena Ignêz, Pagano Sobrinho
    Usuários
    3,5
    Assista agora em MUBI

    Toda Nudez Será Castigada (1973)

    Em Toda Nudez Será Castigada, Herculano (Paulo Porto) é um homem puritano de família tradicional que só tinha tido uma mulher na vida, então prometeu para Serginho (Paulo Sacks), seu filho, enquanto a esposa agonizava, que jamais teria outra mulher. Já o irmão de Herculano, Patrício (Paulo César Pereio), vive às custas do irmão e faz de tudo para que Herculano dependa cada vez mais dele e assim possa explorá-lo cada vez mais. Aproveitando uma crise de desespero do irmão, Patrício coloca junto à mesa de Herculano uma fotografia de Geni (Darlene Glória), uma cantora de inferninho e meretriz. Após se embebedar Herculano vai ao bordel, onde encontra Geni e passa a noite com ela. Porém, depois renega a ligação, mas ele e Geni já estão apaixonados. Herculano promete se casar com ela, mas para isto precisa fazer Serginho viajar. Porém, sentindo o que está acontecendo, Serginho se recusa a partir, mas algo ainda muito maior vai torturar Herculano.

    Toda Nudez Será Castigada
    Toda Nudez Será Castigada
    Data de lançamento março 1973 | 1h 40min
    Criador(es): Arnaldo Jabor
    Com Darlene Gloria, Paulo Porto, Paulo Cesar Pereio
    Usuários
    3,2

    A Hora da Estrela (1985)

    A Hora da Estrela conta a história de Macabéa (Marcélia Cartaxo), uma imigrante nordestina que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. Macabéa não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico (José Dumont), um operário metalúrgico com quem inicia namoro. Só que Glória (Tamara Taxman), colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após se consultar com uma cartomante (Fernanda Montenegro).

    A Hora da Estrela
    A Hora da Estrela
    Data de lançamento 25 de abril de 1986 | 1h 36min
    Criador(es): Suzana Amaral
    Com Marcelia Cartaxo, José Dumont, Tamara Taxman
    Usuários
    3,9

    A Dama do Cine Shanghai (1987)

    A Dama do Cine Shanghai se passa em uma noite úmida de verão, quando o corretor de imóveis Lucas (Antônio Fagundes) entra em um velho cinema de São Paulo. Dentro da sala ele conhece Suzana (Maitê Proença), uma mulher muito parecida com a que está no filme em exibição. Sedutora e misteriosa, ela é casada com Desdino (Paulo Villaça) e renega as tentativas de Lucas em conquistá-la. Quando é injustamente acusado de assassinato, Lucas passa a buscar o verdadeiro autor do crime. Só que quanto mais investiga mais as pistas apontam para Suzana e Desdino.

    A Dama do Cine Shanghai
    A Dama do Cine Shanghai
    1h 55min
    Criador(es): Guilherme de Almeida Prado
    Com José Lewgoy, Antonio Fagundes, Sergio Mamberti
    Usuários
    3,0

    Castelo Rá-Tim-Bum, O Filme (1999)

    O sucesso da série Castelo Rá-Tim-Bum na TV Cultura foi para o cinema com Castelo Rá-Tim-Bum, O Filme. Nino (Diegho Kozievitch) um aprendiz de feiticeiro que vive com seus tios, Morgana (Rosi Campos) e Victor (Sérgio Mamberti), há 300 anos. Ansiando em ter uma vida normal como todos os demais garotos, ele acaba participando, involuntariamente, de uma trama orquestrada por sua tia Losângela (Marieta Severo), que pretende roubar o livro de magias de Morgana.

    Castelo Rá-Tim-Bum, O Filme
    Castelo Rá-Tim-Bum, O Filme
    Data de lançamento 31 de dezembro de 1999 | 1h 48min
    Criador(es): Cao Hamburger
    Com Marieta Severo, Rosi Campos, Sergio Mamberti
    Usuários
    3,4

    Xuxa Abracadabra (2003)

    Em Xuxa Abracadabra, Sofia (Xuxa) é uma bibliotecária que trabalha apenas com livros infantis. Prestes a sair com sua melhor amiga (Heloísa Perissé), ela recebe um pedido de Matheus (Márcio Garcia) para que tome conta de seus filhos, Lucas (Brunno Abrahão) e Júlia (Maria Mariana Azevedo). Sofia atende ao pedido, pois além de gostar muito das crianças nutre uma paixão secreta por Matheus, que é viúvo há três anos. Ela parte então para a casa do tio-avô das crianças, que é um astrônomo-feiticeiro e possui um livro mágico, que leva pessoas à terra dos contos de fadas.

    Xuxa Abracadabra
    Xuxa Abracadabra
    Data de lançamento 19 de dezembro de 2003 | 1h 27min
    Criador(es): Moacyr Góes
    Com Xuxa, Márcio Garcia, Heloísa Périssé
    Usuários
    2,4

    O Inventor de Sonhos (2012)

    O Inventor de Sonhos se passa no Rio de Janeiro, em 1808. José Trazimundo (Ícaro Silva) é filho de uma escrava negra e um artista europeu, o qual não chegou a conhecer, enquanto que Luis Bernardo (Miguel Thiré) é filho de um duque português que veio ao Brasil junto com a comitiva do rei de seu país. Trazimundo sonha em conhecer o pai e, em meio à busca, faz amizade com Luis. O que ambos não esperavam era que tivessem que disputar o amor Iaínha (Sheron Menezes), uma bela escrava negra.

    O Inventor de Sonhos
    O Inventor de Sonhos
    Data de lançamento 11 de outubro de 2013 | 1h 50min
    Criador(es): Ricardo Nauenberg
    Com Stenio Garcia, Sheron Menezzes, Ícaro Silva
    Imprensa
    1,1
    Usuários
    3,1
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top