Minha conta
    Velozes & Furiosos 9: Você reparou nestas referências aos outros filmes da franquia?

    Filme de Vin Diesel, John Cena e Michelle Rodriguez está em cartaz nos cinemas e traz muitos easter-eggs que se referem à saga Velozes & Furiosos, que já tem 20 anos.

    Velozes & Furiosos 9, novo filme da franquia de Dom Toretto (Vin Diesel), traz diversas referências a outros filmes da saga de ação — inclusive o retorno de muitos personagens queridos, como Han (Sung Kang) e Mia Toretto (Jordana Brewster). Quer saber todas as referências presentes em VF9? Então confira abaixo! Não deixe de ler também a nossa crítica.

    Velozes & Furiosos 9: Tudo o que você precisa saber para assistir ao filme

    Atenção: o texto a seguir contém spoilers de Velozes & Furiosos 9.

    Continue por sua conta e risco.

    Velozes & Furiosos 9 é o penúltimo capítulo da franquia, já que Velozes & Furiosos 10 vai ser dividido em duas partes. Não à toa, este filme — que é o início do fim para a saga principal — tem algumas referências aos filmes anteriores, especialmente o primeiro, que era focado mais em corridas de carro do que em cenas incrivelmente insanas, como uma ida ao espaço.

    A marca registrada de Toretto

    Alguns desses momentos estão presentes em flashbacks que mostram a juventude dos irmãos Dom e Jacob, aqui interpretados por Finn Cole (Peaky Blinders) e Vinnie Bennett (A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell) e outra versão ainda mais jovem de Dom é vivida pelo filho de Vin Diesel. O passado de Toretto já havia sido mencionado, porém é em VF9 que descobrimos como realmente o pai de Dom morreu durante uma corrida de stock car.

    Em determinado momento, Dom encontra seu irmão, Jakob, em uma racha. Quando chega lá, a versão jovem do personagem de John Cena está cumprimentando as pessoas em volta da mesma forma que Dom fez no primeiro Velozes & Furiosos.

    Universal Pictures

    O famoso pulo de Dom e Letty

    Outro momento faz referência ao clássico modo de Dom salvar Letty (Michelle Rodriguez) em praticamente todos os filmes. Durante a perigosa cena de ação no campo minado, Letty é arremessada de sua moto e pula no capô do carro de Dom, que estava preparado para salvá-la. Soa familiar?

    Velozes & Furiosos 9: Conheça a insana cena que precisou ser cortada do filme de Vin Diesel
    Universal Pictures

    Tributos ao personagem de Paul Walker

    Como nos filmes anteriores, Velozes & Furiosos 9 também tem referências a Brian O'Conner. O personagem de Paul Walker segue vivo na franquia de ação — apesar de seu intérprete ter falecido tragicamente durante as filmagens de Velozes & Furiosos 7. O diretor Justin Lin queria que a presença de Brian fosse feita de uma forma respeitosa para Walker e conseguiu.

    Em VF9, o herói é citado em alguns momentos-chave da franquia, revelando que Mia saiu para a ação e ele ficou em casa cuidando das crianças. Além disso, seu retorno ao tradicional "churrascão da família Toretto" fica na imaginação, pois o filme termina com o carro Nissan Skyline, de placa 3JRQ158, que pertence a O'Conner, entrando na garagem de Toretto. Isso não descarta o fato de que ele pode retornar em Velozes & Furiosos 10, último capítulo da franquia, que será dividido em duas partes.

    Velozes & Furiosos 9: O que acontece no final do filme?
    Universal Pictures

    Velozes & Furiosos 9 traz de volta carros marcantes da franquia

    Não só o carro de Brian faz um retorno nostálgico à franquia. Também vemos o carro Mazda RX-7 1997 laranja, de Han, que chamou foi apresentado em Velozes & Furiosos - Desafio em Tóquio, e tem papel importante no novo filme.

    Além dele, outro veículo marcante da franquia retorna: o veloz Dodge Charger 1970 de Dom, que é modificado ao longo do filme. Ele enfrenta o Ford Mustang 2016 GT350 V8 azul modificado que Jakob Toretto dirige pelas ruas. De acordo com o supervisor de veículos do filme Dennis McCarthy, a tensão Dodge vs. Ford foi feita para espelhar a rixa da própria família Toretto. Mas, como mesmo diz Dom ao seu irmão, um carro não faz o piloto!

    Universal Pictures

    Velozes & Furiosos 9 tem muitas participações especiais conhecidas

    Além dos retornos aguardados de Han e Brian, outros personagens conhecidos da franquia fizeram participações especiais em Velozes & Furiosos 9. Entre eles, Gisele de Gal Gadot em um flashback que explica a volta de Han; e os parceiros de Dom na República Dominicana Rico e Tego, interpretados na juventude por Ozuna e Cered, respectivamente, enquanto Don Omar retorna ao papel de Rico Santos nos dias atuais.

    Velozes & Furiosos: The Rock e outros atores da saga que fazem super-heróis em filmes da Marvel, DC e Netflix

    Família Shaw marca presença com estilo em VF9

    Helen Mirren também retorna como Magdalene Shaw, ou melhor, Queenie (como Dom se refere a ela, enquanto ela diz que ele é seu "americano favorito"). A mãe de Deckard (Jason Statham) e Owen (Luke Evans) assume o volante em uma ótima cena de ação. Ela inclusive pergunta a Toretto se ele está procurando por um dos filhos dela, como ele fez anteriormente em Velozes 8. E não é que um deles também volta? Deckard Shaw aparece na cena pós-créditos em um acerto de contas muito esperado.

    Velozes & Furiosos 9 está em cartaz nos cinemas.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top