Minha conta
    Velozes & Furiosos 9: Personagem de Paul Walker pode retornar para a franquia?

    Carro de Brian O'Conner apareceu no trailer do filme — e Vin Diesel já deu a entender que quer personagem no "churrascão" da família Toretto.

    *Matéria original de 02/04/2020, atualizada em 05/03/2021.

    Velozes & Furiosos 9 ainda nem estreou, tendo sido adiado pela terceira vez por causa da pandemia do coronavírus. Mas já estamos animados com os retornos marcantes do filme: o Han Lue de Sung Kang a Magdalene Shaw de Helen Mirren e possivelmente o Brian O'Conner de Paul Walker.

    Velozes & Furiosos 9: Como Han pode estar vivo?

    Carro de Brian O'Conner apareceu no trailer de Velozes & Furiosos 9

    Isso porque o mais recente trailer do filme de Vin Diesel mostrou o carro do herói. Quem é fã da saga sabe que o único personagem a dirigir um Nissan Skyline é Brian O'Conner. Mas se você está na dúvida, leia esta: definitivamente é um carro que pertence, pois alguns fãs com olhos de águia notaram que a placa (3JRQ158) é a mesma que ele tinha em Velozes & Furiosos 7. Confira:

    Universal Pictures
    Velozes & Furiosos: Quantos carros foram destruídos ao longo da franquia?

    Vin Diesel quer o retorno de Brian O'Conner

    Sabemos que a franquia vai terminar em seu 11º filme. Vin Diesel já deu a entender que quer fazer um final épico da saga de Dom Toretto e sua família. E não há maneira mais adequada de terminar a franquia de quase 20 anos do que trazer Brian O'Conner de volta. Mas como isso seria possível considerando que o saudoso Paul Walker faleceu em 2013? Será que vai acontecer em Velozes 9, 10 ou 11?

    Diesel anteriormente usou as redes sociais para sugerir o retorno de Brian. Ele publicou um cartaz de um dos filmes de Velozes no qual está ao lado de Walker, escrevendo: "Eu nunca esquecerei quando Pablo me ligou e disse que ele só voltaria para a franquia Velozes & Furiosos porque eu estava produzindo... Abençoado por poder fazer mágica".

    Se Letty e Han voltaram, por que não Brian?

    A franquia Velozes & Furiosos já trouxe de volta diversos personagens que supostamente tinham morrido como Letty (Michelle Rodriguez) e Han Lue (Sung Kang) — que aparecerá no nono filme.

    A diferença para Velozes 9 é que Brian O'Conner não morreu na franquia, mas Paul Walker faleceu tragicamente na vida real.

    Velozes & Furiosos: Roteirista revela o que teria acontecido com Brian O'Conner se Paul Walker não tivesse morrido

    Paul Walker foi recriado com captura de movimento

    A morte prematura de Paul Walker durante as filmagens de Velozes & Furiosos 7 acabou atrasando, obviamente, a produção do filme e, posteriormente, sua data de lançamento. A Universal quase cancelou o filme completamente. As cenas inacabadas do ator foram reescritas e filmadas com a ajuda da captura de movimento e uma performance de seus irmãosCody e Caleb Walker. Será que o mesmo poderia ser feito novamente?

    Irmãos de Paul Walker querem trazer Brian de volta em Velozes e Furiosos

    Os irmãos de Paul Walker (e outros dois atores) agiram como dublê de corpo, enquanto o rosto de Walker foi finalmente colocado através do uso de CGI. O processo usa as câmeras da unidade principal e três câmeras adicionais apenas para capturar as duplicatas do corpo. A filmagem é então enviada à aclamada empresa de efeitos digitais de Peter Jackson (O Senhor dos Anéis), WETA, para alterar a imagem e inserir o rosto de Walker. Relembre o vídeo musical com a cena em homenagem a Walker:

    Uso da imagem de Paul Walker foi homenagem ou caça-níquel?

    Apesar de levantar questões éticas sobre o uso de CGI de atores falecidos, é uma técnica que foi usada em outras produções. Por exemplo, na ocasião da trágica morte de Brandon Lee no set de O Corvo; Philip Seymour Hoffman, infelizmente, faleceu antes que pudesse terminar suas cenas para Jogos Vorazes: A Esperança - O Final, e até Carrie Fisher recebeu tratamento semelhante por suas cenas inacabadas em Star Wars: A Ascensão Skywalker. Todos os três atores tiveram uma combinação de dublês de corpo e CGI empregados para concluir seus papéis ou dar-lhes uma despedida sólida. Entretanto, Robin Williams antecipou o uso da tecnologia e, antes de morrer, restringiu o uso de sua imagem por 25 anos após sua morte.

    Para Velozes 7, foi um trabalho caro, aumentando o orçamento, mas aparentemente valeu a pena. Enquanto o resultado final oscilou desconfortavelmente na beira do vale misterioso, a combinação de CGI e dublê de corpo funcionou bem para dar aos fãs uma saída emocionante para Brian O'Conner, o personagem, e mais importante, Paul Walker, o ator.

    Poderia outro filme de Velozes & Furiosos empregar as mesmas técnicas mais uma vez?

    Um encerramento para a família de Toretto

    De acordo com o atual roteirista da franquia, Chris Morgan, os últimos filmes da saga formarão uma trilogia, com elementos da trama do oitavo refletindo diretamente no décimo. Isso significa que a vilã de Charlize Theron, Cipher, provavelmente sobreviverá aos eventos do nono e continuará sendo uma ameaça em Velozes 10 e 11. Quando essa nova trilogia dentro de uma franquia atingir seu clímax, pode-se esperar que Dom e sua família celebrarão sua vitória final com um clássico churrasco de Toretto. Quem melhor para aparecer na festa e levar uma cerveja para a família do que Brian O'Conner? Mais como uma homenagem ou participação especial.

    Brian é uma parte grande da família de Dom, a ponto de se casar e ter um filho com a irmã de Dom, Mia (Jordana Brewster).

    Velozes & Furiosos 9: Helen Mirren vai dirigir carros no novo filme? (Entrevista Exclusiva)

    Mia vai se meter na briga entre Dom e Jakob?

    Há outra explicação possível para a aparência do Nissan Skyline, que é que não é realmente Brian que dirige o carro, mas Mia Toretto. Depois de não aparecer em Velozes & Furiosos 8, Jordana Brewster está de volta como Mia no novo filme e faz sentido que, se alguém está voltando para ajudar, Dom e companhia com a nova ameaça que enfrentam, será Mia retornando e não Brian.

    Além disso, sabemos que o grande vilão do filme será Jakob Toretto, personagem de John Cena, que é o irmão — até então desconhecido — de Dom e Mia. Letty parece saber quem ele é no trailer, então não é como se Jakob fosse um segredo escondido de Dom e Mia esse tempo todo.

    Universal Pictures

    Isso significa que, se Jakob reaparecer para um acerto de contas com o irmão, talvez Mia queira voltar para apaziguar a situação. Talvez Brian tenha ficado para trás para cuidar de seus dois filhos. Seria um movimento progressivo da parte da franquia — colocando uma personagem feminina sob os holofotes, coisa que não acontece muito, como já questionou Michelle Rodriguez.

    Velozes e Furiosos 9: Michelle Rodriguez só concordou em voltar após a contratação de uma mulher para o time de roteiristas

    Claro que, mesmo que seja Mia dirigindo o Nissan Skyline e não Brian, isso não exclui uma aparição do personagem de Paul Walker no filme em um momento especial.

    Mas será que é a melhor homenagem a Walker? O que vocês acham do possível retorno de Brian? Conte para a gente nos comentários.

    Enquanto isso, Velozes & Furiosos 9 tem lançamento marcado para o dia 25 de junho nos Estados Unidos. A estreia no Brasil ainda não foi definida.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top