Minha conta
    Em um Bairro de Nova York: Elenco revela como musical de Lin-Manuel Miranda é uma história que precisa ser contada (Visita ao Set)

    O AdoroCinema teve a chance de conversar com Anthony Ramos, Stephanie Beatriz, Leslie Grace, Corey Hawkins e Melissa Barrera.

    Tempos atrás, o AdoroCinema produziu uma matéria com a visita ao set de Em um Bairro de Nova York, contando com entrevistas com os criadores do projeto, inclusive o premiado Lin-Manuel Miranda. Agora, com o lançamento do filme chegando em território brasileiro, está na hora de soltar a segunda parte da matéria — dessa vez, trazendo as nossas conversas com o elenco principal do longa. 

    Se você chegou perdido nessa matéria, aqui vem um breve resumo: Em um Bairro de Nova York é a adaptação de In the Heights, peça musical de Miranda que foi premiada com o Tony Awards, bem antes dele se tornar um fenômeno com o elogiado Hamilton. A trama acompanha alguns dias de calor numa comunidade latina na periferia de Nova York. O longa retrata os diferentes sonhos dos moradores de tal local, que está passando por mudanças que irá marcá-los para sempre.

    Anthony Ramos repete parceria com Lin-Manuel Miranda

    Quando o AdoroCinema foi convidado para cobrir o set de filmagens de Em um Bairro de Nova York, lá em 2019, decidiram escalar a garota obcecada por musicais da redação. No caso, eu. E, assim que os jornalistas chegam ao prédio onde estão sendo gravadas cenas do filme, eles foram convocados para falar com o primeiro nome da grande lista de entrevistados do dia: Anthony Ramos.

    Para quem acompanha cinema, ele é, simplesmente, o melhor amigo da Lady Gaga em Nasce uma Estrela. Mas, para os fãs de musicais, ele faz parte do elenco original do fenômeno Hamilton, onde interpretou John Laurens e Phillip Hamilton. Assim, Ramos já é um velho conhecido de Lin-Manuel Miranda - tanto que antes mesmo de assumir o protagonista Usnavi nas telonas, ele já tinha interpretado o mesmo papel numa apresentação especial de In the Heights em Washington. Logo, ele tem um carinho muito especial pelo compositor, se sentido honrado em ter o personagem que foi criado (e também vivido) por Miranda.

    A Pequena Sereia: Live-action terá quatro canções inéditas

    "Lin sempre foi como um irmão mais velho. O trabalho dele mudou minha vida — e as vidas de tantos latinos nessa indústria. A gente sentia que nossa voz não era ouvida. Antes dele, eu pensava em abandonar meu sonho de ser ator. Pois só tinha papéis para latinos em O Homem de La ManchaAmor, Sublime Amor (e mesmo assim você tem que ser um super dançarino pra esse show!). Quando eu vi In the Heights, foi a primeira vez que vi alguém que reconhecia no palco.. Conheço o cara da mercearia, conheço cada Nina, tive uma Abuela Claudia..."

    Em um Bairro de Nova York celebra a cultura latina

    Depois de falar com o futuro astro da franquia Transformers, fui levada para acompanhar as gravações de uma cena. Tratava-se de "No Me Diga", número performado pelas mulheres do elenco num salão de beleza. Dentre perucas dançarinas e coreografias, aquele era um lugar que representava bem o clima de comunidade presente no filme. “É belo perceber como os temas que a peça ressaltou, 10 anos atrás, estão mais presentes do que nunca nesse filme. Ver a representatividade feminina, ou ver a questão da imigração são coisas tão relevantes que precisam ser ditas", fala Leslie Grace, que interpreta Nina na produção.

    Netflix vai lançar musical dirigido pelo criador de Hamilton; confira os detalhes de Tick, Tick… Boom!

    Quem concorda com isso é Melissa Barrera, única atriz do quarteto principal que não nasceu nos Estados Unidos. Já era uma figura conhecida no México e agora engrena uma carreira em Hollywood, assumindo o papel de Vanessa. Emocionada, ela contou como Em um Bairro de Nova York é um sonho que se tornou realidade: "Só desse filme ser feito, já é um grande passo na indústria do cinema. Nós precisamos dessa história faz tempo. E essa vai ser uma mensagem poderosa, principalmente num mundo onde imigrantes nem sempre são bem vindos. Construímos uma comunidade que o mundo todo vai poder ver no cinema. Quando vi a bandeira mexicana na peça, comecei a chorar, pois era muito importante para mim. E isso poderá acontecer com milhões de pessoas ao redor do mundo."

    Quando estava em Nova York, tive a chance de conferir os cenários internos do filme, pois as cenas externas foram filmadas em Washington Heights, bairro onde a história é ambientada - que também é lar de Lin-Manuel Miranda. Segundo Corey Hawkins, o novo intérprete de Benny, o pessoal da comunidade recebeu a produção de braços abertos: "A única vez que me senti assim foi quando filmei Straight Outta Compton. Ficamos tão imersos por lá que a gente não sabia mais quem era figurante e quem era morador. Foi mágico."

    Em um Bairro de Nova York é diferente de In the Heights

    Lembram quando eu falei que era obcecada por musicais? Então, uma das trilhas que mais tocam no meu celular é In the Heights, então já tenho uma boa noção sobre a história. Então, imagine minha surpresa ao descobrir que algumas coisas bem importantes foram alteradas para o filme. E eu tive que manter esses segredos por dois anos! Depois falam que jornalista é tudo fofoqueiro... Mas, deixando o desabafo de lado, Em um Bairro de Nova York é algo novo para as telonas. 

    Para começar, o romance de Usnavi e Vanessa segue igual, mas o longa traz profundidade para a jovem que sonha em sair de seu bairro. "Sinto que, no filme, temos a chance de conhecê-la melhor, entender seus sonhos e saber o motivo dela querer sair daquele local. Aqui, entendemos que ela se sente como outras minorias, sem grandes chances ou recursos de alcançar seus sonhos. Ela se sente presa e começa a duvidar de si mesma. Então, ela faz carão e construiu um muro, se vê cercada de homens que só se interessam por sua beleza. Mas Usnavi enxergou sua alma esse tempo todo."

    Uma mudança significativa é que Nina mora apenas com seu pai, Kevin (Jimmy Smits). Apesar de até ter uma canção no musical original, a personagem não aparece no filme, sendo falecida na nova trama. "Isso só aumenta a pressão que Nina sente. As dificuldades financeiras que ela tinha na peça ainda existem. Mas é uma situação mais profunda agora. E, para mantê-la na faculdade, o pai está disposto a abrir mão da única memória que restou da mãe: o negócio da família. Mas ela não sabe se quer voltar, não parou para pensar o que deseja fazer com sua vida."

    Disney escala atriz de Brooklyn Nine-Nine para sua nova animação Encanto

    Numa nota mais feliz, Carla e Daniela, vividas por Stephanie BeatrizDaphne Rubin Vega, são casadas e cuidam juntas do salão de beleza. Sempre ao lado da dupla, surge Cuca, outra empregada do local — uma personagem inédita interpretada por Dascha Polanco. "Acho lindo que um casal LGBT é representado de forma tão natural e tão aceito em sua comunidade. Mostra como os latinos têm que se unir e temos tanto para mostrar. Elas são mais que as meninas do salão, elas representam o que queremos ver representado na tela, as histórias que precisamos ver no mundo. Diversidade e comunidade são sempre necessárias”, fala Beatriz, conhecida pela Rosa de Brooklyn Nine-Nine.

    Quando estreia Em um Bairro de Nova York?

    No total, passei cerca de seis horas no set de filmagens de In the Heights. E saí de lá com uma sensação boa. Sabe quando você faz algo do qual sente orgulho? Era assim que os atores e a equipe se sentiam, se expressando com lágrimas e sorrisos durante as entrevistas. Contando como eles vivem fazendo festas juntos — tem até uma história hilária de Leslie Grace e Stephanie Beatriz enfrentando um apagão. Ramos, Barrera e companhia estavam apaixonados pelo o que faziam e, se essa paixão for transmitida nas telonas (o que acredito que sim), esse será um filme imperdível.

    Dirigido por Jon M. Chu (Podres de Ricos e o futuro Wicked), Em um Bairro de Nova York chega aos cinemas em 17 de junho de junho. Mas é importante lembrar que, 45 dias após seu lançamento nas telonas, o filme deve estrear no catálogo da plataforma HBO Max, que também será lanaçada esse mês no Brasil

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top