Minha conta
    Dia do Jornalista: 7 filmes sobre jornalismo imperdíveis para quem procura saber mais sobre a profissão

    De Scoop: O Grande Furo a A Doce Vida, diversos filmes sobre jornalismo estão disponíveis no catálogo do Telecine.

    Em 7 de abril se comemora no Brasil o Dia do Jornalista. A profissão, além de cobrir o cinema pelo qual somos tão apaixonados, ainda inspira e rende grandes produções que giram em torno do jornalismo ou que possuem personagens do ramo, com histórias impressionantes e inspiradoras.

    Muitos deles retratam os bastidores de grandes reportagens investigativas, que mostram como a profissão é fundamental na nossa sociedade. Para celebrar a data, decidimos reunir uma lista de filmes que falam sobre jornalismo e estão disponíveis no catálogo do Telecine para quem procura saber mais sobre a área. Vale lembrar que novos assinantes da plataforma de streaming ganham os primeiros 30 dias de acesso. Dá uma olhada nesses filmes imperdíveis!

    Scoop: O Grande Furo

    Scoop - O Grande Furo é um filme de Woody Allen que mostra Sondra Pransky (Scarlett Johansson), uma estudante de jornalismo que está visitando alguns amigos em Londres. Ela vai ao show de mágica de Sidney Waterman (Allen), que a chama ao palco para fazer o truque de desmaterialização.

    Sondra entra em uma caixa mas, enquanto o truque acontece, surge para ela o espírito do repórter Joe Strombel (Ian McShane), morto recentemente, que lhe oferece um grande furo: a identidade do assassino do tarô. Ele diz a Sondra que o assassino é Peter Lyman (Hugh Jackman), um aristocrata inglês. Sondra e Sid decidem investigar Lyman, mas ela acaba se apaixonando por ele.

    A Princesa E O Plebeu

    A Princesa e o Plebeu, de 1953, é um clássico filme escrito por Dalton Trumbo, que ganhou três prêmios Oscars, incluindo o de Melhor Roteiro Original.

    Na história, Ann (Audrey Hepburn), cansada de sua vida como princesa, consegue escapar e passa um dia como anônima em Roma. Pelo caminho, ela conhece o repórter Joe Bradley (Gregory Peck), que a reconhece, mas não admite, em busca de um furo jornalístico. No entanto, seu plano começa a falhar quando ele a conhece melhor.

    As Aventuras De Agamenon, O Repórter

    Não existem somente filmes internacionais sobre jornalismo e As Aventuras de Agamenon, o Repórter é prova disso. O filme expõe a história do jornalista fictício Agamenon Mendes Pedreira, passando por seus divertidíssimos furos de reportagem em eventos importantes de todo o século 20.

    Agamenon Mendes Pedreira (Hubert e Marcelo Adnet) passou por muitas dificuldades para se transformar em um jornalista mundialmente conhecido. Ficou anos sem almoçar e jantar para comprar uma passagem para o Titanic e, sobrevivente, acabou se apaixonando por Eva Braun (Guilhermina Guinle), o grande amor de Hitler. Entre os altos e baixos de sua incrível carreira, entrevistando figuras ilustres – Gandhi, Albert Einstein e Freud –, o repórter Pedro Bial (Pedro Bial) o encontra em um momento histórico: a derrubada do Muro de Berlim.

    De volta ao Brasil, e já no jornal O Globo, Agamenon segue sua vidinha no Dodge Dart 73, estacionado na porta do jornal e habitado pela patroa Isaura (Luana Piovani), mas após ser enviado para o Ageganistão para entrevistar Osama Bin Laden, a vida do casal sofreu um forte abalo e eles precisam rever alguns conceitos sobre a vida a dois, a três, a quatro ...

    A Doce Vida

    A Doce Vida, de 1960, é outro filme clássico que fala sobre jornalismo. Dirigido por Federico Fellini, ele foi vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.

    Em Roma, o jornalista Marcello (Marcello Mastroianni) escreve para os tabloides e vive entre as celebridades e a elite. Neste mundo marcado por um vazio existencial, ele frequenta festas e conhece diversas pessoas, mas seu real desejo é ser levado a sério como escritor.

    Uma Guerra Pessoal

    Uma Guerra Pessoal é uma cinebiografia sobre a jornalista Marie Colvin (Rosamund Pike), premiada repórter norte-americana, conhecida por cobrir zonas de conflito como Chechênia, Kosovo e Zimbábue. O filme foi indicado a dois Globos de Ouro, incluindo o de Melhor Atriz de Drama.

    A história mostra a jornalista cobrindo as mais perigosas zonas de conflito. Em meio a traumas e desafios, Marie Colvin se une ao fotógrafo Paul Conroy (Jamie Dornan) para mais uma jornada em busca da verdade.

    O Favorito

    Baseado em uma história real, O Favorito mostra a história de Gary Hart (Hugh Jackman), um carismático político do Colorado, que se torna o grande candidato do partido Democrata para a disputa nas eleições presidenciais de 1988. Tudo vai bem, até que sua vida sofre um grande baque quando um escândalo da sua vida pessoal vem à tona e põe em risco não apenas a sua candidatura, mas o destino de todos ao seu redor.

    Choque e Pavor - A Verdade Importa

    Baseado em uma história real, Choque e Pavor - A Verdade Importa mostra um time de jornalistas que fazem a cobertura do plano de invasão ao Iraque realizado em 2003. Sob a liderança do então presidente dos Estados Unidos, George Bush, a missão tinha como objetivo desarmar o Iraque de todo arsenal que os americanos e aliados considerassem uma ameaça para a paz global.

    Esses e diversos outros filmes de todos os estilos estão disponíveis no catálogo do Telecine. Vale lembrar que novos assinantes da plataforma de streaming ganham os primeiros 30 dias de acesso.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top