Minha conta
    Dia do Jornalista: Relembre filmes e séries sobre o jornalismo

    Uma lista de 25 produções de gêneros variados.

    Hoje, 07 de abril, se comemora no Brasil o Dia do Jornalista e, como profissionais da área que somos, decidimos celebrar a data reunindo uma lista de filmes e séries que giram em torno do jornalismo ou que possuem personagens do ramo. Pesquisamos, botamos os neurônios para funcionar e elencamos 25 obras. Algumas são clássicas, de sucesso ou possuem repórteres heróicos; enquanto outras são mais modernas, nem tão gloriosas ou mostram um lado mais malígno do ofício.

    Momento história! Para quem não sabe, o Dia do Jornalista foi instituído em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), criada no dia 7 de abril de 1908 para representar e garantir os direitos dos profissionais da área. A data foi criada em homenagem ao jornalista e médico Giovanni Battista Líbero Badaró, fundador do jornal independente Observatório Constitucional que foi morto em 1830 por inimigos políticos.

    O que acharam da nossa lista? Sentiram falta de algum filme ou de alguma série? Deixem suas opiniões nos comentários!

    Todos os Homens do Presidente (1976) Ganhador de quatro Oscar, incluindo Melhor Roteiro e Melhor Ator Coadjuvante para Jason Robards, o drama narra sobre dois repórteres que investigam uma invasão ao partido Democrata que originou o escândalo Watergate e que teve como conseqüência a queda do presidente Richard Nixon. Dustin Hoffman e Robert Redford estrelam o filme

    Boa Noite e Boa Sorte (2005) Segundo longa dirigido por George Clooney, que também estrela o filme ao lado de David Strathairn e Robert Downey Jr., a trama se passa no início da inserção da TV nos EUA e apresenta um âncora que passa a ser ameaçado por um político, gerando um confronto público. Filmada em preto e branco, a produção recebeu seis indicações ao Oscar em 2006

    Rede de Intrigas (1976) Clássico da década de 1970, a trama gira em torno do âncora Howard Beale. Com o anúncio de que será demitido, ele comunica no seu programa sobre sua saída e promete se matar ao vivo na semana seguinte. O filme ganhou quatro estatuetas do Oscar: Melhor Ator (Peter Finch), Melhor Atriz (Faye Dunaway), Melhor Atriz Coadjuvante (Beatrice Straight) e Melhor Roteiro Original.

    Cidadão Kane (1941) Clássico de Orson Welles inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst, acompanhamos a ascensão de garoto pobre que se torna magnata de um império do jornalismo. Além de ganhar Melhor Roteiro Original no Oscar, o filme teve outras oito indicações na premiação.

    A Montanha dos Sete Abutres (1951) Diretamente da década de 1950, Kirk Douglas interpreta um repórter que, após ser demitido de 11 jornais, consegue emprego em um pequeno jornal local. Quando parte para mais uma notícia medíocre, ele descobre que um homem ficou preso em uma mina. Para conseguir a matéria que precisa, ele é capaz de retardar o resgate do homem. Dirigido por Billy Wilder.

    Spotlight - Segredos Revelados (2015) Recente ganhador do Oscar de Melhor Filme, o longa de Tom McCarthy traz um grupo de jornalistas que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. O elenco é composto por Michael Keaton, Mark Ruffalo e Rachel McAdams. Leia nossa crítica!

    A Primeira Página (1974) Outro longa sobre jornalismo dirigido por Billy Wilder, só que desta vez uma comédia com Jack Lemmon, Walter Matthau e Susan Sarandon. Na história, um jornalista que cobriria o enforcamento de um assassino precisa dividir a redação do jornal com o preso, que conseguiu escapar.

    Frost/Nixon (2008) Com Frank Langella no papel do político Richard Nixon e Michael Sheen interpretando o apresentador David Frost, este drama mostra o embate entre os dois quando o ex-presidente dos EUA decide contar publicamente os motivos de ter renunciado. O filme teve cinco indicações no Oscar e no Globo de Ouro.

    Conspiração e Poder (2015) Estrelado por Cate Blanchett, a atriz vive uma produtora da CBS que tenta abalar a campanha de George W. Bush ao tornar público documentos que comprovam que ele não combateu na Guerra do Vietnã devido à influência política de sua família. Contudo, o tiro saiu pela culatra quando um processo de descrédito das informações atinge sua equipe. Leia a crítica!

    O Abutre (2014) Outra produção estrelada por Jake Gyllenhaal, o ator interpreta um jornalista que adentra no submundo do jornalismo criminal independente, que faz o que for preciso para conseguir uma matéria sangrenta. Leia a crítica!

    Zodíaco (2007) Com Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo e Robert Downey Jr., este suspense de David Fincher conta a história de um assassino que confessa um assassinato através de três cartas que ele envia a três diferentes jornais. Se as cartas não forem publicadas, mais pessoas vão morrer. Leia a crítica!

    The Newsroom (2012-2014) Com três temporadas, esta série da HBO gira em torno de Will McAvoy (Jeff Daniels), respeitado âncora norte-americano que, após um período de férias, precisa lidar com as mudanças de uma nova diretora chefe, MacKenzie McHale (Emily Mortimer), sua ex-noiva. Roteirizada por Aaron Sorkin (Steve Jobs, A Rede Social, O Homem que Mudou o Jogo).

    O Informante (1999) Com nomeações ao Oscar, Globo de Ouro e BAFTA, este drama apresenta os manda-chuvas da indústria do tabaco sendo acusados em uma entrevista bombástica de saberem da capacidade viciante da nicotina e pelo uso de aditivos químicos ao cigarro, para acentuar esta característica. Estrelado por Al Pacino, Russell Crowe e Christopher Plummer.

    Quase Famosos (2000) Ganhador de Melhor Roteiro Original do Oscar de 2001, o filme gira em torno de William (Patrick Fugit), um jovem que é contratado pela revista Rolling Stone para acompanhar e escrever sobre a banda Stillwater em sua primeira turnê pelos EUA. Kate Hudson e Billy Crudup também integram o elenco.

    Profissão: Repórter (1975) Na foto não parece, mas Jack Nicholson interpreta um correspondente de guerra frustrado cobrindo guerrilhas no deserto. Quando um homem parecido com ele morre no hotel onde está hospedado, o personagem assume a identidade do falecido para se livrar das suas responsabilidades. Longa de Michelangelo Antonioni concorreu à Palma de Ouro em Cannes.

    O Quarto Poder (1997) Com direção de Costa-Gavras. o suspense mostra um repórter (Dustin Hoffman) em decadência que se depara com uma situação única. Em um museu, ele testemunha um segurança (John Travolta) demitido fazendo vários reféns e consegue com que o homem lhe dê uma matéria exclusiva, prometendo em troca comover a opinião pública com a triste história do guarda desempregado.

    O Âncora - A Lenda de Ron Burgundy (2004) Comédia passada na década de 1970 na qual Will Ferrell interpreta Ron Burgundy, um dos mais famosos âncoras de telejornais de San Diego, que passa a disputar seu lugar com uma concorrente, Veronica (Christina Applegate).

    Uma Manhã Gloriosa (2010) No estilo comédia de telejornal, Rachel McAdams vive uma produtora de televisão que precisa aumentar a audiência de um noticiário. Para isso, ela precisa convencer o âncora Mike Pomeroy (Harrison Ford) a apresentar matérias de moda e amenidades ao lado de uma ex-miss Arizona (Diane Keaton). Leia a crítica!

    O Preço de uma Verdade (2003) Cinebiografia sobre o jornalista Stephen Glass (Hayden Christensen), um homem cuja carreira cresceu na redação de um jornal até descobrirem que grande parte dos seus textos foi inventada ou copiada.

    Nos Bastidores da Notícia (1987) Nesta comédia romântica situada nos bastidores de um telejornal, acompanhamos a relação de três personagens: a produtora do programa Jane Craig (Holly Hunter), o novo talento da emissora Tom Grunick (William Hurt) e do competente Aaron Altman (Albert Brooks).

    Como Perder um Homem em 10 Dias (2003) Co-estrelado por Kate Hudson e Matthew McConaughey, a comédia romântica mostra uma jornalista e um publicitário em conflito. Enquanto ele deseja conquistá-la em 10 dias, ela está fazendo uma matéria de como perder um homem em 10 dias.

    NewsRadio (1995-1999) Ao longo de cinco temporadas transmitidas pela NBC, a série de comédia mostra o dia a dia de uma rádio de Nova York, apresentando seus âncoras egocêntricos e repórteres incompetentes.

    Uma Repórter em Apuros (2016) O título e a foto juntos fazem parecer que o filme é um drama de guerra, mas o longa também mescla comédia na história estrelada por Tina Fey. A atriz vive uma jornalista norte-americana que aceita ser correspondente da emissora no Afeganistão, um local com costumes diferentes e perigos constantes.

    As Aventuras de Agamenon, o Repórter (2011) Comédia brasileira repleta de absurdos que gira em torno do personagem Agamenon Mendes Pedreira (Hubert/Marcelo Adnet), um repórter que passou por muitos apuros para se tornar mundialmente conhecido, que já entrevistou pessoas ilustres, como Osama Bin Laden, Gandhi, Albert Einstein e Freud. Leia a crítica!

    Just Shoot Me (1997-2003) Também da NBC, esta série apresenta Laura San Giacomo no papel de Maya Gallo, uma jornalista com temperamento forte que não consegue arrumar trabalho em um telejornal após ser demitida, sendo obrigada a trabalhar na revista de moda que é de seu pai (George Segal).

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top