Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Marielle: Documentário assume tom jornalístico e remonta assassinato sem ignorar a relevância social (Primeiras Impressões)
    Por Ygor Palopoli — 13/03/2020 às 19:00
    facebook Tweet

    A primeira e a última vez.

    Marielle Franco era uma pessoa. Uma mulher negra, periférica, que saiu da pobreza e conseguiu tornar-se vereadora no Rio de Janeiro para a Legislatura 2017/2020 durante as eleições municipais de 2016. Por outro lado, Marielle possuía ideais, lutas, convicções e posicionamentos — e foi silenciada por isso. Em sua mais recente série documental, lançada em TV aberta nesta quinta-feira (12) e continuada diretamente no Globoplay, a intenção não é alcançar didatismo ou tentar resolver o assassinato. Muito pelo contrário.

    O que chama atenção já nos primeiros minutos de Marielle - O Documentário é a forma como a equipe de Jornalismo Globo, sob direção de Caio Cavechini, um dos principais documentaristas e jornalistas da emissora, consegue encontrar maneiras diferentes de não acabarem caindo em algumas das estratégias tradicionais de se fazer uma obra documental.

    Para isso, usa-se o interessante recurso de retratar em tela as principais conversas no Whatsapp da vereadora e de seu motorista, Anderson, intercaladas aos depoimentos dados pelos familiares. A abertura do primeiro episódio, por exemplo, mostra o diálogo entre Anderson e sua esposa através de um áudio enviado por ele apenas alguns minutos antes de sua morte. 

    Claramente separados em atos, os primeiros episódios do documentário acabam dando um tom às vezes melancólico, com longos planos tendo como fundo musical notas de acordeón e violino. A melancolia, no entanto, não chega a ser um problema, visto que os entrevistadores mostram uma experiência e um jogo de cintura completamente diferenciais para a confortabilidade de entrevistados como os pais, a viúva e a ex-assessora de Marielle. 

    Anderson Gomes e Marielle Francos, assassinados em 14 de março de 2018.

    Em uma cena, por exemplo, a tristeza da mãe de Marielle rapidamente dá lugar à divertida interação dela com o marido. No trecho em questão, ela ordena para que ele ponha uma camisa mais "apresentável" pois está prestes a aparecer na TV. Em uma edição competente, que lembra bastante a narrativa do Profissão Repórter — porém com tom mais sóbrio —, também dirigida por Cavechini, os momentos naturais aparecem como um ótimo respiro em meio ao caso. 

    Deixando claro desde o início que não agiria como uma espécie de documentário investigativo, a série busca muito mais mostrar desde os pequenos detalhes da investigação até as maiores polêmicas de novo. Os dois primeiros episódios são dedicados a falar sobre a adolescência e o início da fase adulta de Marielle, narrando seu início como líder política e sua ascensão em um cenário periférico, também usando algumas imagens de arquivo de seu primeiro comercial gravado para a TV. 

    Embora em um primeiro momento seja difícil entender a intenção primária da série, tudo vai ficando claro conforme os episódios vão passando: a vida de Marielle já é suficiente para explicar por que o seu assassinato ainda não solucionada fala tanto a respeito do Brasil. Seguindo as lições de Eduardo Coutinho, um bom documentário é aquele que passa sua mensagem sem nunca precisar dizê-la. 

    Mais real do que qualquer ficção, porém mais cheia de reviravoltas do que qualquer novela, o Caso Marielle não tem a mesma importância se não soubermos a respeito da sua vida. E sua vida não tem o mesmo significado se não entendermos como ela tão abruptamente terminou. Justamente por isso, os episódios iniciais possuem tanta serventia para construir o inesperado fôlego que a série ganha quando a repercussão do caso começa a ser debatida.

    Por mais que nem sempre faça um equilíbrio tão bem medido entre o documental e o cinematográfico, Marielle - O Documentário cumpre bem o seu papel em falar sobre o atual cenário sociopolítico brasileiro e sobre as lutas de uma mulher negra, periférica, LGBTQ+ e independente para conquistar um espaço tão importante. E posteriormente acabar sendo silenciada por tocar nas feridas que incomodavam pessoas poderosas. 

    Termino falando de uma das cenas mais emblemáticas do documentário, que acontece justamente no primeiro episódio, onde Marielle aparece discursando em um plenário lotado de homens engravatados, sofre deles diversos protestos e ataques, e os responde usando a melhor arma que possuía em mãos naquele momento: o processo democrático que a fez chegar até ali. Naquele dia 8 de março de 2018, este seria seu último discurso feito na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. E em suas últimas palavras proferidas ali, ela, sem querer, foi capaz de resumir o documentário com apenas um pronunciamento, feito em meio a tantas vaias de políticos que não aceitavam sua posição de poder: 

    "Não serei interrompida, não aturo o interrompimento dos vereadores desta casa. Não aturarei de um cidadão que vem aqui e não sabe ouvir a posição de uma mulher eleita presidente da Comissão da Mulher nesta casa. Sabemos que, infelizmente, estes casos não serão a última e nem a primeira vez". 

    Menos de uma semana após o pronunciamento, Marielle foi assassinada com dois tiros na cabeça e um no pescoço, em um caso até hoje não solucionado. Não foi a última e nem a primeira vez.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • FSociety
      Grandes bost* por isso não gosto de produções nacionais, o povo só sabe falar de coisa insignificante.
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Séries mais esperadas
    Love, Victor
    1
    Love, Victor
    Elenco: Michael Cimino (II), Ana Ortiz, Nick Robinson
    Comédia, Drama
    Estreia
    19 de junho de 2020 em Hulu
    Todos os vídeos
    Reality Z
    2
    Reality Z
    Elenco: Sabrina Sato, Guilherme Weber, Emílio de Mello
    Comédia, Terror
    Estreia
    10 de junho de 2020 em Netflix
    Perry Mason (2020)
    3
    Perry Mason (2020)
    Elenco: Matthew Rhys, John Lithgow, Juliet Rylance
    Drama, Crime
    Estreia
    21 de junho de 2020 em HBO
    Todos os vídeos
    Adventure Time: Distant Lands
    4
    Adventure Time: Distant Lands
    Elenco: Jeremy Shada, John DiMaggio, Hynden Walch
    Aventura, Animação
    Estreia
    25 de junho de 2020 em HBO Max
    Novas séries mais esperadas
    Últimas notícias de séries
    Control Z: 5 curiosidades sobre Zión Moreno
    NOTÍCIAS - Personalidades
    sexta-feira, 29 de maio de 2020
    Control Z: 5 curiosidades sobre Zión Moreno
    Crítica: Em Defesa de Jacob, da AppleTV+, se apoia no mistério e no peso da dúvida
    NOTÍCIAS - Produção
    sexta-feira, 29 de maio de 2020
    Crítica: Em Defesa de Jacob, da AppleTV+, se apoia no mistério e no peso da dúvida
    The 100: Série ganha novas imagens da 7ª temporada
    NOTÍCIAS - Produção
    sexta-feira, 29 de maio de 2020
    The 100: Série ganha novas imagens da 7ª temporada
    13 Reasons Why: Hannah Baker deve aparecer na 4ª temporada?
    NOTÍCIAS - Visto na web
    sexta-feira, 29 de maio de 2020
    13 Reasons Why: Hannah Baker deve aparecer na 4ª temporada?
    Expresso do Amanhã: De onde você conhece Daveed Diggs?
    NOTÍCIAS - Personalidades
    sexta-feira, 29 de maio de 2020
    Expresso do Amanhã: De onde você conhece Daveed Diggs?
    Control Z: Netflix renova série para a 2ª temporada
    NOTÍCIAS - Negócios
    sexta-feira, 29 de maio de 2020
    Control Z: Netflix renova série para a 2ª temporada
    Notícias de séries
    Top séries
    The 100
    1
    Direção: Jason Rothenberg
    Elenco: Eliza Taylor, Paige Turco, Bob Morley
    Aventura, Drama
    The Walking Dead
    2
    The Walking Dead
    Direção: Scott M. Gimple, Glen Mazzara, Robert Kirkman
    Elenco: Norman Reedus, Norman Reedus, Danai Gurira
    Drama, Terror
    Outlander
    3
    Direção: Ronald D. Moore
    Elenco: Caitriona Balfe, Sam Heughan, Sophie Skelton
    Fantasia, Histórico
    Blindspot
    4
    Direção: Martin Gero
    Elenco: Jaimie Alexander, Sullivan Stapleton, Rob Brown
    Drama, Suspense
    Séries mais consultadas
    Back to Top