Minha conta
    Conheça a trajetória de Rita Moreno: De Anita em Amor, Sublime Amor a Lydia em One Day at a Time

    Adorada por uma nova geração como a avó da família Alvarez, desde 1977 a atriz é uma das poucas artistas a possuírem um EGOT.

    JC Olivera/Getty Images

    Dona de uma carreira de peso, Rita Moreno já se tornou um ícone da indústria cinematográfica e teatral. Especialmente quanto se trata da comunidade latina, para qual ela abriu muitas portas com suas conquistas. Porém, uma nova geração acaba de conhecê-la como Lydia, a avó da família Alvarez em One Day At a Time.

    Com a estreia da terceira temporada da série nesta sexta (09/02), o AdoroCinema preparou uma retrospectiva da carreira da atriz, seja para quem deseja relembrar a trajetória da estrela que despontou em Hollywood com sua performance em Amor, Sublime Amor, seja para quem está a conhecendo só agora.

    Nascida em Humacau, em Porto Rico, em 1931, Moreno se mudou para os EUA quando criança e se dedicou a estudar dança desde cedo. Aos 13 anos de idade, ela fez sua primeira aparição na Broadway, na peça Skydrift. Em 1949, um caça talentos a apresentou a Louis B. Mayer, que a assinou com a Metro-Goldwyn-Mayer. Tal contrato lhe rendeu pequenos papéis em filmes como Cantando na ChuvaO Machado Sangrento e O Rei e Eu.

    Seu sucesso só viria anos mais tarde, porém, quando em 1961 ela foi escalada para interpretar Anita em Amor, Sublime Amor, a releitura musical de Romeu e Julieta sobre duas gangues inimigas de Nova York. Sua performance de "America" ficou imortalizada como um dos grandes momentos do cinema e o papel lhe rendeu um Globo de Ouro e um Oscar — tornando-a a primeira mulher de origem hispânica a vencer um dos homenzinhos dourados.

    A atriz pôde mostrar seus talentos em diversas obras, e com muitas estrelas, dali para frente. Como na comédia dramática Popi, ao lado de Alan Arkin, e no drama criminal A Noite do Dia Seguinte, ao lado de Marlon Brando, com quem ela chegou a namorar durante 8 anos. Moreno também manteve uma carreira frutífera no teatro, ganhando um Tony de melhor atriz coadjuvante em 1975 por interpretar Googie Gomez em The Ritz. Papel que ela reprizou na adaptação para o cinema no ano seguinte.

    Moreno também fez parte das infâncias de muitas crianças americanas, interpretando três personagens na série infantil The Electric Company, que focava em ensinar o público a ler. O álbum musical da série ainda lhe rendeu um Grammy em 1972, a colocando rapidamente no caminho para ser dona de um EGOT, as maiores honrarias de Hollywood. Ela completou os quatro prêmios (Emmy, Grammy, Oscar e Tony) em 1977, quando ganhou um Emmy por sua participação em Os Muppets. Além disso, ela possui a Medalha Presidencial da Liberdade, entregue pelo Presidente George W. Bush em 2004, a Medalha Nacional das Artes, entregue pelo Presidente Barack Obama em 2009, uma estrela na calçada da fama e o Life Achievement Award do SAG.

    Nunca parando de trabalhar, sua lista de conquistas é enorme. Ela ganhou seu segundo Emmy por sua participação em Arquivo Confidencial, foi responsável por dar voz a Carmen Sandiego na série animada Em que Lugar da Terra Está Carmen Sandiego?, entregou uma elogiada performance em Oz e ainda fez aparições através dos anos em séries como The Cosby Show, The NannyUgly Betty e Jane The Virgin.

    Desde 2017 no papel da fabulosa Lydia Riera em One Day At a Time, sua única exigência para aceitar o papel foi que sua personagem, mesmo sendo mais velha, fosse uma pessoa com sexualidade. Sua longa carreira foi parte da construção de como a mulher latino-americana é vista na mídia e, aos 87 anos de idade, Rita Moreno permanece escolhendo papéis influentes e falando abertamente sobre sua comunidade em Hollywood.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top