Minha conta
    Democracia em Vertigem: Documentário entra para lista de melhores filmes de 2019 pelo New York Times

    Dirigido por Petra Costa, obra também está entre os pré-selecionados ao Oscar 2020.

    Em tempos de retrocesso nas políticas de fomento ao audiovisual, o cinema brasileiro parece estar mais em alta do que nunca. Depois do reconhecimento mundial de Bacurau e A Vida Invisível, agora foi a vez de Democracia em Vertigem fazer bonito. O documentário de Petra Costa entrou para a renomada lista de melhores filmes do ano do jornal New York Times.

    "Estes títulos provam que, embora os argumentos sobre o streaming sejam raivosos, a forma artística está mais saudável do que nunca", diz o artigo assinado por A.O. Scott and Manohla Dargis.

    Dentre as 10 produções escolhidas, Democracia aparece em oitavo, à frente de Atlantique, de Mati Diop, e Era uma Vez em... Hollywood, de Quentin Tarantino. "Este documentário angustiante, uma análise cuidadosa dos eventos que levaram à eleição de Jair Bolsonaro, presidente populista do Brasil, é o filme mais assustador do ano", completa o texto.

    Outras obras na lista são: Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig; História de um Casamento, de Noah Baumbach; O Irlandês, de Martin Scorsese; e o vencedor da Palma de Ouro em Cannes, Parasita, de Bong Joon-Ho.

    O primeiro lugar ficou com o documentário Honeyland, de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov, representante da Macedônia na disputa por uma indicação ao Oscar 2020 na categoria de filme estrangeiro. 

    E, falando em Oscar, é válido lembrar que Democracia em Vertigem também está entre os pré-selecionados, mas a briga é na categoria de melhor documentário. 

    No dia 15 de dezembro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelará uma lista prévia de 15 títulos que poderão receber uma indicação ao prêmio de melhor documentário. Os nomes dos 5 finalistas serão revelados somente no dia 13 de janeiro de 2020, junto com todos os outros indicados ao Oscar 2020.

    Democracia em Vertigem está disponível no catálogo da Netflix.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top