Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Democracia em Vertigem
     Democracia em Vertigem
    19 de junho de 2019 na Netflix / 2h 02min / Documentário
    Direção: Petra Costa
    Elenco: Petra Costa
    Nacionalidade Brasil
    Ver o trailer
    Imprensa
    4,2 11 críticas
    Usuários
    2,9 580 notas e 206 críticas
    Adorocinema
    3,5
    notar :
    0.5
    1
    1.5
    2
    2.5
    3
    3.5
    4
    4.5
    5
    Vou ver

    Sinopse e detalhes

    Não recomendado para menores de 12 anos
    Documentário sobre o processo de impeachment da ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que foi considerado como um dos reflexos da polarização política e da ascensão da extrema-direita para o poder. O filme conta com imagens internas e exclusivas dos bastidores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do Palácio da Alvorada, enquanto ocorria a votação para a queda de Dilma.
    Distribuidor Netflix
    Ver detalhes técnicos
    Ano de produção 2018
    Tipo de filme longa-metragem
    Curiosidades -
    Orçamento -
    Idiomas Inglês, Português
    Formato de produção -
    Cor Colorido
    Formato de áudio -
    Formato de projeção -
    Número Visa -

    Assista ao filme

    Críticas AdoroCinema

    3,5
    Bom
    Democracia em Vertigem

    Um grande desacordo nacional

    por Bruno Carmelo
    Inicialmente, é importante fazer uma precisão a respeito desse documentário: considerado desde seu anúncio como "um filme sobre o impeachment da Dilma", Democracia em Vertigem possui ambições muito mais abrangentes do que documentar a queda da presidenta. Dilma Rousseff sequer constitui o foco central do filme, cujo verdadeiro protagonista é Lula, visto tanto na cena de abertura quanto na conclusão. O ex-presidente é retratado desde os primeiros passos políticos como metalúrgico no ABC paulista até a prisão em consequência da Lava Jato. Lula torna-se o símbolo da ascensão da classe trabalhadora ao poder, e também a comprovação dos limites da política conciliatória no cenário político nacional. Embora cite Dilma Rousseff, Aécio Neves, Jair Bolsonaro, Gilmar Mendes, Eduardo Cunha e até Juscelino Kubitschek, o projeto encontra seu motor narrativo na figura de Lula. O filme jamais demonst...
    Ler a crítica

    Trailer

    Democracia em Vertigem Trailer 2:14
    Democracia em Vertigem Trailer
    8 478 visualizações
    Pela web

    Elenco

    Petra Costa
    Personagem : Narradora / Ela mesma
    Ficha completa

    Comentários do leitor

    Jonas Furtado Bittencourt
    Jonas Furtado Bittencourt

    Segui-los 1237 seguidores Ler as 546 críticas deles

    4,0
    Enviada em 18 de novembro de 2019
    Parte narrativa linear dos principais acontecimentos na política brasileira nos últimos anos, parte retrato pessoal das desilusões e indignações da documentarista Petra Costa, Democracia em Vertigem pode ser uma obra fácil de se criticar pela sua assumida parcialidade. Mas é também uma difícil de ignorar pela sinceridade e articulação com que apresenta seus pontos. Podia ter sido mais plural? Podia. Mas talvez a própria natureza do ...
    Leia Mais
    Delcio M.
    Delcio M.

    Segui-los Ler a crítica deles

    0,5
    Enviada em 25 de junho de 2019
    Documentário mentira, não consta como realmente foram os fatos, e sim como gostariam que os tontos achem que foi.
    Pedro Henrique A
    Pedro Henrique A

    Segui-los 1 seguidor Ler a crítica deles

    0,5
    Enviada em 24 de junho de 2019
    Tenho até vergonha de ter visto esse documentário. Não tem argumento nenhum nesse documentário, só fica vitimizando essa cambada de corruptos do PT, culpando Temer pelas desgraças, chega ser revoltante.
    Lindomar L.
    Lindomar L.

    Segui-los 1 seguidor Ler a crítica deles

    0,5
    Enviada em 29 de junho de 2019
    Prepare 1 litro de tubaina e o pão com mortadela se vc for petista. Caso contrário não assista .Absuluta perda de tempo sem contar a choradeira da comunista de iphone que chega a causar nauseas, simplismente ridículo.
    206 Comentários do leitor

    Fotos

    Últimas notícias

    Netflix: Catálogo, planos e é possível ter grátis?
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    quarta-feira, 29 de abril de 2020
    Petra Costa está realizando novo documentário sobre quarentena
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    quarta-feira, 15 de abril de 2020
    A diretora do premiado Democracia em Vertigem pediu relatos em suas redes sociais.
    Oscar 2020: Brasil perde categoria de Melhor Documentário
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    domingo, 9 de fevereiro de 2020
    Indústria Americana leva estatueta para casa.
    29 Notícias e Matérias Especiais

    Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...

    Mais filmes similares

    Comentários

    • D.
      problema não é ser emocional, e sim ser mentiroso e defender bandidos.REALISMO? pelo jeito você caiu nas fake news que haddad fez. kkkkkkPor que a Petra não faz um filme de como ela e a família dela roubaram o Brasil???
    • D.
      REALISMO? pelo jeito você caiu nas fake news que haddad fez. kkkkkke você irá ajudar o haddad pagar a multa que ele tomou por impulsionar fake news?Por que a Petra não faz um filme de como ela e a família dela roubaram o Brasil???Petra Costa andrade gutierrez, diretora do filme Democracia em Vertigem. Petra é uma milionária comunista, herdeira da mega construtora Andrade gutierrez, uma das empresas que roubou Bilhões do povo Brasileiro, pegas na Operação Lava jato. O filme é uma tentativa desesperada de inverter o que de fato aconteceu no Brasil nas condenações dos maiores esquemas de corrupção da história do mundo, cometidos pelo ex presidente e atual condenado em mais de uma instância, Lula, e também recém condenada Dilma, que não conseguiu se eleger nem para senadora, e diz que sofreu golpe ¬¬, mesmo com milhões de pessoas as ruas contra ela e votação na câmara, tudo dentro da lei (que não foi mostrado no filme fictício dessa mentirosa Petra) Um tapa na cara quem comemorou com a pequena vitória contra a corrupção do Brasil pela Operação Lava Jato. O filme de Petra na verdade é uma tentativa de fortalecer e trazer de volta a impunidade soberana no Brasil, e ainda por cima a mesma da entrevistas chamando o Brasil de ditadura, e diz que os evangélicos mata negros e que a Amazônia esta sendo destruída pelo governo. isso prejudica o Brasil economicamente e o prejudicado vai ser você que esta comemorando.
    • D.
      Por que a Petra não faz um filme de como ela e a família dela roubaram o Brasil????Petra Costa andrade gutierrez, diretora do filme Democracia em Vertigem. Petra é uma milionária comunista, herdeira da mega construtora Andrade gutierrez, uma das empresas que roubou Bilhões do povo Brasileiro, pegas na Operação Lava jato. O filme é uma tentativa desesperada de inverter o que de fato aconteceu no Brasil nas condenações dos maiores esquemas de corrupção da história do mundo, cometidos pelo ex presidente e atual condenado em mais de uma instância, Lula, e também recém condenada Dilma, que não conseguiu se eleger nem para senadora, e diz que sofreu golpe ¬¬, mesmo com milhões de pessoas as ruas contra ela e votação na câmara, tudo dentro da lei (que não foi mostrado no filme fictício dessa mentirosa Petra) Um tapa na cara quem comemorou com a pequena vitória contra a corrupção do Brasil pela Operação Lava Jato. O filme de Petra na verdade é uma tentativa de fortalecer e trazer de volta a impunidade soberana no Brasil, e ainda por cima a mesma da entrevistas chamando o Brasil de ditadura, e diz que os evangélicos mata negros e que a Amazônia esta sendo destruída pelo governo. isso prejudica o Brasil economicamente e o prejudicado vai ser você que esta comemorando.
    • Thanksmilla
      vou ficar torcendo pelo Oscar. Os BolsoMinios piram.
    • Andries Viljoen
      O conflito caseiro ganha outra camada histórica quando uma certa pureza da utopia dos militantes é detonada com a lama da “real politik” do Brasil e o envolvimento dos Partidos Políticos (seja de direita e/ou esquerda) em escândalos que prejudicam o lado mais fraco dessa trama - o povo.Nos documentários, a vida real ou o jornalismo se encarregam de dar sequência dos erros que prejudicam a nação brasileira.
    • Fernando 11:11
      Tudo bem que tem a visão da ideologia dela mas mentir no próprio documentário já o desqualifica como documentário. Adulterar fotos como as armas dos comunistas e a foto de marketing do filme já é uma grande mentira
    • Fernando 11:11
      Será que a patricinha que fez um documentário Fala lá na gringa que ela é herdeira bilionária de uma das empreiteiras envolvidas em apenas um dos muitos escândalos da era PT? A democracia realmente está em vertigem qdo vc vê uma elitezinha acostumada a era PT como jornalistas que deram a nota 4.2 enquanto usuários comuns repudiam este ''documentário planfetário!
    • Daniel N.
      Um triste retrato da recente e imatura democracia brasileira: cheia de jeitinhos, de detalhes escusos que não são contados para nós. É uma visão triste de uma petista sobre um pt esfarelado. Possui defesas e uma ode a Lula, mas é um ponto de vista e não um filme de história para alunos.
    • Werbet Lucas
      O Filme é tão tendencioso que no meio eles coloca um áudio vazado do Michel Temer e outras pessoas como Aécio que eles dizem ser a prova de um coluio para derrubar Dilma, mas o áudio é tão ruim a qualidade que NÃO DA NEM PARA OUVIR!!! e eles ainda colocam legenda em INGLÊS em um documentário feito para BRASILEIROS, que é para nós não entendermos absolutamente nada, apenas ficar sendo levado a uma ideia de que Lula e Dilma são vítimas com base em melodia e o medo da Ditadura e perseguição as minorias.
    • Werbet Lucas
      Eu esperava ficar convencido que foi um golpe a derrubada de Dilma. Mas não, o filme não da nenhum motivo para convencer.Começa pelo tom de voz da mulher e as músicas que ambientam um tema de vitimismo que discorre sobre tudo o que foi exposto, começando pela ditadura militar até o governo atual de Bolsonaro. Não esconde nem um pouco o posicionamento político quando a todo momento cenas dos crimes militares, da pobreza extrema e da perseguição contra minorias vem sendo exibido para fazer o ouvinte começar a se cativar pela mensagem a esquerda sempre lutou contra isso.Segundo o filme, Dima sofreu o Impeacheman por que perdeu o apoio do PMDB na casa e por causa da Imprensa que exibia em capas de revista, jornais etc. os vazamentos do Moro e ponto. O filme da um enfase pequeno na péssima gestão econômica da Dilma.Então ... quem quiser contaminar a cabeça com pensamentos de eleitor petista, esse é o filme.
    • Senhor Ivan
      É um documentário que nos proporciona boa parte da turbulenta gestão de gente que já estava a um bom tempo no poder.Um trabalho de respeito de Petra Costa.Acompanhou passo a passo algumas das importantes figuras do mensalão,caixa dois,Impeachment...E realizou um trabalho de construção de imagens,arquivos importantes e transformou o documentário em um importante documento nacional.>Assistido em 09 de Janeiro de 2020-Dou nota 7/10
    • Eliézer Deáliga Farias
      Fiquei impressionado com o realismo.
    • djwhites
      Assisti recentemente pra um trabalho de escola....já esperava que seria um doc totalmente imparcial e a favor dos bandidos do PT e do Lula....mas não imaginava que seria tanto assim..... simplesmente vergonhoso.....nem a mãe do Lula teria coragem de fazer um negócio desse..... Porém a pior coisa desse doc é narração.....meu deus.....quem foi a débil mental que narrou isso.....uma voz chorosa e enfadonha......ouvir aquela voz por quase 2h foi uma verdadeira tortura...... só não dou nota zero pq o doc tem algumas cenas de bastidores inéditas mas de resto pode amassar tudo e jogar na lata do lixo......nota 1/10.......
    • Jonatas B
      Curioso as pessoas se utilizando de subjetividade e emoção para criticar um documentário assumidamente subjetivo e emocional.
    • Andries Viljoen
      Cada um tem direito a uma interpretação! Ninguém é senhor da verdade, além do Criador!!!O que importa de verdade é agir com as outras pessoas com BOM SENSO, RESPEITO E EDUCAÇÃO.
    • Daniel Nascimento
      Desculpa, mas não tem nada de sério nesse canal. É bem produzido, mas a qualidade para por aí... fontes não são fornecidas, muita falácia e extremamente conspiracionista. Sorry.
    • H31TOR
      mostra a visão interna com detalhes e cronologia...
    • Thiago Soares Mota
      - 202º filme de 2.019 - Visto em 30/06 (o 15º filme na Netflix)...- Vou repetir algumas coisas da minha resenha do documentário O Processo (2.017, o 131º filme de 2.019, visto no dia 28/04)! !Independente do seu posicionamento político, a ex presidente Dilma Rousseff sofreu o maior golpe político da recente história democrática do Brasil! Isso é um fato e só não vê quem não quer! Pode-se alegar que ela era incompetente e cometia alguns deslizes em seus discursos (alguns bem engraçados, diga-se de passagem), mas ela não cometeu o crime da qual foi acusada! O próprio ex presidente Lula admite que a reeleição da Dilma foi o maior erro político da carreira dele! Alguns acusam esse documentário de ser parcial, mas creio que a diretora quis mostrar que, independente da defesa que se fizesse dela, ela já estava condenada! Ao se recusar a vender a concessão do pré sal e defender o Eduardo Cunha, ela assinou a própria sentença de morte! Aliás, é só no Brasil que um crápula como o Eduardo Cunha conduz um processo como esse, um crápula como o Antonio Anastasia preside uma comissão do Senado, um crápula como o Cheirécio Neves acusa e um crápula como o Michel Temer se beneficia! Ver os deputados votando a favor em nome de torturadores, em nome do Pastor Waldomiro, dizendo tchau querida deveria ser motivo para perda de mandato! Será que isso acontece em países como Dinamarca, Noruega e Suécia? A Janaína Paschoal deveria ser presa pelo discurso que fez no Senado e proibida de exercer a nobre profissão de professora! Esse é um que documentário deveria ser exibido em escola, pois é uma aula de como funciona a politicagem barata nesse país! Apesar de algumas semelhanças com o excelente documentário citado acima, este é um pouco mais abrangente, pois vai desde o começo da carreira política do ex presidente Lula, até a eleição do Jair Bolsonaro! Não é um documentário parcial, como acusam alguns cegos pela momento que divide os eleitores do Lula e os eleitores do Bolsonaro, mas sim um retrato fiel do momento conturbado em que vivemos ao apresentar os fatos que levaram a esse momento com provas! Pra quem acha que esse excelente documentário é um mero veículo de propaganda, assista, e você vai ver que a diretora não se omitiu de criticar o partido que ela ajudou a colocar do poder, e que se perdeu em meio a negociatas sem a qual é impossível governar essa grande nação! E sem uma reforma política ampla e irrestrita e um sistema jurídico que puna os corruptos, sem exceção, acabando com o foro privilegiado, não adianta só trocar os nomes! Continuaremos vítimas de políticos corruptos que se perpetuam no poder, protegidos por um Poder Judiciário muito mais caro, corruptível, corrupto, ineficaz e ineficiente do que os Poderes Executivo e Legislativo! É claro que você não acredita que o Gilmar Mendes manda arquivar um processo contra o cheirador e espancador de mulheres tucanos de graça, né? Em tempo, ver os deputados e senadores do câncer chamado banca evangélica em oração horas antes da votação do processo de impeachment dá vontade de vomitar e vergonha de ser brasileiro! Documentário muito elogiado e aclamado no Festival de Cinema de Sundance, além de estar na lista dos melhores filmes do ano do jornal NY Times, tem grande chances de estar no Oscar/2.020! Fica a torcida! Recomendo...- Nota: 9,5/10 (excelente)...
    • Ricardo L
      Panfletário. Feito sob encomenda de algum comitê soviete que sobreviveu à Queda do Muro de Berlim.
    • Ari A
      Você vê documentário e deixa claro o sistema corrompido que sempre existiu. Nos parece que o grande capital deixou o Lula ganhar em 2002 por baixar a guarda, e ser mais um pró mercado, que manteve as mesmas ferramentas corruptas dos outros governos. Na contra mão, elegeu a Dilma, que diferente do Lula, nunca aceitou tal situação. Lula vai ficar para história como o presidente que mais fez pelos pobres e classe média, isso é inquestionável.Sobre o golpe 2016, foi um grande golpe, também inquestionável.Nesse momento, o pior aconteceu, com as redes sociais, as torcidas de clube de futebol subiram para a esfera política. Todos agora possuem um lado, muito triste, pois na verdade, 95% da população esta no mesmo barco e sem perspectiva.
    Mostrar comentários
    Back to Top