Minha conta
    Oscar 2019: Roma e A Favorita são os líderes de indicações

    Cada um com 10 indicações!

    Foi dada a largada! Após meses de burburinho e palpites, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas enfim revelou os indicados ao prêmio máximo do cinema mundial. E o Oscar 2019 já nasce com dois líderes: Roma e A Favorita, cada um com 10 indicações, mas não necessariamente presentes em 10 categorias.

    Tal particularidade acontece com A Favorita, que recebeu duas indicações na categoria de melhor atriz coadjuvante, para as já premiadas Emma Stone - melhor atriz por La La Land - e Rachel Weisz - melhor atriz coadjuvante por O Jardineiro Fiel. A dupla disputa a cobiçada estatueta dourada com Marina de Tavira (Roma), Amy Adams (Vice) e a favorita Regina King (Se a Rua Beale Falasse).

    Tanto A Favorita quanto Roma estarão em disputa nas categorias de melhor filme, direção, atriz, atriz coadjuvante, roteiro original, fotografia e direção de arte. A diferença entre eles é que Roma foi indicado como melhor filme estrangeiro, edição de som e mixagem de som, enquanto A Favorita foi nomeado nas categorias de melhor figurino e edição.

    Quem aparece logo a seguir no ranking de indicações no Oscar deste ano é mais uma dupla, Nasce uma Estrela e Vice, cada um com oito indicações - e ambos concorrendo a melhor filme. Se Bradley Cooper foi esnobado como melhor diretor, ele conquistou sua quarta indicação ao Oscar de melhor ator - as demais foram por O Lado Bom da VidaSniper Americano e Trapaça. Já "cantriz" Lady Gaga recebeu duas indicações, melhor atriz e melhor canção original ("Shallow"), enquanto Sam Elliott foi lembrado como ator coadjuvante.

    Do elenco de Vice, quem conquistou indicações foi o protagonista Christian Bale, que agradeu ao satã após ganhar o Globo de Ouro de melhor ator em comédia/musical, Amy Adams como atriz coadjuvante - em sua sexta indicação ao Oscar! - e Sam Rockwell, premiado no ano passado nesta mesma categoria por Três Anúncios para um Crime. Em busca da dobradinha no Oscar, ele agora interpreta o ex-presidente George W. Bush.

    Algo que chama a atenção na lista deste ano é a presença de vários filmes estrangeiros fora da categoria destinada aos longas feitos em língua não-inlglesa. Além do mexicano Roma, líder de indicações, o polonês Guerra Fria recebeu três nomeações, o alemão Nunca Deixe de Lembrar marca presença em duas categorias, o japonês Mirai está como melhor filme de animação e o sueco Gräns abocanhou uma vaga de melhor maquiagem. Ou seja, esta é desde já uma das edições mais internacionais na história do Oscar - infelizmente, o Brasil ficou fora da festa.

    Outro ponto bastante relevante é a presença em peso dos filmes lançados diretamente em streaming. Se o favoritismo de Roma já era esperado, poucos acreditavam na força de A Balada de Buster Scruggs, que recebeu três indicações.

    A cerimônia do Oscar 2019 acontecerá em 24 de fevereiro e o AdoroCinema, é claro, já prepara uma cobertura especial para o evento. Fique ligado, pois estaremos ao vivo em nossas redes sociais - e também em Los Angeles - acompanhando tudo o que acontece na maior premiação do cinema mundial!

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top