Minha conta
    15 filmes para quem adorou Black Mirror

    Os perigos da tecnologia também estão no cinema.

    Desde que a terceira temporada de Black Mirror acabou, os fãs estão ansiosos por mais episódios. Como ficar sem aquelas tramas sombrias, mas tão próximas da realidade? Assistindo a alguns filmes, é claro! 

    Afinal, muitas histórias recentes no cinema abordam a maneira como as relações humanas são afetadas pela tecnologia e pela ciência. Uma boa ficção científica não precisa se passar no futuro, com monstros e lutas do bem contra o mal: um simples telefone celular pode servir para uma pessoa revelar o seu lado mais sombrio.

    Bom, ninguém disse que essa seria uma lista otimista, né? Mas ela tem os seus momentos fofos, a gente promete. Aqui vão 15 filmes para os fãs de Black Mirror:

    1. Ela (2013)

    Um homem se apaixona por um sistema operacional. Poderia ser ridículo, poderia parecer forçado, mas com a sensibilidade do diretor Spike Jonze, essa se torna uma das histórias de amor mais bonitas do cinema recente. Isso porque o solitário Theodore (Joaquin Phoenix) encontra na voz de Samantha (Scarlett Johansson) alguém que o aprecia, que ri e chora com ele... Mas os relacionamentos virtuais têm os seus limites, é claro. Prepare-se para as lágrimas no final.

    Assista ao trailer.

    2. Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004)

    Black Mirror trazia um episódio sobre a necessidade de um casal em registrar absolutamente tudo que acontecia na vida dos dois. O filme de Michel Gondry propõe o contrário: o esquecimento seletivo. É o fim do sofrimento após o fim de um namoro! Mas Joel (Jim Carrey) muda de ideia sobre o procedimento e tenta reverter o processo que está apagando todas as lembranças de sua ex-namorada, Clementine (Kate Winslet) da memória. 

    Assista ao trailer.

    3. Quando Te Conheci (2015)

    Manifestar sentimentos é um sinal de fraqueza? Não seria melhor privilegiar a razão? Num futuro próximo, um governo autoritário controla a sociedade, usando uma intervenção cirúrgica para proibir as emoções. Mas duas pessoas fogem ao sistema e se apaixonam: Nia (Kristen Stewart) e Silas (Nicholas Hoult), que se esforçam para passar despercebidos. Apesar de participar de festivais de cinema importantes, Quando Te Conheci foi lançado diretamente em DVD no Brasil.

    Assista ao trailer.

    4. Cubo (1997)

    Um grupo de desconhecidos acorda dentro de um cubo. Eles estão presos nesta estrutura gigantesca, que lembra os cubos mágicos, no qual cada cubo interno pode ser reordenado... Mas como foram parar lá? De que maneira podem escapar às ameaças em cada cômodo? No meio do caminho entre Black Mirror e Jogos Mortais, este filme assumidamente trash pensa de que modo a tecnologia pode ser usada para dar vazão à perversão humana.  

    Assista ao trailer.

    5. O Preço do Amanhã (2011)

    Este filme leva ao pé da letra a ideia de que "tempo é dinheiro". No futuro, o tempo é a moeda de troca em todas as relações, inclusive no trabalho. Quando o seu tempo acaba, você morre, enquanto os ricos podem viver para sempre, explorando o tempo alheio. Estrelado por Justin Timberlake e Amanda Seyfried, O Preço do Amanhã aborda ao mesmo tempo o medo da morte e as desigualdades sociais.

    Assista ao trailer.

    6. Gattaca - Experiência Genética (1997)

    O mesmo diretor de O Preço do Amanhã, Andrew Niccol, também criou essa história sobre uma sociedade em que todos os seres humanos são criados artificialmente, em laboratório, com características genéticas perfeitas. Mas Vincent Freeman (Ethan Hawke), concebido de modo natural, tenta disfarçar a sua "fraqueza" para viver na sociedade. O roteiro oferece um olhar à segregação social e ao modelo de perfeição racial que está, inclusive, nas raízes do pensamento nazista.

    Assista ao trailer.

    7. The Lobster (2015)

    Esta história parece se passar nos dias de hoje, mas ela apresenta uma sociedade diferente, na qual as pessoas são obrigadas a viver em casais. Quem estiver solteiro pode ser transformado num animal e liberado na natureza. A premissa é absurda, ousada e perfeita para explorar nossas inseguranças em relação ao amor e ao modelo tradicional imposto pela sociedade. Colin Farrell, Rachel Weisz, Léa Seydoux, Ben Whishaw e John C. Reilly são alguns dos atores deste filmaço, que infelizmente nunca foi lançado comercialmente no Brasil. Mas vale procurar em DVD e VoD!

    Assista ao trailer.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top