Minha conta
    Cine PE 2016: Competitiva de longas é encerrada com ‘western urbano’ cercado de expectativas

    Carla Camurati, que seria homenageada, não aparece, por problemas de saúde.

    Daniela Nader

    Depois do sucesso com os curtas-metragens que ficaram conhecidos como a “trilogia do esquecimento” – composta por Satori Uso, Booker Pittman (ambos indicados ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro) e Haruo Ohara (com quatro prêmios no Festival de Gramado) –, era grande a expectativa em torno da estreia de Rodrigo Grota no formato de longa-metragem. E o resultado é Leste Oeste, o último a entrar para a competitiva do Cine PE, exibido na noite desse sábado, no Cine São Luiz, em Recife.

    Divulgação

    O diretor (que também acumula as funções de roteirista e montador) apresentou a produção como um “western urbano de fantasmas”, “um misto de drama familiar com filme de aventura” ou ainda um “simples melodrama”, como ouviu de amigos para quem exibiu a obra previamente.

    Todo realizado por uma equipe da cidade de Londrina, no Paraná, onde mora, Leste Oeste conta a história de uma família desconstruída. Parte de um clã de pilotos automobilísticos, Ezequiel retorna à cidade natal depois de 15 anos, quando a morte do irmão, João, em um acidente, marcou a cisão entre os parentes. O reencontro acompanha a relação dele com o pai severo, Ângelo; Stela, um antigo affair; e principalmente com o sobrinho Pedro, um jovem de 16 anos que sonha em ser piloto de kart.

    “Eu estava interessado em investir em uma proposta narrativa, centrada na criação de personagens e diálogos”, explicou o realizador na coletiva de imprensa em Olinda. “Mas uma proposta narrativa que deixasse lacunas; apoiada em diálogos nem sempre realistas”, justificou ele, que declarou ter bebido do cinema norte-americano dos anos 1970 como fonte.

    Divulgação

    O resultado – ao custo de R$ 140 mil, um orçamento de curta metragem financiado por dois editais locais, segundo afirmou – é uma obra minimalista – centrada em poucos personagens, com apenas dois atores profissionais, Felipe Kannenberg (Ezequiel) e Simone Iliescu (Stela) –, com longas pausas entre os diálogos, recurso que beira o artificialismo. O filme se posicionou como um meio-termo entre o hermetismo que marcou o início da disputa dos longas (com Por Trás do Céu, O Prefeito e Guerra do Paraguay) e os títulos de apelo popular que se seguiram (As Aventuras do Pequeno Colombo e Danado de Bom).

    Lúcido a respeito das próprias intenções – e honesto com as limitações –, Grota ainda lembrou que “a gente [os realizadores brasileiros] não aborda o esporte no cinema nacional”. Leste Oeste é muito mais focado na fragmentação familiar do que na prática esportiva em si, no entanto.

    Homenagem cancelada.

    Daniela Nader

    A noite previa uma homenagem à carreira da atriz, diretora e produtora Carla Camurati, que não compareceu por motivos de saúde. “Ela informou que está com uma forte otite, que a impede de viajar de avião. A organização do festival lamenta a sua ausência e espera que a homenagem possa ser realizada em outra ocasião”, disse o comunicado oficial.

    O peso do sobrenome Rocha no cinema.

    Daniela Nader

    Entre os curtas em disputa local foram exibidos a ficção lírica Os Filmes que Moram em Mim (Caio Sales), uma homenagem pessoal ao cinema; e o convencional Diva (Luiz Rodrigues Jr.), sobre a relação personagem/ atriz.

    Já a mostra nacional foi aberta com o “metafísico” (palavra da diretora) Gramatyka, de Paloma Rocha (DF). “Antes eu achava que não havia problema em ser filha do Glauber [Rocha], depois eu fui vendo que existe um peso”, declarou a realizadora, depois de ver o seu projeto, descrito por ela como uma “imersão

    Divulgação

    de dimensão sensorial na dança”, recusado em alguns editais (Paloma o bancou, no fim das contas).

    Eduardo Souza (RJ) – mais conhecido como Zé José – trouxe Bola para Seu Danau, um documentário com tons de ficção em homenagem ao bairro de Bangu, no Rio de Janeiro, centrado na especulação de que não foi Charles Miller quem trouxe o futebol para o Brasil, mas sim um ilustre morador banguense, o escocês Thomas Donohoe – que virou “Seu Danau”, para aqueles que não conseguiam pronunciar o nome do gringo.

    O Cine PE será encerrado na noite deste domingo, quando serão conhecidos os vencedores da edição 2016 do festival, e vai contar com a exibição hors concours de Vidas Partidas, de Marcos Schechtman.

    Divulgação

    Pernambucanas:

    > Nas filmagens de Leste Oeste, durante as "500 milhas de Londrina", Rodrigo Grota se deparou com o governador do Paraná, Beto Richa, entre os competidores do evento. O político não ganhou a corrida.

    > O próximo longa de Grota será uma coprodução com a Argentina e o Uruguai, que tem o título provisório de Tango, Chuva e Silêncio. Inspirado na experiência de uma amiga, o roteiro conta a história de uma menina que descobre que existe uma garota na Argentina de mesmo nome, idade e profissão (atriz) que ela.

    *O AdoroCinema viajou a convite do Cine PE.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top