Minha conta
    Cine PE 2016: Humor e lirismo são a tônica da edição deste ano do festival, segundo curador

    Começa hoje!

    "O Cine PE celebra o cinema de forma plural, com produções que buscam uma identificação direta com o espectador, mas sem abrir mão dos filmes autorais”. Assim, o diretor do festival, Alfredo Bertini, define o escopo do evento ao AdoroCinema. Sendo um panorama tão amplo da cinematografia nacional, no entanto, será que se pode notar um recorte entre os títulos selecionados para este ano?

    De acordo com o curador da mostra competitiva de longas e curtas-metragens, Rodrigo Fonseca, a resposta é sim. Em comunicado à imprensa, ele afirma que “vários filmes, mesmo os documentais, estão buscando o lado lúdico e lírico da arte. O coletivo de filmes dessa edição espelha essa tendência, que tenho identificado nos filmes brasileiros desse ano em geral. Uma busca pela leveza do sonhar e pelo humor. Os curtas têm esse mesmo traço de valorização do riso, do sonhar e do imaginar”.

    Ao todo, a organização do Cine PE recebeu a inscrição de 575 filmes, sendo 501 curtas e 74 longas, tendo sido selecionados 18 e seis títulos, respectivamente, dos formatos.

    A premiação se completa com a competitiva de curtas pernambucanos, que visa a incentivar a produção local. A também realizadora do festival Sandra Bertini ficou responsável por essa seleção. “Tive o prazer de assistir a 31 curtas pernambucanos, nas diversas categorias. Surpreendeu-me observar o quão universal estão os projetos produzidos por estes jovens. Fala-se de ‘estiagem’, de ‘seca’, mas também se produz roteiros ricos na dramaturgia existencial dos personagens, nos conflitos sociais e políticos”.

    Confira aqui a programação das mostras competitivas da 20ª edição Cine PE, evento que começa nesta segunda-feira, no tradicional Cine São Luiz, e contará com a cobertura do AC até o encerramento, no próximo domingo, 8 de maio.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Cine PE divulga seleção oficial para 20ª edição
    Comentários
    Back to Top