Nascimento
14 de março de 1939
(Vitória da Conquista, Bahia, Brasil)
Morte
22 de agosto de 1981
aos 42 anos de idade
(Cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil)
19
anos de carreira
22
filmes e séries lançados
Biografia
- O nome Glauber foi uma homenagem de seus pais ao cientista alemão Johann Rudolf Glauber, que descobriu no século XVII o sulfato de sódio;- Chegou a cursar, durante pouco mais de um ano, o curso de Direito da Universidade Federal da Bahia;- Em 1958 era o responsável pela coluna policial do recém-formado Jornal da Bahia;- Chegou a realizar o curta-metragem "Cruz na Praça", único de seus filmes que não foi concluído devido à falta de sonorização;- Foi no curta-metragem "Amazonas, Amazonas" que teve seu primeiro contato com o cinema a cores;- "Terra em Transe" foi selecionado para a mostra competitiva do Festival de Cannes apesar da oposição do Itamaraty, que indicou para o festival "Todas as Mulheres do Mundo", de Domingos de Oliveira;- Foi preso em novembro de 1965, por estar em um protesto contra os militares durante uma reunião da Organização dos Estados Americanos ...
Leia Mais
Exibido na mostra competitiva do Cine Ceará 2015, Cordilheiras no Mar: A Fúria do Fogo Bárbaro examina o posicionamento político...
12 notícias sobre esta personalidade
Comentários
Faça login para comentar
Rafael Vespasiano
O dragão da maldade contra o santo guerreiro:Outro clássico do Cinema Novo e outra obra-prima de Glauber Rocha; interpretações magníficas de Maurício do Valle, Odete Lara, Hugo Carvana e Jofre Soares. O pistoleiro Antônio das Mortes recebe a incumbência de eliminar um bando de jagunços que estão praticando atrocidades na região; um tema sertanejo, que permanece atual: a violência no sertão, coronéis, jagunços, mortes, tudo acontece no sertão nordestino, e a lei (polícia) não existe, mas sim a lei do mais forte e poderoso, aquele que pode mais prevalece (os coronéis), ou seja, os poderosos, enquanto os pobres vivem na miséria e pobreza e são vítimas de violência, sem que ninguém os ajude ou tenham compaixão deles; até que surge Antônio das Mortes para fazer justiça com as próprias mãos e os defender de certa forma; o filme é sensacional, com direção impecável de Glauber. Nota: 10!
felipe
Glauber foi talvez o maior diretor nacional antes da retomada. Seu cinema de critica social e com fortes traços nordestino conquistou pessoas no mundo todo, inclusive o diretor americano Martin Scorsese é fã de Gluaber Rocha. realmente um diretor que deixou sua marca.
Mostrar comentários
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade