Minha conta
    "O streaming é um aliado do cinema brasileiro", defende produtor da versão 4K de Deus e o Diabo na Terra do Sol
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Indicado à Palma de Ouro em 1964, clássico do Cinema Novo retornou ao Festival de Cannes em 4K.

    Idealizado por Glauber Rocha, o pai do Cinema Novo, Deus e o Diabo na Terra do Sol voltou ao Festival de Cannes em maio deste ano com uma cópia restaurada em tecnologia 4K. Produzida pelo cineasta Lino Meireles ao lado da produtora Paloma Rocha, filha do realizador baiano, a nova versão do longa ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

    Em entrevista ao AdoroCinema, a dupla afirmou que depois de passar pelo festival francês, a ideia é que a première nacional seja feita na Cinemateca Brasileira. Enquanto isso, o filme de 1964, que digitalizado há duas décadas, pode ser assistido no streaming do Telecine, disponível no Globoplay.

    Deus e o Diabo na Terra do Sol em 4K: "A obra de Glauber Rocha é fundamental para o Brasil", avalia produtor

    Em um momento no qual a indústria cinematográfica encara os resquícios de uma crise proporcionada pela pandemia, plataformas de vídeo são utilizadas como portas de entrada para novos públicos ao cinema nacional. “É uma coisa meio paradoxal, que ao mesmo tempo em que o streaming atrapalha as salas de cinema, digamos assim, nunca houve tanto filme brasileiro disponível em alta qualidade como agora na era do streaming”, defende Lino.

    Além dessa janela de produções feitas para as telonas, há também novas oportunidades para projetos destinados às plataformas digitais, algo que também abre um leque global de audiência. “O cinema brasileiro nunca esteve tão ao alcance de todo mundo, ainda mais que sempre existiu o histórico gargalo de distribuição. O streaming pode resolver isso. É um aliado do cinema brasileiro!”, conclui o cineasta.

    Paloma defende que cada meio tem seu valor, sua qualidade e esplendor. “Não se pode ter preconceito em relação a isso, são dois veículos diferentes de transmissão de ideias”, explica.

    Qual é a história de Deus e o Diabo na Terra do Sol?

    Na trama, o vaqueiro Manuel (Geraldo del Rey) e sua esposa Rosa (Yoná Magalhães) fogem para o sertão depois que ele mata um coronel que tenta enganá-lo. No ermo brasileiro, violento e assolado pela seca, eles encontram duas figuras icônicas: Sebastião, que se diz divino, e Corisco, que se descreve como demoníaco. Amarrar seus destinos com essas figuras é uma decisão trágica, no entanto, pois o mercenário Antonio das Mortes está em seu encalço.

    Deus e o Diabo na Terra do Sol em 4K: "Filme volta para fazer o mesmo tipo de resistência de 1964", afirma Paloma Rocha, filha de Glauber

    Atualmente, o filme está disponível no catálogo do Globoplay, na aba do Telecine.

    Deus e o Diabo na Terra do Sol
    Deus e o Diabo na Terra do Sol
    Data de lançamento 10 de julho de 1964 | 2h 03min
    Criador(es): Glauber Rocha
    Com Geraldo Del Rey, Yoná Magalhães, Othon Bastos
    Usuários
    4,1
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top