Minha conta
    Toronto 2014: The Imitation Game, com Benedict Cumberbatch, é escolhido o melhor filme

    Cinebiografia do matemático homossexual Alan Turing é o filme preferido do público do festival, que não tem competição oficial, mas é um dos principais termômetros para o Oscar.

    Em um ano sem um franco favorito, a 39ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) termina neste domingo, 14, consagrando The Imitation Game como o melhor filme, escolhido pelo público, superando as apostas em torno de Wild e A Teoria de Tudo.

    No longa de Morten TyldumBenedict Cumberbatch é Alan Turing, o matemático que conseguiu decodificar as mensagens dos alemães durante a Segunda Guerra Mundial e, apesar de sua contribuição para o fim do conflito, foi perseguido por ser homossexual.

    O segundo mais votado foi Learning to Drive (Isabel Coixet), em que uma escritora abandonada pelo marido (Patricia Clarkson) encontra consolo em suas aulas de direção com Sikh (Ben Kingsley). E a dramédia St. Vincent, protagonizada por Bill Murray, ficou com o bronze.

    Ser escolhido pela audiência do TIFF, claro, não é garantia de seleção para o Oscar. Mas, abusando do trocadilho, é uma indicação. Afinal, mesmo sem levar a estatueta de Melhor Filme, muitos dos que passaram – e foram aprovados pelos canadenses – concorreram em outras categorias importantes também (ator, atriz, direção, roteiro). Confira a lista dos premiados nos últimos dez anos:

    2013 – TIFF: 12 Anos de Escravidão/ Oscar: 12 Anos de Escravidão

    2012 – TIFF: O Lado Bom da Vida/ Oscar: Argo

    2011 – TIFF: E Agora Onde Vamos?/ Oscar: O Artista

    2010 – TIFF: O Discurso do Rei/ Oscar: O Discurso do Rei

    2009 – TIFF: Preciosa/ Oscar: Guerra ao Terror

    2008 – TIFF: Quem Quer Ser um Milionário?/ Oscar: Quem Quer Ser um Milionário?

    2007 – TIFF: Senhores do Crime/ Oscar: Onde Os Fracos Não Têm Vez

    2006 – TIFF: Bella/ Oscar: Os Infiltrados

    2005 – TIFF: Infância Roubada/ Oscar: Crash- No Limite

    2004 – TIFF: Hotel Ruanda/ Oscar: Menina de Ouro

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top