Minha conta
    Gramado 2014: Alceu Valença estreia como diretor no vibrante A Luneta do Tempo

    Filme estrelado por Irandhir Santos e Hermila Guedes é um faroeste em tom de cordel.

    Dani Villar/PressPhoto

    Quando a seleção de filmes do Festival de Gramado foi divulgada, logo chamou a atenção a presença de A Luneta do Tempo. Por dois motivos: era o primeiro longa-metragem dirigido pelo cantor e compositor Alceu Valença e, também, era mais uma produção vinda de Pernambuco, de longe o estado com o cinema mais inventivo e corajoso na atualidade.

    "Estou com este filme há 14 anos na minha cabeça", disse o diretor ao subir ao palco do Palácio dos Festivais, ontem à noite. "Há 10 anos passei a estudar cinema, porque senti que esta história precisava da minha alma", complementou. Consagrado na música, Alceu ainda falou um pouco sobre o porquê de acreditar em seu sucesso na sétima arte: "Todo diretor precisa de um pouco de loucura e eu sou meio doidinho".

    Baseado na história de Lampião e Maria Bonita, apesar de não ser uma cinebiografia de ambos, A Luneta do Tempo é um faroeste em tom de cordel, cuja trilha sonora e fotografia são tão importantes quanto o próprio roteiro. Trata-se de um filme vibrante, que convida o espectador a um universo tipicamente brasileiro. Confira a crítica do AdoroCinema!

    Cleiton Thiele/PressPhoto

    Na divertida coletiva realizada hoje à tarde, o sempre falante Alceu Valença apresentou um extenso relato de como A Luneta do Tempo nasceu (lembre-se, são 14 anos de espera, com muita história para contar!). Inspirado em memórias de sua infância, o primeiro tratamento escrito sequer tinha como objetivo a telona. Foi Walter Carvalho que, após ler o material, sugeriu adaptá-lo como filme.

    O próprio Walter chegou a se comprometer a dirigir A Luneta do Tempo ao lado de Alceu, mas o consagrado fotógrafo teve que deixar o projeto de lado para rodar Budapeste. A mesma situação aconteceu com Andrucha Waddington, que preferiu filmar Casa de Areia. "Foi aí que pensei: agora vou ter que aprender esta porra sozinho! Comprei um livro de Doc Comparato sobre roteiro e comecei a estudar!", disse o cantor, compositor e, agora, diretor. "Tive muita dificuldade nos editais, mas nem eu acreditaria em mim!", complementou.

    Alceu contou que toda a trilha sonora do filme, composta por mais de 50 músicas feitas por ele mesmo, foi definida antes mesmo do início das filmagens. "Eu fazia os personagens para depois mostrar aos atores como devia ser. Era tipo uma novela de rádio", explicou. "A gente filmou com o ritmo do filme já na cabeça", disse o diretor de fotografia Luiz Abramo.

    Ainda sem previsao de lançamento no circuito comercial, A Luneta do Tempo deve correr primeiro o circuito de festivais. Há boas chances de que seja exibido tanto no Festival do Rio quanto na Mostra de São Paulo.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top