Meu AdoroCinema
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Vídeos
Créditos
Críticas dos usuários
Críticas da imprensa
Críticas do AdoroCinema
Fotos
Filmes Online
Curiosidades
Bilheterias
Filmes similares
Notícias
Curiosidades, bastidores, novidades, e até segredos escondidos de "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)" e da sua filmagem!

Veneza

Filme de abertura do Festival de Veneza 2014.

Estilo rigoroso

O filme foi em grande parte gravado dentro do St. James Theatre da Broadway - Michael Keaton e o resto do elenco tiveram que adaptar-se ao estilo de filmagem rigoroso de Alejandro González Iñárritu, que os exigiu a realizar 15 páginas de diálogo em um momento, enquanto faziam marcações precisamente coreografadas .

1992

Durante a conferência de imprensa no camarim de Riggan, ele diz que não interpreta Birdman desde 1992. Esse é o mesmo ano em que Batman - O Retorno (1992) foi lançado, além de ser o último filme Batman estrelado por Michael Keaton.

Erros de gravação

Dado o estilo incomum de filmar cenas longas, Edward Norton e Michael Keaton mantiveram uma contagem de erros cometidos pelos atores. Emma Stone teve a maior pontuação e Zach Galifianakis a menor.

Menos de 30 dias

O longa foi filmado em menos de um mês.

Alejandro, o filósofo

Antes do início das filmagens, Alejandro González Iñárritu enviou para seu elenco uma foto de Philippe Petit andando na corda bamba entre as Torres Gêmeas. Ele lhes disse: "Gente, este é o filme que estamos fazendo. Se cairmos, nós falhamos."

Desafiador

Michael Keaton disse "Birdman" foi o filme mais desafiador que já fez. Ele também relatou que a personalidade de seu personagem Riggan, é o mais diferente de si mesmo deo qualquer outro que ele já interpretou.

Longo take

De acordo com Alejandro González Iñárritu, ele jantou com o diretor Mike Nichols, em Nova York, duas semanas antes do início das gravações. Iñarritu disse a Nichols seu plano de como ele filmaria o longa com um longo take. Nichols previu que seria um desastre, pois não ter a capacidade de usar cortes na edição inibiria as oportunidades para a comédia. Iñarritu disse que a reunião não o deteve, mas que era útil elevar seu nível de consciência da dificuldade do que ele estava prestes a fazer.

Rápida edição

Pelo filme ter sido tão bem ensaiado e filmado em seqüência, o processo de edição levou apenas duas semanas.

Esnobado

A trilha sonora de Antonio Sanchez, realizada quase que inteiramente por bateria, foi desclassificado pelo banca musical do Oscar.

Imagem e semelhança

Semelhante a forma como o personagem de Michael Keaton reflete seu papel anterior de Batman, o personagem de Edward Norton também é uma paródia, uma vez que Norton - como seu personagem - tem uma reputação de ser muito abrasivo e difícil de se trabalhar.

Espectadores

A cena de Riggan que atravessa a Times Square de cueca foi filmado depois da meia-noite, de modo que a quantidade de espectadores reais pegos na câmera em movimento fosse limitada. Ea maioria das pessoas na cena são figurantes ou membros contratados da equipe.

Papel Voraz

O falecido Philip Seymour Hoffman foi originalmente mencionado no roteiro, como o ator "faz o terceiro Jogos Vorazes". Ele foi posteriormente alterado para Woody Harrelson, também protagonista da franquia Jogos Vorazes.

O Tapete

O tapete visível no corredor em várias cenas de bastidores, é o mesmo icônico tapete, hexagonal utilizado em O Iluminado, de Stanley Kubrick.

Fala Shakesperiana

As falas exatas do homem louco fora da loja de bebidas alcoólicas quando Riggan está bêbado, são da peça de Shakespeare, "Macbeth", depois da morte de Lady Macbeth. As falas são: "Amanhã, e amanhã, e amanhã, arrepios neste ritmo mesquinho do dia a dia Para a última sílaba do tempo registrado, E todos os nossos ontens iluminaram tolos O caminho para a morte sombria Fora, fora, breve vela! A vida é mas uma sombra de passeio, um jogador pobre Isso suporta e desgasta sua hora em cima do palco e, em seguida, não se ouve mais. é um conto contado por um idiota, cheia de som e fúria, significando nada."

Depois de seis anos

Este é o primeiro papel principal de Michael Keaton em seis anos. Seu protagonista anterior foi em The Merry Gentleman (2008), que ele também dirigiu.

Ator também é fã

Edward Norton e Zach Galifianakis disseram que eram fãs de Michael Keaton e que estavam animados para trabalhar com ele neste filme. Norton listou Corretores do Amor (1982), Mr. Mom (1983), e Os Fantasmas Se Divertem (1988) como três de seus filmes favoritos de Keaton, quais ele cresceu assistindo.

Realismo Mágico

O filme foi escrito usando um dispositivo dramático semelhante ao Realismo Mágico - Realismo Mágico ou Mágico Realismo é um gênero onde elementos mágicos ou irreais interpretam uma parte natural em um outro ambiente realista (muitas vezes mundano). Embora seja mais comumente usado como um gênero literário (principalmente durante o geração latinoamericano "boom", que inclui Gabriel Garcia Marquez e Carlos Fuentes, entre muitos outros), realismo mágico também se aplica ao cinema e as artes visuais.

5 estrelas

Foi o último filme que a equipe crítica Margaret Pomeranz e David Stratton resenharam em seus 28 anos de trabalho, ambos deram 5 estrelas.

Nove indicações

Além deste filme, Edward Norton estrelou O Grande Hotel Budapeste (2013). Ambos os filmes estão concorrendo ao Oscar 2015, com nove indicações cada.

Admirável teatro

As constantes referências ao Teatro St James ser "miserável" são uma piada interna. Na verdade, ele é um dos locais de mais prestígio na Broadway - entre os muitos shows lendários que abriram lá estão "Oklahoma!", "The King and I", "The Pajama Game", "Becket", "Hello, Dolly! "e "The Producers".

Dois em Nova Iorque

Emma Stone filmou o longa durante uma pausa nas filmagens de O Espetacular Homem-Aranha 2 - A Ameaça de Electro (2014), também localizado em Nova Iorque.

Atores Marvel

Ao lado de Michael Keaton, que interpretou Batman nos filmes de Tim Burton, tanto Edward Norton quanto Emma Stone desempenharam icônicos personagens de quadrinhos. Norton interpretando Bruce Banner em O Incrível Hulk (2008) e Stone como Gwen Stacy na franquia O Espetacular Homem-Aranha (2012).

Melhor atriz

O beijo entre as personagens interpretadas por Naomi Watts e Andrea Riseborough poderiam aludir a uma cena de Cidade dos Sonhos (2001). Em ambos os filmes, as personagens femininas, aparentemente heterossexuais, encontram-se atraídas uma pela outra após um incidente traumático. Watts também interpreta uma atriz em Cidade dos Sonhos e este papel estabeleceu sua reputação como uma das melhores atrizes.

Títulos

Os títulos do filme são uma homenagem a Jean-Luc Godard. Eles aparecem de forma semelhante e utilizar o mesmo tipo de letra grande como od filmes JLG em 1960, tal como Made In USA (1966) ou Pierrot Le Fou (1965).

Citação poética

A citação que Riggan tem colado no canto inferior direito de seu espelho é o título de um poema de Wallace Stevens: "Sem idéias sobre a coisa, mas a coisa em si" O poema se encaixa em uma série de maneiras, com várias referências a pássaros e a frase final: "Foi como / Um novo conhecimento da realidade."

Leitura bronzeada

O livro que Mike Shiner (Edward Norton) está lendo na cama de bronzeamento artificial, quando ele é confrontado por Riggan Thomson (Michael Keaton) é a coleção de história "Labirintos", do escritor argentino Jorge Luis Borges.

Praticamente a mesma história

O filme com Michael Keaton, Game 6 (2005) também foca no mundo do teatro de Nova York e no personagem de Keaton tendo uma crise de meia-idade.

AMOR

A última palavra formada pelas letras vermelhas no início do filme é "amor", espanhol de "love", e a peça dentro do filme (do conto de renome no qual é baseado) é "O Que Falamos Quando Falamos Sobre o Amor ". Iñarritu é mexicano e um nativo fluente em espanhol.

Casal conturbado

Edward Norton e Naomi Watts já interpretaram um casal conturbado em O Despertar de Uma Paixão (2006).

O outro Batman

Riggan (Michael Keaton) fala uma anedota envolvendo George Clooney. Clooney estrelou como Batman / Bruce Wayne em Batman & Robin (1997), o quarto filme da série iniciada por Keaton.

B

O terceiro longa-metragem consecutivo de Alejandro Gonzalez Iñarritu a começar com a letra 'B'. Os anteriores são Babel (2006) e Biutiful (2010)

O ator de Birdman e o Homem de Ferro

Há uma breve cena, que mostra uma reportagem de TV sobre o ator Robert Downey Jr. e suas aparições nos filmes "Homem de Ferro". Downey Jr. Zach Galifianakis co-estrelaram juntos em Um Parto de Viagem (2010).
Curiosidades de filmes mais lidas dos últimos 30 dias
  • Annabelle 2 - A Criação do Mal (2017)
  • Planeta dos Macacos: A Guerra (2017)
  • Valerian e a Cidade dos Mil Planetas (2017)
  • Transformers: O Último Cavaleiro (2017)
  • Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)
  • Dunkirk (2017)
  • Velozes & Furiosos 8 (2017)
  • O Filme da Minha Vida (2015)
  • A Cabana (2016)
  • O Estranho que Nós Amamos (2017)
  • Meu Malvado Favorito 3 (2017)
  • Vingadores 3: Guerra Infinita (2018)
  • Malasartes e o Duelo com a Morte (2015)
  • Em Ritmo de Fuga (2017)
  • Carros 3 (2017)
  • Annabelle (2014)
  • Mulher-Maravilha (2017)
  • Piratas do Caribe - A Vingança de Salazar (2017)
  • João, o Maestro (2016)
  • Como Eu Era Antes de Você (2016)
Back to Top