Marco Silva
Filmes
Séries
Programas
2,0
Enviada em 18 de agosto de 2021
Não... Não decolou... A premissa é interessante: Sci-Fi com alien nos tempos da guerra fria, quando a Mir era um arrebatante avanço como única estação orbital tripulada. Mas ficou só nisso mesmo. Irrompe a velha ladainha do predador parasita que ninguém sabe como aportou ao módulo tripulado... Apareceu por lá e isso é tudo. O final é a repetição do sacrifício heróico do hospedeiro... Tudo fica misturado com uma inserção ...
Leia Mais
3,5
Enviada em 17 de julho de 2021
Bom suspense. O roteiro não é um primor de originalidade, mas não chega a ser um mero amontoado de clichês. A história prende e trafega por variantes que não são forçadas. O desfecho é razoável. Cai naquilo: o filme explora um nicho que tem suas características, de modo que, uma vez garantido o entretenimento, bem executado terá sido o trabalho. Uma perseguição obsessiva que recai sobre a protagonista e vai se tornando asfixiante e perigosa. Bom.
3,5
Enviada em 13 de julho de 2021
O tema do homem criando um ser robótico. Mas é mais que isso. A trama progride em ritmo de drama, o que bem se coaduna com o teor da história. Envolve inteligência artificial e a armazenagem de memórias humanas para reinserção. Bem no fim os aspectos aparentemente sob excessiva fantasia ganham maior consistência com uma sutil mas total reviravolta. Para fãs do tema. Bom.
3,0
Enviada em 5 de julho de 2021
Terror fundado em seita vocacionada ao Caos. Repete-se o roteiro de um canal para o lado mais sombrio da existência. Sem vinculações com parâmetros comuns à escatologia bíblica, é o mal pelo mal, despersonificado. Com flash-backs intercalados, a história exige atenção até o ápice, quando tudo fica "explicado" segundo deseje interpretar o espectador. É uma quase apologia ao antiquíssimo orientalismo de "maya", tudo é ilusão, além ...
Leia Mais
3,5
Enviada em 5 de julho de 2021
Drama mais para thriller. Tema simples em que um trauma de infância renova-se entre duas irmãs num acidente de mergulho. Tudo gira em torno das irmãs, com boas interpretações. Bem conduzido, mantém a tensão até o último minuto. Bom! Entretém.
3,5
Enviada em 4 de julho de 2021
Aliens em guerra com humanos. Muito bem elaborado em termos de efeitos e atuações. O enredo não tem como inovar muito, mas engendraram um salto no tempo como meio de dar solução ao tema. Sci-Fi que prende e tem os requisitos dramáticos para criar empatia com os personagens. Não, não ficou apenas nos combates. Foi além. Bom!
3,5
Enviada em 14 de junho de 2021
Inspiração hitchcokiana? Sem dúvida. Mas feito com competência e boas atuações de Dillon e Young. Realmente não inova, mas não seria essa a intenção eu creio. Afinal, se um estilo e estética são adotados, não é para criar novidades. O que importa é que a trama prende e o suspense noir fica garantido. Bom! Ainda do tempo em que o cinema era mais artístico do que espetacular... Sem spoiler para não estragar. A resenha já praticamente faz isso...
4,0
Enviada em 12 de janeiro de 2021
Além de corresponder, nos aspectos mais relevantes, à realidade dos fatos, o filme é muito bem conduzido. Denzel e Russel estão muito bem. Acho que Russel Crowe é ainda mais plástico que Washington, encarnando todo tipo de personagem muito bem. A história se desdobra mantendo o interesse em ver como se deu a primeira grande guinada no caos de corrupção da polícia de Nova York. Três quartos do departamento de narcóticos foi para a ...
Leia Mais
3,0
Enviada em 16 de setembro de 2020
Produzido sob formato de tela e som sugestivos das filmagens contemporâneas à época retratada (1960), aborda uma investigação, feira por dois padres, acerca de alegados milagres em uma instituição católica, gerenciada por freiras, que abrigava ex-prostitutas, mulheres sem destino, mães solteiras, doentes mentais etc. Os padres vão progressivamente conhecendo o caos das internas e a presença do Mal. É garantia de clima denso e alguns ...
Leia Mais
4,0
Enviada em 11 de setembro de 2020
Filme que leva o espectador para a cena. Tomadas perfeitas. Imagens fantásticas. Ambientação primorosa. Dois jovens cabos britânicos encarregados de levar uma mensagem através das linhas de combate. Imersão total, tanto tecnicamente como pelo envolvimento aos personagens. Exibe o que a historiografia nos conta, mostrando como a I Guerra foi sangrenta na exata medida em que muitos combatentes nem tinham noção do que era uma guerra. Os ...
Leia Mais
3,5
Enviada em 10 de setembro de 2020
Um filme feito aos moldes do cinema dos anos 80/90. Suspense que prende pelo mistério. A protagonista busca o irmão em meio a uma teia de questões não resolvidas. Não vale dizer muito para não antecipar o que o filme mostra passo a passo. Se você gosta de um suspense clássico, daqueles sem concessões, veja. Bom filme. Val Kilmer, mesmo decadente e sem protagonismo, tem boa atuação.
3,5
Enviada em 2 de setembro de 2020
O original de 1990, com Julia Roberts, Sutherland, Baldwin, Bacon, tem mais punch como "terror". Mas exatamente a releitura mais "sci-fi" de 2017 (com pimenta de horror) deixou tudo com um matiz que desperta maior interesse por parte de quem deseja mais que um mero filme com sustos e eventuais fantasmas. Curioso... O elenco original era mais estelar; o roteiro atual é mais interessante. E Sutherland, que era um dos jovens médicos em 1990, ...
Leia Mais
3,5
Enviada em 31 de agosto de 2020
Para fãs da série Dark, apesar de ser bem diferente... Não é propriamente um salto no tempo, mas sim a concomitância de duas realidades paralelas, dissonantes em alguns dias, que, por algum motivo, se tocam e interagem através do celular de uma das personagens. A trama é bem urdida e garante surpresas até o final. Se assistir, faça com atenção. Bom.
3,5
Enviada em 31 de agosto de 2020
Novamente, críticas por clichês etc... Cinema é entretenimento e no módulo "ficção" a licença poética é bem extensa... Ainda assim, nesta altura do mundo cinematográfico é praticamente impossível não repisar temas. O filme tem um ritmo que prende a atenção desde o começo e ocupa todo o espaço ficcional sob tensão crescente, o que garante o interesse. É ficção acerca do mundo subaquático abissal, com seus terríveis ...
Leia Mais
3,0
Enviada em 30 de agosto de 2020
A diferença entre o remédio e o veneno é a dose... Uma pessoa tida como boa pode fazer coisas aberrantes diante de certas circunstâncias, notadamente emocionais. Junte o imprevisto e - voilà! - tudo pode ficar confuso. Um médico e sua paciente. Uma paixão inesperada. Orlando Bloom está bem como o jovem médico residente emocionalmente frágil mas capaz de, enfim, agir... Entretém.
3,0
Enviada em 28 de agosto de 2020
Caso real. Vale uma pesquisa no Google sobre "Lizzie Borden". As atrizes estão muito bem. O filme é lento, arrastado, mas prende pelo contexto de densidade dos fatos narrados. Veja.
4,0
Enviada em 25 de agosto de 2020
McAvoy desfila seu talento com esse personagem, convencendo muito ao construir o Transtorno Dissociativo de Identidade (a antiga "múltipla personalidade"). A direção de Shyamalan é ótima, progredindo a história de modo a prender a atenção. Vai tudo num crescendo que prepara o espectador para o contexto final. Ótimo suspense.
3,5
Enviada em 14 de agosto de 2020
Lembra H P Lovecraft... Mas o grande toque não é propriamente um argumento de horror. Fica bem mais num drama fantástico. A ambientação no início do séc. XX é ótima e se coaduna bem com o clima da história. O cinema espanhol é muito bom. Ainda tem a Magia que os americanos simplesmente já não conseguem mais encontrar. Bom!
3,0
Enviada em 12 de agosto de 2020
Amargo... Muito mais que triste, o filme é amargo. Não tem preocupações nem condescendências com os personagens. É uma história de total amargor, sobre como a vida pode ser abjeta e sem propósito.
3,0
Enviada em 20 de julho de 2020
Cinema é entretenimento. Fundamentalmente. Há filmes majestosos e há os que são feitos para divertir. Esse é desse tipo. Tem um excelente elenco e a história em momento algum promete nada além de prender o expectador num enredo de romance cheio de uma leve comédia. É suficiente.
3,5
Enviada em 20 de junho de 2020
Bem ritmado. Produção muito boa. Elenco competente. A história da excêntrica Sarah Winchester e sua Casa destinada a "acertos cármicos" dos que morreram pelo conhecidíssimo rifle homônimo é contada de forma clássica, sem grandes inovações de estética. Mas funciona bem. Dá vontade de ir ao Google pesquisar. Mas isso só serve para tirar a graça que a magia do cinema esculpe. Bom filme.
4,0
Enviada em 7 de junho de 2020
Se você gostou de "O Iluminado" (alguém não?), essa é uma sequência que, muito ao contrário de casos que tais, ficou muito boa. Exatamente porque não tenta se apropriar da história e forçar-lhe novos desdobramentos, o que, ainda mais pelo alto quilate da obra original, seria letal. McGregor vai muito bem e o contexto do garotinho atormentado que se torna um adulto problemático é rapidamente absorvido, sem delongas tediosas. Sem ...
Leia Mais
3,0
Enviada em 20 de maio de 2020
Não conheço o livro. Mas o filme em si pareceu-me suficientemente envolvente, uma espécie de fábula e, portanto, sem compromisso absoluto com um roteiro integralmente verossímil tampouco linear. É edificante e simbólico, num contexto triste mas como um sereno amanhecer. A vida traz espinhos. São eles que nos impedem de nos prostrarmos. Quando caímos, algo ou alguém nos doa... uma vírgula... Assista. Vale a experiência.
4,5
Enviada em 10 de janeiro de 2020
História de Desmond Thomas, militar americano com objeção de consciência, único a receber honrosa medalha. Gibson dirige muito bem. Sem medo de mostrar o horror da situação retratada. Mas humano o bastante para deixar claro que há brilhos de pura Luz até mesmo no inferno. Ótimo filme de guerra.
1,5
Enviada em 1 de dezembro de 2019
Não é um bom filme. É ruim. A história é inconsistente em inúmeros aspectos. Costumo defender que cinema, basicamente, é entretenimento. Mas tem que se embasar, ainda que minimamente, num substrato de possibilidades, a não ser que o enredo se prendesse a uma fantasia de magia, o que não é o caso. Da metade para o fim o aspecto bizarro dos fatos descritos vai recebendo uma pálida e até pueril tentativa de "explicação". Então, ao ...
Leia Mais
3,0
Enviada em 18 de novembro de 2019
Mais do mesmo. Caos climático, manipulação política, geopolítica oportunista, traições, romance, mensagens politicamente corretas, tudo sobre um longo desfile de efeitos especiais de primeira qualidade. Bom elenco, desperdiçado. Impossível não lembrar de 2012 (o filme), além de outros. Mas diverte, entretém. Quem deseja estudar climatologia ou o caos apocalíptico não deve buscar isso em filmes. Legal...
2,5
Enviada em 14 de novembro de 2019
Mais do mesmo no estilo "Clichê, E Daí?". A trama se desenrola quase como um exercício de obviedade. No entanto, os atores são competentes e a direção, apesar de não criar nada além do evidente, basta a um entretenimento sem maiores pretensões.
3,0
Enviada em 10 de novembro de 2019
Não é aquela obra... No entanto, imprescindível analisar nos limites em que o filme foi proposto. É uma pequena fábula com mensagem moral e tudo mais. Nesse contexto, OK. Um romance inesperado com pano de fundo na preservação animal na África. Rob Lowe competente.
3,5
Enviada em 1 de novembro de 2019
A guerra não é ganha somente com batalhas heróicas. O episódio de Dunquerque foi uma catástrofe militar causada, em boa parte, por ter sido subestimado o intento alemão na conquista da França. Mesmo assim, mais de 300 mil combatentes foram resgatados. Civis cooperaram atravessando o Canal da Mancha com seus barcos, muitos bem pequenos. Poucos Spitfires tentavam evitar os ataques de caças e bombardeiros alemães. O esforço de guerra se ...
Leia Mais
2,5
Enviada em 14 de outubro de 2019
Mediano. Não é possível comentar muito sem dar spoiler, já que se trata de um suspense em que o matiz psicológico desde a trilha sonora já se evidencia, além das expressões faciais, ritmo etc. Realmente prende. Mas dá para antecipar que algo não está bem na percepção do protagonista. Assim, o desfecho não surpreende. Mediano.
2,0
Enviada em 10 de outubro de 2019
A única coisa boa neste filme é a atuação marcante de Phoenix. Não linear, quase sem diálogos, a história transcorre sob flashbacks quase insondáveis e que, a rigor, levam a possíveis interpretações. Mas apenas isso. O final é uma autêntica navalhada que corta o fluxo sem nenhuma cerimônia. Há uma grande dose de violência que só a expertise de Phoenix sustenta sem decair para a gratuidade grosseira. É difícil resenhar. Em ...
Leia Mais
4,0
Enviada em 26 de agosto de 2019
Amargo, belo, perturbador, inspirador. Se não tem absoluta originalidade (qual tem?), por outro lado flui sob a expertise de Smith e a isenção de puerilidade. Paradoxo moral. Desesperada busca de redenção ou insana atenuação de culpa? Veja.
3,0
Enviada em 19 de agosto de 2019
Não, não é um enredo original. Sim, tem mesmo vários clichês. No entanto, foge do lugar comum por ter uns dois tons de amargura a mais, o que faz este filme destacar-se de outros similares. Pattinson é competente. Como entretenimento, sem maiores expectativas, vale ser visto.
3,0
Enviada em 7 de julho de 2019
Esquizofrenia paranóide? Transtorno dissociativo de identidade? Sei lá... Mas o enredo repousa sobre as tormentas de um passado que o protagonista preferia ignorar. Competente direção. O final quase se rendeu ao conforto de quem assiste... Mas não. É um entretenimento legal. Vale assistir.
3,5
Enviada em 7 de julho de 2019
Um mix interessante de fantasia e drama psicológico. A visão de um garoto de 9 anos que, percebendo mais claramente a realidade, anestesia-se com os elementos naturais da infância. Tem apelo emocional sem cair em pieguices. Não tem a pretensão de ser algo além de um bom entretenimento. Não espere ver explicações de intrincados fenômenos. Mantido nesses parâmetros, o filme é bom.