Minha conta
    Liga da Justiça: Confira os Easter-Eggs do filme!

    Alerta de spoiler!

    Como grande evento do Universo Estendido da DC que é, Liga da Justiça evidentemente apresenta easter-eggs para todos os lados. E se você que já viu o filme ficou curioso para saber se perdeu alguma referência, não se preocupe pois o AdoroCinema está aqui para te ajudar com a lista completa de citações realizadas pelo longa dirigido por Zack Snyder e finalizado por Joss Whedon.

    Ah, e para aqueles que ainda não conferiram o resultado final da obra coestrelada por Ben AffleckGal GadotHenry CavillEzra MillerJason Momoa e Ray Fisher, aí vai o nosso famoso para o slideshow acima: ALERTA DE SPOILER!!!

    Em cartaz nos cinemas brasileiros, Liga da Justiça ganhou 3,5 estrelas na crítica do AdoroCinema.

    Justice League: Origin

    Antes de mais nada, a trama do longa-metragem é baseada principalmente no arco narrativo dos quadrinhos "Justice League: Origins", cuja primeira edição foi lançada em 2011. Ainda que a equipe de heróis da DC tenha se formado em uma HQ dos anos 1960 (Brave and the Bold #28), os roteiristas Chris Terrio e Joss Whedon decidiram trazer a versão mais recente dos poderosos às telonas.

    Parademônios

    A escolha dos roteiristas pela versão repaginada da Liga da Justiça faz ainda mais sentido por causa da presença dos Parademônios, os batedores enviados pelo vilão Steppenwolf (Ciarán Hinds) para explorar o território dos novos planetas que o vilão intergalático deseja colonizar. Nos quadrinhos, eles formam a tropa de Darkseid, substituído no longa pelo Lobo da Estepe de Hinds.

    Os Novos e os Velhos Deuses

    Quando Steppenwolf anuncia que irá reclamar seu lugar de direito ao lado dos Novos Deuses assim que reunir as três Caixas Maternas, o vilão cita uma das maiores criações de Jack Kirby - lendário autor da Marvel - para a DC: um grupo de entidades supremas que substitui as antigas divindades, tais como Zeus, que também é mencionado e aparece brevemente em um flashback.

    Nova Gênese

    O plano principal do Lobo da Estepe é transformar a Terra em uma espécie de "filial" de Apokolips, o lar dos Novos Deuses do Mal. No entanto, quando falha, nosso planeta "contra-ataca" e flores começam a surgir por toda a parte do território devastado por Steppenwolf: esta é uma referência à Nova Gênese, o mundo onde vivem os Novos Deuses do Bem.

    Darkseid

    E é claro que mencionar o plano de Steppenwolf sem falar em Darkseid, seu sobrinho, é um equívoco. Grande líder dos Novos Deuses de Apokolips, o antagonista é um dos seres mais poderosos da galáxia e deve surgir mais à frente na linha narrativa do Universo Estendido da DC. O personagem é citado em algumas ocasiões durante Liga da Justiça.

    Máscara Negra

    Logo no início do filme, quando Batman (Ben Affleck) confronta os Parademônios, é possível ver uma inscrição em neon anunciando um nome conhecido dos fãs dos quadrinhos: Janus. Provavelmente, esta é uma referência à empresa Janus Cosmetics, companhia que dá origem ao vilão Máscara Negra, grande inimigo do Homem-Morcego que pode aparecer em Esquadrão Suicida 2filme de Gavin O'Connor.

    Pinguim

    A certa altura, Alfred (Jeremy Irons) reclama que sente saudade dos tempos em que suas maiores preocupações giravam em torno de explodir pinguins. Aqui, a referência é óbvia: um dos vilões mais icônicos do Batman, interpretado por Danny DeVito nas telonas. Será que veremos o Pinguim no DCEU, retornando quase 30 anos depois de Batman: O Retorno? Ou o vilão já está no retrovisor do Homem-Morcego?

    Batman de Tim Burton

    Outra forma de citar o Batman de Tim Burton, estrelado por Michael Keaton, é através da trilha sonora. Afinal de contas, Liga da Justiça conta com Danny Elfman como compositor. O tema clássico, criado para a obra de Burton, é adicionado ao repertório das canções do longa de Snyder.

    Canção-tema de John Williams

    Falando em músicas-tema, aliás, a clássica canção escrita por John Williams para o filme original do Super-Homem, estrelado por Christopher Reeve, também faz parte da trilha de Elfman para Liga da Justiça.

    ACE Chemicals

    Na skyline de Gotham, ainda é possível perceber o logotipo da Ace Chemicals, empresa onde o Coringa "nasce". A cena do surgimento do Palhaço do Crime foi brevemente adaptada por David Ayer em Esquadrão Suicida, quando Jared LetoMargot Robbie - intérprete da Arlequina - mergulham em um tanque repleto de substâncias tóxicas e emergem como o Coringa e sua amada.

    Detetive Crispus Allen

    Em dado momento, o Comissário Gordon (J.K. Simmons) caminha pelos corredores da delegacia e é interpelado por um detetive da força policial, um homem que é ninguém mais, ninguém menos que Crispus Allen (Kobna Holdbrook-Smith). Nos quadrinhos, o investigador acaba se tornando o hospedeiro das forças místicas do Espectro, um vilão do Homem-Morcego. Será que ele retorna para o DCEU?

    A Morte do Super-Homem

    Morto em Batman Vs Superman - e ressuscitado em Liga da Justiça -, o Super-Homem (Henry Cavill) ganha as manchetes dos jornais de Metrópolis porque parece existir uma misteriosa onda de desaparecimento de heróis. Será que eles voltaram para os seus planetas?, lê-se na capa do jornal; embaixo, Clark Kent divide a página com duas icônicas figuras que também nos deixaram recentemente: David Bowie e Prince. A cena, ainda, é acompanhada por um cover de "Everybody Knows", canção de Leonard Cohen - que também faleceu no ano passado.

    O homem mais rápido do mundo

    A primeira cena pós-créditos de Liga da Justiça é apenas uma leve piada que faz referência à grande dúvida sobre quem é mais rápido: seria o Super-Homem ou o Flash (Ezra Miller)? É por isso que os dois apostam uma corrida para ver quem chega antes ao Oceano Pacífico, localizado do outro lado dos Estados Unidos, na costa oposta à de Metrópolis e Gotham.

    Exterminador

    Quando o roteiro escrito por Ben Affleck para The Batman foi descartado por Matt Reeves, substituto do intérprete do Homem-Morcego na direção do filme-solo, o futuro do Exterminador (Joe Manganiello) no DCEU ficou em suspenso - algo que a segunda cena pós-créditos de Liga da Justiça faz questão de solucionar. Unindo um Lex Luthor (Jesse Eisenberg) recém-saído da cadeia ao mercenário, a sequência menciona uma possível união de vilões contra a Liga da Justiça. Será que veremos equipes como a Sociedade da Injustiça e a Legião do Mal no futuro do Universo Estendido?

    Falando com peixes

    Repetido constantemente durante Liga da Justiça, o diálogo "Eu ouvi que você fala com peixes" é uma referência ao fato de que Aquaman (Jason Momoa) pode se comunicar com seres aquáticos. Mas não falar, exatamente.

    Mera e Rainha Atlanna

    Mera (Amber Heard), futura esposa e rainha de Atlantis, também faz uma breve aparição em Liga da Justiça. Ela menciona o nome de Atlanna (Nicole Kidman), falecida mãe de Aquaman, que deve ser apresentada em flashbacks no filme-solo do herói. Orm, pai do personagem de Momoa, é vivido por Patrick Wilson.

    Flash e seus inimigos

    Quando Bruce Wayne (Ben Affleck) recruta Barry Allen (Ezra Miller) para Liga da Justiça, dois vilões clássicos do Velocista Escarlate são citados: o Gorila Grodd e o Capitão Frio. Flashpoint, filme-solo do herói, poderia muito bem incluir estes dois antagonistas.

    Tropa dos Lanternas Verdes

    A Liga da Justiça sem o Lanterna Verde não é a Liga da Justiça. Por isso, por mais que o herói não apareça no filme, Snyder e Whedon fazem questão de afirmar, através do vilão Steppenwolf, que os Lanternas existem - mais que ainda estão longe da Terra. Esquecer o malsucedido filme-solo protagonizado por Ryan Reynolds vai ficar para o futuro mesmo...

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top