Minha conta
    Tom Hanks, 60 anos! Relembre a carreira do eterno Forrest Gump

    Parabéns!

    Há quem diga que ele é o sucessor de James Stewart, pela capacidade de transmitir o lado humano de seus personagens. Independente de comparações, fato é que Tom Hanks trilhou um caminho próprio que fez com que conquistasse inúmeros fãs ao redor do planeta.

    Neste seu 60º aniversário, o AdoroCinema relembra a carreira do astro desde quando ele começou na TV, se travestindo de mulher, passando pela consagração ao ganhar dois Oscar consecutivos até algumas curiosidades sobre sua personalidade. Confira, relembre seus filmes e nos diga: qual é o seu favorito?

    Vale lembrar que, ainda neste ano, Hanks será visto três vezes nos cinemas brasileiros, em Negócio das ArábiasInferno e Sully - O Herói do Rio Hudson.

    Thomas Jeffrey Hanks...

    ... mas pode chamá-lo de Tom!

    Filho de um chefe de cozinha e uma enfermeira, na juventude passou por várias mudanças decorrentes do divórcio dos pais. Começou a atuar no teatro da Universidade de Sacramento, na California, mas logo se mudou para Nova York.

    Seu primeiro trabalho na TV foi na série O Barco do Amor, em 1980, onde teve uma pequena participação.

    Sua grande chance veio com a série Bosom Buddies (1980 - 1982), onde interpretava um dos amigos que precisava se travestir de mulher para entrar em um hotel exclusivo para elas. Foi quando a veia cômica do ator aflorou de vez, impulsionando sua carreira.

    Entre 1983 e 1984 participou de Caras & Caretas, que alçou Michael J. Fox para o sucesso

    Sua primeira grande chance no cinema veio com Splash - Uma Sereia em Minha Vida (1984), onde fez par romântico com Daryl Hannah

    A partir de então, Tom emenda uma comédia atrás da outra, como A Última Festa de Solteiro (1984)...

    ...O Homem do Sapato Vermelho (1985)...

    ...Um Dia a Casa Cai (1986)...

    ... Dragnet - Desafiando o Perigo (1987), onde contracenou com Dan Aykroyd...

    ...até estourar de vez com Quero Ser Grande (1988), que lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar. A cena dele tocando piano com os pés entrou para a história do cinema!

    Neste mesmo ano se casou pela segunda vez, com a atriz Rita Wilson. Eles se conheceram durante as gravações de Bosom Buddies, mas o namoro apenas engatou nas filmagens de Voluntários da Fuzarca (1985).

    Em Joe Contra o Vulcão (1990) teve início a parceria com Meg Ryan, com quem faria mais dois filmes. Já já a gente chega neles!

    Tentando diversificar um pouco a carreira, ele aceitou atuar em Uma Equipe Muito Especial. Para o papel, precisou engordar 13 kg.

    Um homem e uma mulher solitários, que conversam entre si apenas por telefone (velhos tempos!), marcando um encontro às cegas no topo do Empire State. Releitura de Tarde Demais para EsquecerSintonia de Amor (1993) não apenas fez muita gente chorar como marcou o reencontro com Meg Ryan.

    Veio então a grande virada na carreira de Tom: o aidético Andrew Beckett de Filadélfia, seu primeiro papel mais profundo...

    ...que lhe rendeu a segunda indicação e a primeira estatueta do Oscar!

    Pausa para a curiosidade: em seu discurso de agradecimento, Tom citou o professor aposentado Rawley T. Farnsworth, que o ajudou na criação de seu personagem em Filadélfia. Anos depois, o discurso serviu de inspiração para o roteiro da comédia Será que Ele É? (1997), estrelada por Kevin Kline.

    Já no ano seguinte, o filme que marcaria Tom Hanks para sempre: Forrest Gump (1994)!

    Sucesso de público e de crítica, o filme lhe rendeu sua segunda estatueta do Oscar. Detalhe: elas foram conquistadas em anos seguidos, algo que apenas Spencer Tracy havia conseguido até então, por Marujo Intrépido (1937) e Com os Braços Abertos (1938).

    Com Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo ele tentou o tricampeonato no Oscar, mas não deu. Ao menos realizou o sonho de fazer um filme no espaço e voltou a trabalhar com Ron Howard, diretor de Splash - Uma Sereia em Minha Vida.

    Detalhe: em algumas entrevistas ele já disse que 2001 - Uma Odisseia no Espaço é seu filme predileto!

    A estreia na animação veio logo em sequência, como o dublador do caubói Woody em Toy Story (1995)...

    ...assim como a estreia na direção, no divertido The Wonders - O Sonho Não Acabou (1996), que nos trouxe a deliciosa canção "That Thing You Do" (indicada ao Oscar, por sinal).

    Foi com O Resgate do Soldado Ryan (1998) que Tom HanksSteven Spielberg se encontraram pela primeira vez (e Tom ainda recebeu mais uma indicação ao Oscar)

    Eles ainda trabalhariam juntos em mais três filmes: Prenda-me Se For Capaz (2002), O Terminal (2004) e Ponte dos Espiões (2015)...

    Fora trabalhos na TV, como a premiada série Band of Brothers (2001), em que Hanks e Spielberg foram produtores

    Tom voltou às comédias românticas com a amiga Meg Ryan em Mensagem pra Você (1998)

    Após dublar Toy Story 2 (1999), ele explorou sua característica humanidade no guarda de À Espera de um Milagre (1999), outro sucesso...

    ...e logo em seguida estrelou Náufrago, onde perdeu 30 kg para interpretar um "Robinson Crusoé moderno". Pelo trabalho (e esforço), recebeu mais uma indicação ao Oscar.

    A parceria com Sam Mendes, recém-premiado com o Oscar por Beleza Americana, rendeu o estiloso Estrada para Perdição (2002)

    Em 2004, retomou a parceria com o diretor Robert Zemeckis (Forrest Gump) para a animação O Expresso Polar, inovadora pelo uso da técnica de captação de movimentos dos atores. Graças a ela, Hanks pôde interpretar cinco personagens no filme.

    Por mais que tenha sido um sucesso de público, o simbologista Robert Langdon de O Código Da Vinci (2006) recebeu várias críticas pelo cabelo, digamos, estranho adotado pelo ator. Ele voltaria a interpretá-lo (sem o visual) em Anjos e Demônios (2009) e Inferno (2016).

    No filme dos Simpsons, dublou a si mesmo (em versão amarelada, é claro!)

    Ao lado da amiga Julia Roberts, se aventurou mais uma vez na direção com Larry Crowne - O Amor Está de Volta (2011), mas não deu muito certo...

    Com Capitão Phillips (2013) retornou às premiações, mas acabou fora do Oscar. Injustiça!

    Somente um ícone poderia interpretar outro ícone, certo? Hanks foi ninguém menos que Walt Disney em Walt nos Bastidores de Mary Poppins (2013)

    Um de seus próximos filmes é Sully - O Herói do Rio Hudson (2016), onde aparece com o cabelo grisalho e pôde trabalhar com Clint Eastwood

    Aclamado pelos fãs e querido pelos amigos...

    ... o pai de Colin (foto), Elizabeth, Chet e Truman - e avô das pequenas Olivia e Charlotte - ...

    ...é ainda fã do time de futebol americano Oakland Raiders...

    ...do time de baseball Clevelad Indians...

    ...e até do Aston Villa, time inglês de futebol. Eclético ele, não?

    Você sabia que que Tom Hanks é parente de terceiro grau do ex-presidente americano Abraham Lincoln? E, de sétimo grau, do também ator George Clooney?

    Sabia também que existe um asteróide nomeado em sua homenagem, o 12818 tomhanks?

    Por tudo isso (e muito mais), pode comemorar!

    Feliz aniversário, Tom Hanks!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top