Minha conta
    Jedicon: Confira como foi o evento de fãs de Star Wars
    Por Vitória Pratini — 30 de nov. de 2015 às 20:40

    Casamento Jedi, presença de autor internacional, arena Jedi para as crianças, cosplayers... Vem ver as fotos!

    1. +
    A entrada da Jedicon!
    Leia mais
    A principal convenção brasileira de fãs de Star Wars aconteceu neste fim de semana, dias 28 e 29 de novembro, no Planetário do Rio de Janeiro. Para quem não sabe, estamos falando da Jedicon.

    Organizada pelo Conselho Jedi RJ (CJRJ), a 11ª edição do evento foi realizada graças ao financiamento coletivo de fãs. Segundo um dos fundadores do CJRJ, Henrique Granado contou ao AdoroCinema que em 2014 a Jedicon não ocorreu, porque eles não conseguiram aprovação da Lei Rouanet a tempo e, como consequência, não conseguiram patrocínio. Sem dinheiro e com medo de não satisfazer a expectativa do público, eles decidiram que não fariam o evento.

    "Mas, dessa não realização, vieram várias mensagens de apoio, várias sugestões bem bacanas de fãs e tal, entre elas, essa ideia do crowdfunding [financiamento coletivo], que a gente já conhece mas em nenhum momento tinha pensado em fazer", afirma. Resultado: conseguiram quase chegar à terceira meta estipulada, atingindo mais de 40 mil reais. O financiamento foi uma ótima oportunidade de chamar a atenção de empresas que "passaram a acreditar mais no evento este ano" e resolveram patrocinar a Jedicon.

    A grande festa em comemoração aos 18 anos do Conselho Jedi RJ contou com a apresentação do humorista Fernando Caruso e da radialista Mariana Mel, além de inúmeros fãs fantasiados - tanto crianças quanto adultos. Entre as atrações, estiveram palestras; concursos de cosplay; um espaço temático para os jovens padawans - com arena Jedi, contação de histórias Jedi e oficina de sabre de luz -, e o lançamento do livro Almanaque Jedi, feito por Henrique e por Brian Moura, membros fundadores do CCRJ. Sobre a ideia do livro, Granado contou que foi uma surpresa e a oportunidade de mostrar o poder que o fã tem hoje em dia: "a gente recebeu um convite da editora Leya pra escrever um almanaque, uma coletânea de curiosidades e dicas e coisas sobre fãs, escrito por fãs. A gente tem muita bagagem de fã. Se for contar todas as conversas de bar que a gente teve nesses 18 anos, a quantidade de informação legal que a gente tem pra passar é absurda, dá pra fazer 20 almanaques. Esse livro mostra o poder que o fã 'tá' construindo como formador de opinião".

    Um dos principais destaques foi a presença da primeira atração internacional da Jedicon, Timothy Zahn, autor da Trilogia Thrawn, que expande o universo de Star Wars em livros e quadrinhos. Em breve, você confere uma entrevista exclusiva com o autor, aqui no AdoroCinema.

    Sobre a vinda do escritor, Granado explica que o nome de Zahn é cogitado desde a primeira edição do evento: "A gente falava 'deve ser impossível trazer um George Lucas, um Mark Hamill, um Harrison Ford', não parecia uma coisa muito realista trazer um grande ator como esse. Então, a gente pensou: 'quem são os caras que a gente consegue trazer?' Ou um ator coadjuvante ou alguém que não está ligado aos filmes diretamente. O Timothy Zahn sempre foi o ídolo do universo expandido, a estrela maior, porque os livros dele são os mais cultuados. E nós todos somos muito fãs do Zahn, então o nome dele já é falado desde 99. Ter a oportunidade de trazê-lo como a primeira atração internacional é quase que uma profecia cumprida, sabe?". 

    Além disso, outra importante atração foi o primeiro Casamento Jedi do mundo, ministrado por ninguém menos que Darth Vader. O casal Vivian Mariano e Francisco Dos Anjos entraram ao som da trilha de John Williams e trocaram alianças - temáticas, é claro! - na cúlpula Galileu Galilei do Planetário. A cobertura completa do evento você vai conferir em breve aqui no site.

    Veja na galeria acima algumas imagens do evento.

    Star Wars - O Despertar da Força vem aí em 17 dias! Preparados para o dia 17 de dezembro?!
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top