Estado civil

Atividade Atriz
Nacionalidade
Brasileira
Nascimento 21 de fevereiro de 1947 (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil)
Idade
78 anos

Biografia

- É filha de Miriam Leonardo Pereira e Peter Sochaczewski, sendo a caçula de três irmãos, que se chamam Antonio Cláudio e Suzana. Entre os familiares é carinhosamente chamada de Reni.

- Por volta de 1964 ingressou em um programa de intercâmbio cultural, o American Fields Service. Renata freqüentava a High School em Los Angeles e acabou por se inscrever em um curso de artes dramáticas. Por ocasião do curso, Renata foi assistente de direção da peça "Dura Lex Sed Lex", de Oduvaldo Viana Filho, e acabou substituindo alguns atores várias vezes, interpretando, dessa forma, diversos papéis na peça.

- Foi o professor do curso de artes dramáticas quem primeiro notou o talento de Renata para a interpretação, sugerindo que ela se aperfeiçoasse e desse continuidade à carreira quando retornasse ao Brasil.

- Ao voltar para o Brasil, Renata começou a cursar Psicologia em 1967 e, na mesma época, ingressou no Tuca (Teatro Universitário Católico), dirigido por Amir Haddad.

- Ao encenar a peça "Coronel de Macambira", acabou decidindo deixar o curso de Psicologia.

- Dentre as peças em que atuou incluem-se "Os Veranistas", de Maximo Gorki; "Festa de Aniversário", de Harold Pinter; e "A Gaivota", do russo Anton Checov. Com "Os Veranistas" e "Afinal Uma Mulher de Negócios", de Rainer Fassbinder - ambas com direção de Sérgio Brito - arrebatou dois prêmios Molière. "Lágrimas Amargas", de Petra Von Kant e Rainer Werner Fassbinder e direção de Celso Nunes, tornou-se uma montagem antológica. Em seguida o mesmo Celso Nunes dirigiu-a em "Grande e Pequeno", de Botho Strauss, peça que Renata cita como uma das mais importantes de sua carreira e que lhe valeu um prêmio Mambembe de melhor atriz.

- Outros dois prêmios Mambembe vieram por sua atuação em "Mary Stuart", de Schiller e direção de Gabriel Villela, em 1997. Recebeu ainda o Prêmio Sated de melhor atriz por sua atuação marcante em "Shirley Valentine".

- Renata iniciou sua carreira na TV em 1969, na Rede Tupi, com a novela "Um Gosto Amargo de Festa". Em 1970, Dias Gomes chamou-a para seu primeiro papel na Rede Globo, na novela "Assim na Terra Como No Céu. Coincidentemente, Francisco Cuoco também estreeou na mesma novela. A personagem de Renata, Nívea, morria logo nos primeiros capítulos, mas a pedido do público ela continou aparecendo em cenas de flashbacks.

- Renata se casou três vezes. O primeiro marido foi o ator Carlos Vereza, com quem ficou de 1969 a 1971. O segundo marido foi o ator e diretor Marcos Paulo, com quem teve uma filha, chamada Mariana. Com o autor e diretor de teatro Euclydes Marinho ficou casada durante 6 anos.

- Deborah Evelyn, que interpretou a filha de Renata em "Um Anjo Caiu do Céu", é sua sobrinha na vida real, filha da irmã de Renata.

- Renata fala muito bem alemão, inglês e francês.

Primeiras aparições nas telas

imagem de Um Gosto Amargo de Festa
Um Gosto Amargo de Festa
Data de lançamento desconhecida
imagem de A Próxima Atração
A Próxima Atração
26 de outubro de 1970

Seus melhores filmes e séries

Carreira em destaque

54
Tempos de carreira
0
Premiação
12
filmes
33
Series
0
Indicação
0
Filme

Gêneros favorito

Drama : 55 %
Comédia : 18 %
Suspense : 18 %
Crime : 9 %

No AdoroCinema:

Trabalhou bastante com