Minha conta
    Os Anéis de Poder: Sauron na mira dos Elfos, um mago atrás de respostas e mais anéis; o que esperar da 2ª temporada

    Série derivada de O Senhor dos Anéis ainda deve mostrar a criação de Mordor e as bases do que virá a ser Gondor, o reino dos Homens.

    ATENÇÃO: ESTA MATÉRIA CONTÉM SPOILER!

    A 1ª temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder chegou ao fim na última sexta-feira (14/10). Alguns dos maiores mistérios da série do Amazon Prime Video foram enfim esclarecidos – como a verdadeira identidade de Sauron e a forja dos três Anéis élficos –, mas outras questões ficaram pendentes para a 2ª temporada. O que esperar então dos novos episódios? Confira algumas possibilidades a seguir:

    SAURON SERÁ O GRANDE PROTAGONISTA

    Os executivos de Os Anéis de Poder já enfatizaram que os novos episódios se concentrarão em Sauron depois que Halbrand (Charlie Vickers) foi desmascarado por Galadriel (Morfydd Clark). “A 2ª temporada é fundamentalmente diferente, pois nosso principal vilão está à solta e tramando", disse a produtora executiva Lindsey Weber ao Deadline.

    "De certa forma, será mais corajosa, mais intensa, talvez um pouco mais assustadora. Há coisas que que estariam no final da 1ª temporada, mas que pensamos serem grandes demais e que decidimos guardar. Algumas dessas coisas estamos fazendo agora", acrescentou Weber.

    O showrunner Patrick McKay também comentou o futuro da série em entrevista ao The Hollywood Reporter: "Sauron pode ser apenas Sauron agora. Como Tony Soprano [de Família Soprano] ou Walter White [de Breaking Bad], ele é mau, mas de uma forma complexa. A 1ª temporada foi como Batman Begins, mas a 2ª é como O Cavaleiro das Trevas, porque Sauron não está mais escondido."

    Quais serão, portanto, os próximos movimentos do Senhor do Escuro? O intérprete de Halbrand/Sauron não quis dar muitas pistas. Ir para Mordor é a primeira parte desse plano maligno, explicou superficialmente Vickers à Variety.

    De fato, uma folheada nos livros de J.R.R. Tolkien confirma que a estratégia de Sauron está baseada sobretudo na construção de seu reino (e de sua fortaleza Barad-dûr). Para isso, precisará derrotar Adar (Joseph Mawle) e seu exército de orcs, eventualmente forjando o Um Anel na Montanha da Perdição.

    ONDE ESTÃO OS OUTROS ANÉIS DE PODER?

    No entanto, antes da criação do artefato mágico capaz de controlar os demais, os sete anéis pertencentes aos anões e os nove anéis pertencentes aos humanos devem ser fabricados. Na mitologia de Tolkien, esses objetos são manufaturados pelos elfos sob a supervisão de Sauron e posteriormente entregues aos povos da Terra-média. A distribuição é feita justamente pelo Senhor do Escuro – a única exceção é o anel que Celebrimbor confia ao rei Durin III.

    O material original não deve ser seguido à risca por Os Anéis de Poder. Afinal, Galadriel e Elrond (Robert Aramayo) conhecem o segredo de Halbrand, tendo o próprio escapado de Eregion para Mordor. E não há nada que sugira que outros anéis tenham sido produzidos antes dos três anéis dos elfos (que são os últimos a ganharem vida na obra de Tolkien, aliás).

    Ainda não se sabe como o seriado abordará essa passagem tão importante e explicará a mudança na ordem da forja. Celebrimbor (Charles Edwards) e os Elfos serão responsáveis por confeccionar os anéis restantes, que depois cairão nas mãos de Sauron? Ou Sauron apenas faz os anéis e os oferece aos anões e humanos? A segunda opção soa mais convincente.

    Isso provavelmente levará a uma guerra na 2ª temporada. Como McKay e seu parceiro de cargo J.D. Payne contaram ao The Hollywood Reporter, uma batalha gigantesca, que se estende por dois episódios, está prevista. A Guerra dos Elfos contra Sauron se encaixaria bem na descrição, pois é justamente o prelúdio dos grandes conflitos da Segunda Era.

    UMA AVENTURA NO LESTE DA TERRA-MÉDIA

    Ao mesmo tempo, Os Anéis de Poder se afastará desses eventos cruciais para a Terra-média e mergulhará na jornada da pé-peluda Nori (Markella Kavenagh) ao lado do Estranho (Daniel Weyman). Como Payne havia anunciado ao Deadline, desde o início um dos objetivos do projeto é se aventurar em "cantos inexplorados e invisíveis do mapa de Tolkien, um continente vasto e atraente que leitores e espectadores nunca visitaram".

    Isso só pode significar o leste da Terra-média, onde está localizada a região de Rhûn, mencionada em Os Anéis de Poder. É lá que estão as estrelas que o gigante tanto procura e é para lá que parte após descobrir ser um Istar – quer dizer, um mago. Mas qual?

    "Ele aprende com os místicos que ele não é Sauron, e sim o Outro. O que indica que seu destino pode estar de alguma forma ligado ao de Sauron", analisou McKay. Seria ele o antagonista direto do Senhor do Escuro, mas no lado bom?

    PERSONAGENS IGNORADOS NO FINAL DA 1ª TEMPORADA

    Sauron, os Elfos, o Estranho e Nori tiveram lugar garantido no season finale. O mesmo não aconteceu com três outros núcleos de destaque na 1ª temporada: os Númenorianos, os Homens das Terras do Sul e os Anões.

    É de se imaginar que, na próxima leva de episódios, um grande ponto de virada ocorrerá em Númenor. Na sequência da morte do rei Tar-Palantir (Ken Blackburn), Tolkien narra a tomada do poder por Pharazôn (Trystan Gravelle). No livro, ele se torna rei ao se casar com Míriel (Cynthia Addai-Robinson).

    Em Os Anéis de Poder, a pedra fundamental para isso pode ter sido lançada pela cegueira da então rainha-regente. Afinal, sua nova condição aponta fraqueza na visão de seus oponentes e até de seus súditos.

    Quanto aos sobreviventes das Terras do Sul – entre eles Bronwyn (Nazanin Boniadi), Theo (Tyroe Muhafidin) e Arondir (Ismael Cruz Córdova) – provavelmente se mudarão para Pelargir, já mencionado no sétimo episódio. Nesse assentamento devem encontrar Isildur (Maxim Baldry), até o momento desaparecido, e finalmente preparar a fundação do reino de Gondor.

    O papel dos Anões na 2ª temporada ainda é difícil de avaliar. Porém, é certo que a última palavra na disputa entre Durin III e seu filho Durin IV (Owain Arthur) ainda não foi dita. Além disso, a amizade entre Durin e Elrond, que foi bastante explorada na 1ª temporada, deve ganhar mais camadas.

    NOVAS ADIÇÕES AO ELENCO DE OS ANÉIS DE PODER?

    Com um casting gigantesco, a série já havia apresentado ao público a maioria dos personagens importantes da Segunda Era. Acontece que um deles estava faltando, mas já foi confirmado na 2ª temporada: Círdan, o construtor naval.

    Como o nome sugere, Círdan vive à beira-mar (nos Portos Cinzentos, também conhecidos da trilogia de Peter Jackson) e tem um apreço por navios e marinheiros. É por isso que faz amizade com alguns Númenorianos, o que poderia muito bem ser retratado na produção do Prime Video. Para completar, ele é um dos três elfos que recebem um dos Grandes Anéis – especificamente Narya, o anel de fogo.

    Ao Deadline, McKay confessou que um ator já foi encontrado para o papel de Círdan e será anunciado mais para frente. Ele ainda sublinhou que qualquer personagem que faz parte da Segunda Era pode dar as caras.

    O que inclui o marido de Galadriel, Celeborn, que foi dado como morto em um diálogo do sétimo episódio quando, na verdade, está vivíssimo nos romances de Tolkien. Ele apareceu, inclusive, nos filmes de Jackson – com maior tempo de tela em A Sociedade do Anel (2001) e brevemente em O Retorno do Rei (2003).

    Aos fãs de Os Anéis de Poder, resta aguardar. As gravações da 2ª temporada estão em andamento desde o início de outubro e continuarão até meados de 2023. Logo, o lançamento não deve ocorrer antes do segundo semestre de 2024 ou até mesmo 2025.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top