Minha conta
    O Senhor dos Anéis: O que significa o nome de Galadriel? Origem diz mais sobre a personagem do que você pensa
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Na mitologia de Tolkien, Galadriel é uma das elfas mais poderosas da Terra-média – e isso fica claro na série Os Anéis de Poder.

    Anteriormente interpretada por Cate Blanchett nos filmes de Peter Jackson e agora pela sueca Morfydd Clark na série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, a elfa Galadriel é uma das figuras mais emblemáticas do universo criado por J.R.R. Tolkien. Se nas telonas teve um papel secundário, na nova produção do Amazon Prime Video ela é a protagonista – e milhares de anos mais nova, já que a trama se passa na Segunda Era da Terra-média.

    É claro que muitas dúvidas surgem sobre a personagem. Por exemplo, o que significa seu nome? Em sindarin – a mais famosa das línguas élficas –, pode-se traduzir "galad" por "luz" ou "radiação", um radical que ela compartilha com o Alto Rei dos Elfos Gil-galad (vivido por Benjamin Walker no seriado).

    Por sua vez, "riel" designa uma personagem feminina coroada com uma guirlanda. Galadriel poderia, portanto, evocar uma "jovem coroada de luz", provavelmente simbolizando o cabelo dourado que ostenta, mas também sua busca por erradicar a escuridão.

    Como consta no site Tolkien Gateway, Galadriel ganhou esse "apelido" em sua juventude, pois sempre que praticava exercícios físicos amarrava suas madeixas na forma de uma coroa.

    Amazon Prime Video

    A sequência de abertura do 1º episódio reforça a associação entre luz e escuridão quando mostra uma Gadriel criança pedindo conselhos ao irmão mais velho sobre o caminho a seguir. Finrod (Will Fletcher) então lhe explica que, ao contrário de uma pedra, irremediavelmente atraída para as profundezas do abismo, um navio permanece à tona porque nunca olha para baixo, e sim para a luz do céu.

    Nascida nas Terras Imortais de Valinor, Galadriel viaja originalmente para a Terra-média em meio às guerras de seu povo contra Morgoth, o Grande Inimigo. Lá permanece por vários milênios, como pode ser visto nos longas dirigidos por Jackson, ambientados na Terceira Era. Galadriel já é apresentada como a Dama de Lothlórien, uma antiga floresta élfica a leste das Montanhas Nebulosas.

    O Senhor dos Anéis: Quem são os personagens da série Os Anéis de Poder?

    Já nos dois primeiros episódios da série, ela ainda pode ser vista lutando contra Sauron e depois querendo se vingar da morte de seu irmão em combate. Ela é uma das poucas – se não a única – que acredita que o mal continua à espreita na Terra-média.

    Os Anéis de Poder estreou na última quinta-feira (01/10), mas vale lembrar que os próximos episódios – são oito ao todo – serão lançados semanalmente, toda sexta-feira.

    O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder
    O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder
    Data de lançamento 2022-09-02 | min
    Séries : O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder
    Com Morfydd Clark, Markella Kavenagh, Robert Aramayo
    Usuários
    3,2
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top