Minha conta
    Emmy 2022: Há diversidade entre os vencedores? Compare a lista com a edição passada
    13 de set. de 2022 às 12:57
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Oscar da TV aconteceu na última segunda-feira.

    Em uma atípica segunda-feira, o Emmy Awards 2022 prestigiou os destaques da TV dos últimos meses. Promovido pela Academia de Artes & Ciências Televisivas, em conjunto de outras duas organizações, o evento aconteceu em 12 de setembro, no Microsoft Theatre, Los Angeles. Um ponto de observação ao longo dos últimos anos é a presença da diversidade entre indicados e vencedores da honraria, algo que será discutido brevemente neste texto. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo LA Times, apesar das transformações visíveis na premiação, existe uma "resistência profunda" às mudanças.

    Oscar 2022: Por que tantas pessoas brancas são indicadas? Mudanças ainda estão a caminho

    Especialistas apontam que nas últimas duas décadas, aproximadamente 84% das indicações eram destinadas a pessoas brancas, com 97% em algumas ocasiões. Em consideração a estes dados, o presidente da Television Academy Maury McIntyre rememora um discurso dado por Viola Davis em 2015.

    “Viola Davis realmente disse isso melhor quando ganhou o Emmy: você não pode ganhar esse prêmio se não tiver a oportunidade de desempenhar um papel que possa lhe dar esse prêmio”, disse McIntyre ao veículo. “Eu não acho que você pode culpar o Oscar, eu não acho que você pode culpar o Emmy, se os papéis não estiverem lá. Mas cabe a nós garantir que, quando os papéis estiverem lá, estejamos promovendo e defendendo para que nossos membros possam ver e testemunhar esses papéis para depois julgá-los”. Os autores do estudo acreditam que alguns elementos relacionados à diversidade, como reação ou resistência, provocam uma barreira aos membros votantes da Academia. “Parece haver uma resistência profunda na cultura da Academia para avançar, mudar a maneira como as coisas sempre foram feitas e criar um novo futuro para a televisão”, afirmam os estudiosos. Como resultado, o estudo conclui que a organização “não consegue entender e apoiar adequadamente seus membros mais diversos”, já que a própria composição da Academia não reflete a inclusão de etnias, gêneros, sexualidade, entre outros.

    Emmy 2022

    Na 74ª edição do Emmy Awards, menos de um terço dos vencedores não são brancos. Foram entregues 6 estatuetas para artistas não-brancos de um total de 19 categorias de atuação. Entre eles estão, Zendaya (Euphoria), Sheryl Lee Ralph (Abbott Elementary) e Lee Jung-jae (Round 6). Os três fizeram discursos que refletiram o importante aspecto que os levaram até ali, como Sheryl, a segunda mulher negra a vencer na categoria de melhor atriz coadjuvante de comédia, que entoou a abertura de "Endangered Species", jazz de Dianne Reeves, de 1994.

    Fora das categorias de atuação, outros quatro talentos marcaram presença no quesito representatividade. Foram eles: Lizzo (reality de competição), Jerrod Carmichael (roteiro para especial de variedades), Quinta Brunson (roteiro para série de comédia) e Hwang Dong-hyuk (diretor de séries dramáticas). Na semana passada, outros três atores não brancos conquistaram prêmios nas categorias técnicas/criativas: Chadwick Boseman (What If...?), Colman Domingo (Euphoria) e Lee Yoo-mi (Round 6).

    Emmy 2022: Confira a lista completa de vencedores do Oscar da TV

    Murray Bartlett e Jerrod Carmichael representaram a comunidade LGBTQIAP+ nesta edição. As vitórias foram concedidas pelo especial Rothaniel e The White Lotus, respectivamente, ambos da HBO/HBO Max. Em comparação com o ano passado, houve um tímido avanço, já que em 2021 nenhum ator não branco conquistou vitórias em categorias de atuação, mesmo com 44% de indicações para artistas globais. Enquanto isso, nas nomeações criativas, a diversidade esteve presente com os prêmios de Michaela Coel, RuPaul e Debbie Allen. “Muitos dos mesmos problemas que vemos na Academia de Televisão, ou que surgiram no relatório, francamente, os vemos em muitos outros ambientes. Vivemos em uma sociedade com história compartilhada e luta compartilhada”, concluiu Y-Vonne Hutchinson, CEO e fundador da ReadySet, ao LA Times. Assim como dito nas mudanças de inclusão e diversidade do Oscar, as mudanças estão a caminho, mas a passos lentos e complexos.

    Abbott Elementary
    Abbott Elementary
    Data de lançamento 7 de dezembro de 2021 | min
    Séries : Abbott Elementary
    Com Quinta Brunson, Tyler James Williams, Janelle James
    Usuários
    3,0
    Assista agora em Star +
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top