Minha conta
    Vizinhos: Leandro Hassum e Maurício Manfrini contam histórias de vizinhança e dão dicas ao AdoroCinema (Entrevista Exclusiva)
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Comédia chega ao catálogo da Netflix amanhã, 1º de setembro.

    Leandro Hassum e Maurício Manfrini estão prestes a estrear um novo filme na Netflix. Vizinhos, que estreia em 1º de setembro, tem direção de Roberto Santucci, de Quatro Amigas Numa Fria e De Pernas Pro Ar 2, roteiro de Paulo Cursino e produção da Camisa Listrada.

    Na trama, Walter (Hassum) sofre de um colapso nervoso por levar uma rotina de trabalho estressante. Por orientação médica, ele e sua mulher Joana (Júlia Rabello) abandonam o Rio de Janeiro para buscar sossego em uma cidade pequena, cercada de paz e natureza. Porém, os planos de relaxamento vão por água abaixo por causa de Toninho (Manfrini), seu novo vizinho barulhento, que é mestre de bateria de uma escola de samba.

    Em entrevista ao AdoroCinema, os atores revelaram que, naturalmente, já tiveram suas questões e histórias com a vizinhança, algo que a comédia trabalha de forma intensa durante suas quase 2h de duração.

    Hassum detalhou um ocorrido semelhante ao do longa, mas “um pouco mais barra pesada”, como descreve. “Como muita gente sabe, eu não moro no Brasil. Então sempre que venho para cá a trabalho, para filmar ou fazer teatro, fico num aparthotel, porque não gosto de ficar em hotel”, introduz o artista.

    “Eu vim no ano passado, bem no começo do ano, para fazer meu espetáculo teatral, e fiquei num aparthotel no Recreio (Rio de Janeiro). Era período de carnaval e meu vizinho da frente resolveu abrir a porta e colocar um samba nas alturas - e foi um final de semana em que minha mulher veio me visitar”, relembra. “A gente vendo série da Netflix na sala com samba nas alturas e os filhos dele andando de bicicleta no corredor do prédio. Aí, eu liguei para a portaria e falei 'Olha, só: meu vizinho de porta está com o som muito alto, não consigo ouvir minha televisão. Será que podia dar um toque para pelo menos abaixar o volume ou fechar a porta?'”.

    No entanto, a resposta surpreendeu Hassum e o fez mudar de ideia na hora. “O cara me explicou: 'Senhor, é complicado. Ele é da milícia'”. Ao ouvir a informação, o ator conta aos risos, que respondeu que se precisasse iria lá “tocar um tambor com ele”. “No final, fiquei ouvindo samba o dia inteiro", concluiu.

    Lançamentos da Netflix na semana (29/08 a 04/09): Filme brasileiro com Leandro Hassum e estreia de minissérie de suspense são os destaques

    Hassum conta que ainda teve um episódio em que uma vizinha jogou coco de cachorro na cabeça dos operários que estavam trabalhando em sua casa. “Ela jogou coco de cachorro, então tive que chamar a polícia”, explica.

    Manfrini também já teve algumas situações. "Eu me dou bem com meus vizinhos atuais, mas já tiveram problemas comigo por causa do som alto, fora de hora", relembra o ator ao fazer um curioso paralelo com o filme. "Uma coisa que sempre acontecia comigo é com vagas de estacionamento, algo recorrente. A pessoa chegava, deixava o carro na tua vaga e às vezes tinha que chamar a pessoa para ela tirar e ela ainda ficava com raiva. Mas nunca aconteceu nada além disso, só cara feia mesmo". Ele completa: "Histórias com vizinhos são coisas que não faltam."

    Uma história de identificação

    Ao mesmo tempo em que se estabelece como uma comédia, há espaço para o drama em Vizinhos. A trama humaniza os dois protagonistas, mesmo que tenham atitudes questionáveis. “Acho que Vizinhos tem esse ponto de contato muito interessante. Todos nós já passamos por alguma situação com vizinhos - sendo a pessoa que incomodou ou a pessoa incomodada”, reflete Hassum.

    Durante a entrevista, o ator ainda lembrou de um caso em que, apesar de ter tido problemas com um vizinho, ambos tinham uma relação saudável, pois conseguiram se resolver e entenderam que poderiam conviver tranquilamente. “Acho que muita gente vai se identificar com Vizinhos e dar boas gargalhadas. A gente espera ter essa identificação”, finaliza.

    Como lidar com vizinhos?

    Por fim, os dois compartilham suas dicas para lidar bem com vizinhos que, talvez, sejam problemáticos.

    "Quando não tiver jeito, muda!", brincou Maurício. "A dica é tolerância. Tentar entender, chamar para conversar, antes de qualquer desentendimento mais intenso. É o diálogo e o bom humor, não adianta tentar conversar com o vizinho com cara fechada. Com sorriso, na maioria das vezes a gente consegue resolver as coisas."

    "Tampão de ouvido!", aponta Hassum rindo. "Na verdade, eu acho que o segredo é não problematizar o problema. Acho que a gente dá muita importância para os problemas. Às vezes por covardia de não ter coragem de falar, a gente prefere brigar. Quando, às vezes, é só uma conversa, só um ajuste fino que a gente precisa. Isso em qualquer relação, não apenas com os nossos vizinhos: dar ao problema o tamanho certo dele. Neste mundo de hoje em dia, um probleminha cai na internet e vira algo gigantesco, quando só um telefonema talvez tivesse resolvido.”

    Minions 2: Leandro Hassum, dublador de Gru, enaltece Steve Carell e explica método para encarnar jovem vilão (Entrevista Exclusiva)

    Para ver como a dupla encarna uma pequena guerra de bairro, a comédia Vizinhos desembarca no catálogo da Netflix amanhã, 1º de setembro.

    Vizinhos
    Vizinhos
    Data de lançamento 1 de setembro de 2022 | 1h 50min
    Criador(es): Roberto Santucci
    Com Leandro Hassum, Maurício Manfrini, Júlia Rabello
    Usuários
    3,1
    Assistir em streaming
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top