Minha conta
    Mês do Orgulho LGBTQIAP+: 8 personagens assexuais das séries de TV
    Katiúscia Vianna
    Katiúscia Vianna
    -Editora-chefe | Crítica
    Apaixonada pela escrita, Katiúscia Vianna acumulou décadas de cultura pop, já que cresceu dividindo seu tempo entre apostas para o Oscar e maratonas de Friends.

    De bela representação em BoJack Horseman e Sex Education até um "precisamos falar sobre Sheldon Cooper em The Big Bang Theory".

    Junho é mês do orgulho LGBTQIAP+, porém é preciso falar sobre representatividade nos 365 dias do ano. Aos poucos, vemos as mídias abrindo espaço para representatividade e, cada vez mais, temos séries com conteúdo gay nas telinhas. Porém, ainda temos muito a avançar — seja sofrendo censuras em diversos países ou por ainda ter tabu na hora de falar sobre isso. Parte da comunidade que busca ter maior voz é o A dessa sigla: os assexuais. 

    Por favor, nada de confundir com assexuado, que significa não ter sexo. Já os assexuais são indivíduos que sentem pouca ou nenhuma atração sexual, porém engloba um espectro recheado de pessoas com diferentes relações com tal conceito. Felizmente, já vemos alguns personagens assexuais nas telinhas e estamos aqui para celebrá-los... ou observar o que ainda podemos melhorar na forma como tratamos essa comunidade:

    Todd - BoJack Horseman

    BoJack Horseman é considerada como uma das melhores séries da Netflix e não é a toa, já que mistura um humor ácido com grande profundidade emocional. Ela também se destaca em mostrar a rotina de uma pessoa assexual, tratando o assunto com naturalidade. No caso, trata-se de Todd Chavez (voz de Aaron Paul), que assumiu ser "ace" na quarta temporada do show, teve questões amorosas com uma namorada e até criou um aplicativo para sua comunidade.

    Isaac e Tori - Heartstopper

    Heartstopper dá um show de representatividade, colocando personagens gays, bi e trans no centro de sua narrativa. Porém, duas pessoas importantes na vida de Charlie são assexuais. Sim, as vidas amorosas de Isaac (Tobie Donovan) e Tori (Jenny Walser) ainda não foram abordadas nas telinhas, mas a autora Alice Oseman confirmou que ambos são assexuais arromânticos e pretende dar mais destaque para isso nas próximas duas temporadas já garantidas do show da Netflix

    9 séries parecidas com Heartstopper para quem amou o romance teen da Netflix

    Florence - Sex Education

    Sempre revolucionária sobre seu jeito de abordar sexo, a série Sex Education também expandiu seus horizontes e abordou esse tema tão pouco mencionado na TV, a partir da personagem Florence (Mirren Mack). Pressionada por seus amigos, a jovem acredita ter algum problema por não sentir aração sexual por ninguém, mas logo é amparada por Jean (Gillian Anderson) - que explica como isso é completamente normal. "Sexo não nos torna completos, então como você poderia estar quebrada?" se tornou um dos momentos mais emocionantes e importantes do show.

    Raphael - Shadowhunters

    Muito se lembra do icônico casal formado por Alec (Matthew Daddario) e Magnus (Harry Shum Jr.), mas Shadowhunters também deu um exemplo bacana ao falar de assexualidade através do vampiro Raphael (David Castro). Ele teve um relacionamento romântico com Izzy (Emeraude Toubia), mas não tinha interesse em atos sexuais. Ele passou por momentos complicados na adaptação dos livros de Cassandra Clare, mas sua identidade sexual não era o centro dos problemas.

    Spooner - Legends of Tomorrrow

    Também temos uma super-heroína nessa lista! Legends of Tomorrow é a mais elogiada dentre as séries do Arrowverse, inclusive por abranger tantos personagens LGBTQIAP+. Na sexta temporada, o grupo da Waverider convocou Esperanza Cruz, ou Spooner (Lisseth Chavez), e ela foi uma bela adição à equipe, com suas habilidades de combate e telepatia. Antes do fim do show, a moça contou com a ajuda de Zari (Tala Ashe) para se assumir assexual, com muito orgulho.

    12 personagens LGBTQIAP+ da Marvel que queremos ver nas telas

    Varys - Game of Thrones

    Os eunucos de Game of Thrones provaram que existe mais de um jeito de praticar sexo, mas nem todos eram interessados no tópico. Parte importante da jornada da série da HBO, Varys (Conleth Hill) declarou em uma conversa com Oberyn (Pedro Pascal) que nunca teve interesse sexual, nem por homens, nem por mulheres. E, sinceramente? Ele estava bem contente de ser assim, por não apreciar o que desejo faz com as pessoas.

    Sheldon - The Big Bang Theory

    Ok, vamos falar do elefante na sala: oficialmente, Sheldon Cooper (Jim Parsons) nunca foi declarado como assexual pelos criadores de The Big Bang Theory. Mas membros da comunidade se identificam com características importantes do personagem, como ser (quase) sempre desinteressado em sexo e só pensar no assunto depois de conhecer e se apaixonar por Amy (Mayim Bialik). O problema é que o jeito do cientista sempre era alvo de piadas e pressões de seus amigos. Ou seja, uma grande oportunidade de representar esse grupo foi desperdiçada à custa de piadas e falta de coragem em assumir sua verdade.

    Bonus: Jughead - Riverdale (nas HQs)

    Por fim, uma leve trapaça: Jughead é assexual nos quadrinhos da Archie Comics, porém essa característica não foi levada para sua versão nas telinhas, ao ser interpretado por Cole Sprouse em Riverdale. Então, fica a dica pra conferir as HQs e torcer para que a assexualidade seja um tópico ainda mais citado nas grandes séries de TV.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top