Minha conta
    A Vizinha da Mulher na Janela: Entenda todas as referências usadas na nova série da Netflix
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Protagonizada por Kristen Bell, a nova série do streaming apresenta um humor ácido e é baseada em algumas obras já conhecidas pelo público.

    Nesta sexta-feira (28), estreia na Netflix a série A Vizinha da Mulher na Janela. Com um humor ácido, a produção original do streaming entrega uma sátira que tira sarro dos inúmeros filmes hollywoodianos com a temática “protagonista olhando pela janela presencia um assassinato”.

    Na trama, Anna (Kristen Bell), é uma pessoa deprimida que se isola dentro de casa a maior parte do tempo, tentando lidar com a recente morte da filha e a separação do marido. As coisas começam a mudar quando um belo homem se muda para a casa do outro lado da rua. A princípio, a mulher se sente atraída pelo rapaz, até presenciar uma cena assustadora: enquanto tomava uma taça de vinho sentada na janela, ela vê uma jovem sendo assassinada na casa do novo vizinho. Quando Anna decide ir até a polícia, ninguém acredita em sua história, fazendo-a duvidar se o que viu foi real ou apenas uma alucinação.

    A Vizinha da Mulher na Janela
    A Vizinha da Mulher na Janela
    Data de lançamento 2022-01-28 | min
    Séries : A Vizinha da Mulher na Janela
    Com Kristen Bell, Tom Riley, Michael Ealy
    Usuários
    3,0
    Assistir em streaming

    Como ressaltado anteriormente, a produção em questão é baseada em diversos outros longas que abordam o mesmo enredo. No original, o próprio nome da série já entrega a ironia, com o gigantesco: The Woman in the House Across the Street from the Girl in the Window. Dito isso, confira abaixo as principais referências para o surgimento da obra:

    Os 11 filmes de suspense mais tensos da Netflix

    JANELA INDISCRETA

    Janela Indiscreta
    Janela Indiscreta
    Data de lançamento 11 de fevereiro de 1955 | 1h 50min
    Criador(es): Alfred Hitchcock
    Com James Stewart, Grace Kelly, Wendell Corey
    Usuários
    4,4
    Assista agora

    Todas as produções deste gênero só foram possíveis graças ao mestre do suspense, Alfred Hitchcock, diretor de Janela Indiscreta. Rodado em 1954, o clássico é considerado um dos melhores thrillers de todos os tempos, servindo de referência para inúmeros longas-metragens desde então.

    No filme, em Nova York, L.B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos vizinhos com um binóculo e sua câmera. Quando ele presencia alguns acontecimentos suspeitos, começa a achar que um assassinato foi cometido em um prédio próximo.

    Um Corpo que Cai, de Alfred Hitchcock, é eleito o melhor filme de todos os tempos

    A MULHER NA JANELA

    A Mulher na Janela
    A Mulher na Janela
    Data de lançamento 15 de maio de 2021 | 1h 40min
    Criador(es): Joe Wright
    Com Amy Adams, Anthony Mackie, Fred Hechinger
    Usuários
    3,1
    Adorocinema
    2,5
    Assistir em streaming

    Lançado em maio do ano passado pela Netflix, o longa-metragem A Mulher na Janela é a maior influência para a série abordada. Com um notável elenco, o filme apostou em nomes conhecidos de Hollywood, como Amy AdamsAnthony Mackie e Wyatt Russell; acabando, mesmo assim, por fracassar em termos de crítica. Vale ressaltar que a protagonista vivida por Amy Adams foi "A" fonte de inspiração para a personagem de Kristen Bell, compartilhando, além do mesmo nome, o vício em bebidas e até fobias.

    Anna Fox é uma alcoólatra reclusa que passa os dias em seu apartamento em Nova York, assistindo a filmes antigos e observando seus vizinhos. Quando a família Russell se muda para o prédio da frente, ela passa a espionar o que seria a família perfeita, até testemunhar uma cena chocante que muda a sua vida.

    A GAROTA NO TREM

    A Garota no Trem
    A Garota no Trem
    Data de lançamento 27 de outubro de 2016 | 1h 53min
    Criador(es): Tate Taylor
    Com Emily Blunt, Rebecca Ferguson, Haley Bennett
    Imprensa
    2,6
    Usuários
    4,0
    Adorocinema
    3,0
    Assista agora

    Mais um filme que entra para o grupo das mulheres viciadas em bebida que presenciaram um assassinato pela janela, A Garota no Trem é baseado no livro de mesmo nome. Contando com atuações de Emily Blunt e Rebecca Ferguson, o longa também acabou sendo destruído pela crítica especializada.

    Na obra, Rachel, uma mulher alcoólatra desempregada e deprimida, sofre pelo seu divórcio recente. Todas as manhãs ela viaja de trem de Ashbury a Londres, fantasiando sobre a vida de um jovem casal que vigia pela janela do transporte. Certo dia, ela testemunha uma cena chocante, descobrindo, mais tarde, que a mulher que sempre observa está desaparecida. Inquieta, Rachel recorre a polícia e se vê completamente envolvida no mistério.

    DESPERATE HOUSEWIVES

    Desperate Housewives
    Desperate Housewives
    Data de lançamento 2004-10-03 | min
    Séries : Desperate Housewives
    Com Teri Hatcher, Felicity Huffman, Marcia Cross
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Star +

    Talvez não tão explícita assim, mas ainda na lista, a série Desperate Housewives acabou sendo referência em relação ao estereotipado “subúrbio americano verde com donas de casa perfeitas e fofoqueiras”. Vale lembrar que esta produção também apresenta sua cota de assassinatos e outras mortes.

    Aqui, a pacata vida de um grupo de donas de casa do subúrbio de Wisteria está prestes a mudar completamente. Quando uma delas, Mary Alice Young (Brenda Strong), misteriosamente comete suicídio, somos guiados através das vidas de seus amigos, família e vizinhança, pelo seu ponto de vista único e... superior.

    A MÃO QUE BALANÇA O BERÇO

    A Mão Que Balança o Berço
    A Mão Que Balança o Berço
    Data de lançamento 22 de novembro de 2021 | 1h 44min
    Criador(es): Curtis Hanson
    Com Rebecca De Mornay, Annabella Sciorra, Matt McCoy
    Usuários
    4,0
    Assista agora em Star +

    Pequena mas ainda influente, a relação de A Vizinha da Mulher na Janela com o clássico A Mão que Balança o Berço está no relacionamento da protagonista com seu jardineiro/faz tudo. No filme, o ator Ernie Hudson interpreta um profissional de jardinagem que é uma das poucas pessoas que percebem a verdade por trás da sinistra babá. Assim como na série da Netflix, no longa também temos uma mulher desacreditada e tratada como louca dentro da própria casa.

    Na trama, Claire Bartel (Annabella Sciorra) e Michael (Matt McCoy) estão cansados de procurar uma babá. Quando Peyton Flanders (Rebecca De Mornay) se candidata ao emprego, ela parece boa demais para ser verdade. Elegante, educada e dedicada, a nova contratada é simplesmente perfeita. A jovem passa a tomar conta do bebê como se fosse seu, mas com o tempo, Claire começa a achar que Peyton está se comportando de uma maneira estranha.

    OS OUTROS

    Os Outros
    Os Outros
    Data de lançamento 27 de outubro de 2001 | 1h 45min
    Criador(es): Alejandro Amenábar
    Com Nicole Kidman, Elaine Cassidy, Christopher Eccleston
    Usuários
    4,4
    Assista agora

    Durante uma cena do primeiro episódio de A Vizinha da Mulher na Janela, Anna é lembrada de que sua filha está morta, em um take onde a menina está brincando no chão do quarto. Propositalmente ou não, o momento é filmado exatamente como no terror Os Outros, quando a personagem de Nicole Kidman pensa ver sua filha brincando no chão, mas na verdade é um fantasma.

    No longa, durante a 2ª Guerra Mundial, Grace decide se mudar juntamente com seus dois filhos, para uma mansão isolada na ilha de Jersey, a fim de esperar que o marido retorne do conflito. Como as crianças possuem uma estranha doença que as impede de receber diretamente a luz do sol, a casa está sempre em total escuridão. Os três vivem sozinhos seguindo religiosamente certas regras, como nunca abrir uma porta sem fechar a anterior. Contudo, quando eles contratam alguns empregados, determinadas situações sinistras começam a ocorrer.

    5 melhores séries de suspense na Netflix
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top