Minha conta
    Lima Duarte: 6 personagens inesquecíveis do ator que volta em Além da Ilusão
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    De Sinhozinho Malta até Afonso Lambertini, Lima Duarte representa uma das grandes estrelas da TV e cinema brasileiro.

    Uma das próximas novelas da Rede Globo, Além da Ilusão promete ser o grande sucesso das seis horas deste ano. Com iminente estreia marcada para 7 de fevereiro, a produção foi escrita por Alessandra Poggi, contando com um enredo de época e elenco com grandes nomes da televisão, como Larissa ManoelaRafael VittiPaloma DuarteMarcello NovaesMarisa Orth e Lima Duarte.

    Além da Ilusão
    Além da Ilusão
    Data de lançamento 2022-02-07
    Séries : Além da Ilusão
    Usuários
    3,3
    Assista agora

    E falando em Lima Duarte, você se recorda dos grandes personagens vividos pelo ator? Conhecido por ser um dos maiores profissionais do audiovisual brasileiro, o astro tem no currículo papéis icônicos em dezenas de produções, apresentando uma carreira com nomes marcados para sempre na memória dos apaixonados por filmes e novelas. E com sua volta à TV este ano, quem sabe não somos apresentados a mais um papel lendário?

    Pensando nisso, o AdoroCinema fez uma lista com 6 personagens memoráveis interpretados por Lima Duarte. Confira abaixo:

    Próximas novelas da Globo: confira quais são as novas produções da emissora

    ZECA DIABO (O BEM AMADO)

    Conhecido como o personagem que consagrou o ator e também uma das maiores atuações de sua carreira, em O Bem Amado, Zeca Diabo mostra a transformação de um matador em um homem bom.

    Na trama, o prefeito da fictícia Sucupira busca um cadáver para inaugurar o cemitério da cidade. Quando ninguém no município morre, ele traz ao local o matador Zeca Diabo, com a intenção de que o pistoleiro enterre alguns corpos. Contudo, o que ele não esperava é que o personagem de Lima Duarte estava decidido a se tornar um bom homem, disposto a nunca mais matar alguém.

    SINHOZINHO MALTA (ROQUE SANTEIRO)

    Definitivamente o papel mais conhecido da carreira do ator, Sinhozinho Malta marcou a televisão brasileira. Em Roque Santeiro, o carismático Sinhozinho Malta foi o amante da Viúva Porcina (Regina Duarte). Fato curioso é que apesar de Malta ter todas as características de um vilão, o tremendo carisma empunhado pelo ator impedia que as pessoas desgostassem do personagem, amado por grande parte dos espectadores.

    SASSÁ MUTEMA (O SALVADOR DA PÁTRIA)

    Acostumado a personagens durões, em 1989, foi a vez de Lima Duarte dar vida ao ingênuo Sassá Mutema, na novela O Salvador da Pátria. Manipulado pelos grandes figurões da cidade, Sassá acabou transformado em líder político, para assim garantir a vontade de outros. A atuação ficou marcada pelo amor platônico que nutria pela professora Clotilde (Maitê Proença).

    MURILO PONTES (PEDRA SOBRE PEDRA)

    Um dos diversos Coronéis da carreira do astro, Murilo Pontes despontou em Pedra Sobre Pedra. Na trama, o personagem usava de todo o poder que tinha para silenciar seus desafetos, além de ocultar um amor por sua maior inimiga política, Pilar Batista, interpretada magistralmente pela atriz Renata Sorrah. Murilo voltou a reaparecer em A Indomada, fazendo uma participação especial na obra.

    MAJOR EMILIANO (FERA FERIDA)

    Viúvo, pai de Guilherme (Rúbens Caribé), presidente da Câmara dos Vereadores, rico fazendeiro e dono da Gazeta de Tubiacanga; o avarento e mesquinho Emiliano Bentes é uma dos grandes rostos das novelas brasileiras. Recolhendo tudo o que encontra pela rua, desde tampinha de refrigerante até caixa de ovo, detém uma personalidade cruel e arbitrária, tendo algumas mortes em sua conta. Ficou conhecido pela frase: “Vamos providenciar o óbito dele.”

    AFONSO LAMBERTINI (DA COR DO PECADO)

    Em um de seus papéis icônicos mais recentes, Lima Duarte interpretou o duro milionário de coração mole Afonso Lambertini, em Da Cor do Pecado. Apaixonado por seus netos (Sérgio Malheiros e Felipe Latgé), ele era o pai de Paco (Reynaldo Gianecchini) e sogro da vilã Bárbara (Giovanna Antonelli). Apesar de ter uma faceta de durão, Afonso apresentava um grande coração quando se tratava de assuntos de família. A morte do personagem frustrou grande parte dos espectadores.

    HBO Max contrata autor consagrado da Globo para dirigir núcleo de novelas
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top