Minha conta
    A Roda do Tempo: Qual é o verdadeiro significado do juramento de Moiraine no 6º episódio?

    Disponível no Amazon Prime Video, a série é estrelada por Rosamund Pike e baseada na coleção de livros de Robert Jordan.

    Atenção: esta matéria contém spoilers!

    A 1ª temporada de A Roda do Tempo está se aproximando de sua reta final no Amazon Prime Video – e do aguardado desfecho que promete deixar os fãs "morrendo" para saber como a história vai continuar. A boa notícia é que a adaptação televisiva da saga literária escrita por Robert Jordan já tem mais duas levas de episódios confirmadas.

    Ambiciosa como poucas, a série tem conseguido cativar não só o público do streaming, como também os leitores dos 14 volumes publicados ao longo de 23 anos. E não foi uma tarefa fácil, pois Jordan criou um universo com elementos e termos muito específicos, que nem sempre são entendidos de primeira.

    A Roda do Tempo: Conheça os personagens principais da nova série do Amazon Prime Video

    Ao levar as páginas para as telas, o showrunner Rafe Judkins decidiu focar nas tramas políticas e nas estratégias das Aes Sedai, uma influente organização feminina cujas integrantes apresentam funções e características próprias. Entre elas está Moiraine, a Ajah Azul vivida por Rosamund Pike.

    No 5º episódio, a protagonista retorna à Torre Branca, em Tar Valon, depois de anos sem pisar lá. Já no 6º episódio, ela rapidamente percebe que Siuan Sanche (Sophie Okonedo), sua amante secreta e atual Trono de Amyrlin, se encontra em uma posição de vulnerabilidade. Diante da possibilidade de ficar presa na cidade e de ter sua busca pelo Dragão Renascido afetada, Moiraine conspira com Siuan Sanche para garantir que ela seja exilada e continue sua missão em sigilo.

    A Roda do Tempo: Qual personagem é o Dragão Renascido? Livro que inspirou a série já deu a resposta

    Ela faz, portanto, um juramento segundo o qual não pode mais voltar a Tar Valon até que seja convocada pelo Trono de Amyrlin. Ao final, as demais Aes Sedai lhe dão as costas, mostrando claramente sua rejeição a Moiraine – agora e no futuro.

    Embora o momento tenha sido especialmente difícil para a personagem de Pike, os Três Juramentos das Aes Sedai têm um significado diferente do que se imagina. De fato, elas não podem dizer nada que não seja verdade; isso, porém, não significa que seja impossível para elas enganarem os outros. Com o passar do tempo e com a experiência adquirida, essas mulheres aprendem a se expressar com cuidado e precisão.

    Assim, quando Moiraine se pronuncia na frente da Vara de Juramento, ela sutilmente reformula seu voto e, ao invés de jurar fidelidade ao Trono de Amyrlin, substitui o título pelo nome de Siuan Sanche.

    Agora que a liderança de Siuan Sanche está em perigo e que Liandrin Guirale (Kate Fleetwood) se revela uma forte candidata, Moiraine secretamente faz um juramento de lealdade pessoal a Siuan Sanche, deixando de se comprometer com qualquer outro Trono de Amyrlin. Se Siuan Sanche perder o posto, sua amiga e amante vai permanecer fiel a ela como indivíduo, e não a sua sucessora ou às Aes Sedai como um grupo. Além disso, com suas palavras, Moiraine pôde demonstrar seu amor antes de ser exilada.

    A Roda do Tempo: Álvaro Morte e Rosamund Pike revelam quais objetos usariam para ajudar seus personagens na série; confira

    Os leitores familiarizados com a história contada em The Wheel of Time (no original) sabem o que isso pressagia. Já os espectadores devem aguardar os próximos episódios para testemunhar o final impactante que lhes foi prometido.

    Enquanto isso não acontece, vale lembrar que os seis primeiros episódios estão disponíveis no catálogo do Amazon Prime Video.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top