Minha conta
    A Roda do Tempo: Guia para entender o universo mágico da série estrelada por Rosamund Pike
    19 de nov. de 2021 às 19:00
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Entre Game of Thrones, O Senhor dos Anéis e Outlander, novo lançamento do Prime Video adapta uma saga literária épica e traz mulheres como protagonistas.

    Nesta sexta-feira (19), o Amazon Prime Video lançou seu mais novo e ambicioso projeto: A Roda do Tempo, com ninguém menos que Rosamund Pike no papel principal. Destinada a se tornar um sucesso desde os estágios iniciais, a série é baseada na saga literária homônima escrita por Robert Jordan – e finalizada por Brandon Sanderson após a morte deste último. Ao todo, foram 14 livros publicados ao longo de 23 anos e mais de 90 milhões de cópias vendidas mundo afora.

    Uma mistura de Game of Thrones, O Senhor dos Anéis e Outlander, a produção desenvolvida por Rafe Judkins nos apresenta a um mundo cheio de fantasia, personagens complexos, paisagens estonteantes e batalhas épicas. Nesse universo tão único, as mulheres assumem não só o protagonismo, como também os poderes mágicos.

    Entre elas está Moiraine (vivida por Rosamund), membro de uma organização feminina conhecida como Aes Sedai. Ela assume a importante missão de conduzir cinco jovens do vilarejo de Dois Rios em uma jornada perigosa até a chamada Torre Branca. Moiraine acredita que um deles é a reencarnação de um dragão milenar que tem como objetivo salvar o mundo ou destruí-lo.

    Como em qualquer universo fantástico, The Wheel of Time (no original) está repleta de elementos e conceitos que só fazem parte do seu imaginário e com os quais o público precisa se familiarizar. Para tornar o trabalho um pouco mais fácil, o AdoroCinema preparou um guia com alguns dos termos, povos e locais presentes na 1ª temporada, bem como seus respectivos significados. Confira!

    A

    AES SEDAI

    Seu significado na língua antiga é "Servos de todos", mas essa definição apenas se encaixa no contexto de uma época anterior, conhecida como a Idade das Lendas. Na Terceira Era, período em que a história se passa, as Aes Sedai são apresentadas como uma organização influente de mulheres, capaz de canalizar o Poder Único nas Terras Ocidentais. Com um vasto conhecimento, elas são uma das forças mais respeitadas e importantes do mundo, embora também sejam frequentemente desprezadas e temidas.

    Dentro das Aes Sedai, existem diferentes níveis de poder, e elas têm uma líder: o Trono de Amyrlin. Em resumo, a função das Aes Sedai – após o evento conhecido como Desmembramento do Mundo, com o qual a Era da Lenda terminou – é impedir que algo semelhante aconteça novamente e manter sob controle os homens que, afetados pela corrupção do Saidin, podem canalizar o Poder Único para o Tenebroso.

    AMIGOS DAS TREVAS

    É assim que podemos nos referir a qualquer criatura que sirva ao Tenebroso. Existem muitos tipos, por isso nem sempre é fácil reconhecê-los. Todos foram criados a partir de outros seres.

    C

    CÍRCULO FEMININO

    O Círculo de Mulheres. Além do Prefeito, o Círculo Feminino é a outra grande organização de Dois Rios, que se encarrega de governar e tomar decisões importantes – tanto em relação às mulheres quanto em relação a assuntos diversos. Seu líder vitalício é a Sabedoria, que concentra poderes como cura ou previsões ao longo do tempo.

    D

    DRAGÃO/DRAGÃO RENASCIDO

    É um dos conceitos mais importantes da história. A busca pelo Dragão Renascido é o que leva Moiraine a Dois Rios – e ela não é a única a procurá-lo.

    O título de Dragão é concedido ao Campeão da Luz após sua luta contra o Tenebroso, um confronto que, de acordo com a lenda, está destinado a ocorrer repetidamente enquanto a Roda do Tempo gira. Por esse motivo, o Dragão está fadado a renascer – e daí surge o conceito de Dragão Renascido. A figura tem como missão salvar e depois destruir o mundo.

    Na Terceira Era, alguns fatos indicam que o Dragão Renascido é um jovem de Dois Rios. A princípio, não se sabe se é homem ou mulher, de modo que os candidatos nem sequer acreditam que podem ser um deles. Mas Moiraine não é a única que nota sua presença, uma vez que os Amigos das Trevas também conseguem senti-lo.

    F

    FILHOS DA LUZ

    Nós nos deparamos com eles desde o início de A Roda do Tempo, então preste atenção: você pode reconhecê-los por suas roupas típicas, especialmente marcantes porque são capas brancas brilhantes. Por isso, também são conhecidos como "Mantos-brancos", ou simplesmente "Os Filhos".

    Trata-se de uma organização militar que planeja acabar com aquelas pessoas que podem ter sido seduzidas pelo Tenebroso e pelo Poder do Mal. Suas convicções fortes, bem como o caráter teimoso e desconfiado, fazem deles uma espécie de culto e um bando perigoso para se cruzar.

    FONTE VERDADEIRA

    É a força vital do universo que gira a Roda do Tempo. Uma das metades da Fonte é o macho Saidin, enquanto a outra metade é fêmea Saidar. Desta última emana o Poder Único. Mas, após a corrupção de Saidin há milhares de anos, os homens não foram capazes de canalizar o Poder sem terminar na loucura ou se transformar em um perigo real. Portanto, os únicos seres capazes de canalizar o Poder Único e usar magia são as mulheres.

    G

    GUARDIÃO

    É um homem ligado a uma Aes Sedai específica, incumbido de proteger sua vida quando ela viaja. O primeiro que encontramos é Lan Mandragoran (Daniel Henney), o Guardião de Moiraine.

    L

    LUZ

    A luz, ao contrário das trevas, representa as forças do bem. A maioria dos cidadãos que não foram corrompidos pelas forças do mal é seguidora da Luz. Alguns deles de um ponto de vista mais próximo da religião, como Os Filhos da Luz.

    O

    OLHO DO MUNDO

    Um lugar lendário cujo paradeiro ninguém sabe, mas que dizem ter sido criado por homens e mulheres Aes Sedai após a corrupção de Saidin pelo Tenebroso. Será fundamental na jornada de Moiraine para descobrir qual de seus companheiros é o Dragão Renascido.

    P

    PADRÃO

    É um conceito um pouco mais complexo, mas o Padrão é meio que tudo. Os humanos, as criaturas, aqueles que servem ao Tenebroso... Todos juntos formam o Padrão de cada Era, que é tecido pela Roda do Tempo. Absolutamente todos os eventos que ocorrem durante uma Era fazem parte do Padrão e não podem ser alterados.

    PODER ÚNICO

    Outro dos conceitos-chave da trama, diz respeito ao poder obtido da Fonte Verdadeira, podendo ser usado tanto por homens quanto mulheres. Embora a maioria das pessoas seja incapaz de controlá-lo, alguns conseguem fazê-lo por meio do treinamento – e se não tiverem ajuda, podem enfrentar o pior dos destinos.

    R

    RODA DO TEMPO

    O conceito principal, justamente por dar nome à saga, é A Roda do Tempo. Assim é descrito nos glossários que acompanham cada um dos romances da coleção: “O tempo é uma roda com sete raios, cada um dos quais constitui uma Era. Com o giro da Roda, as Idades vêm e vão, deixando lembranças que se tornam lendas e depois mitos, para então cair no esquecimento quando chegar a hora do retorno de uma nova Era."

    S

    SABEDORIA

    Nas aldeias, ela é a mulher escolhida pelo Círculo de Mulheres para assumir sua liderança, por sua sabedoria, seu conhecimento como curandeira e sua habilidade de prever o tempo. É um título designado para toda a vida.

    T

    TA'VEREN

    Uma pessoa em torno da qual a Roda do Tempo tece os fios do Padrão e que afeta todos aqueles que constroem suas vidas ao seu redor. Os jovens de Dois Rios recrutados por Moiraine são Ta'Veren: Rand (vivido por Josha Stradowski), Perrin (Marcus Rutherford), Mat (Barney Harris), Egwene (Madeleine Madden) e Nynaeve (Zoë Robins).

    TENEBROSO

    Seu nome verdadeiro é Shai'tan. Ele é a fonte e o mal mais poderoso de todo o universo. Aparentemente, seu objetivo é quebrar a Roda do Tempo e refazer o mundo a seu serviço. Ao contrário de seus seguidores – humanos ou não –, ele nunca foi visto.

    TERCEIRA ERA

    A época em que se passam os romances de Robert Jordan. É precedida pela Era da Lenda e destinada a ser sucedida por uma quarta Era enquanto a roda continua girando.

    TORRE BRANCA

    É a sede da Aes Sedai e o principal destino de Moiraine e seus companheiros quando partem em sua jornada. É um edifício imponente e bonito, situado no coração de Tar Valon, onde as mulheres se encontram e desenvolvem sua atividade.

    TRÊS JURAMENTOS

    São os compromissos que uma futura Aes Sedai deve assumir antes de ser aceita como tal. Existem três grandes juramentos: 1) Não diga nada que não seja verdade; 2) Não carregue nenhuma arma que possa matar outra pessoa; 3) Não use o Poder Único como arma.

    TROLLOC

    Os Trollocs, que também não demoramos muito para ver, são criaturas que pertencem aos Amigos das Trevas e que constituem a maior parte dos exércitos do Tenebroso. São seres terríveis e brutais, dotados de uma certa inteligência, carnívoros e que costumam atacar em grupo.

    TUATHA'AN

    Um povo nômade e pacífico que se rege pela Filosofia da Folha, isto é, não usa força nem resiste ao cair.

    Vale lembrar que os três primeiros episódios já estão disponíveis no Prime Video e que mais cinco serão lançados semanalmente, com o season finale marcado para 24 de dezembro.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top