Minha conta
    A Roda do Tempo: Guia para entender o universo mágico da série estrelada por Rosamund Pike
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Entre Game of Thrones, O Senhor dos Anéis e Outlander, novo lançamento do Prime Video adapta uma saga literária épica e traz mulheres como protagonistas.

    Nesta sexta-feira (19), o Amazon Prime Video lançou seu mais novo e ambicioso projeto: A Roda do Tempo, com ninguém menos que Rosamund Pike no papel principal. Destinada a se tornar um sucesso desde os estágios iniciais, a série é baseada na saga literária homônima escrita por Robert Jordan – e finalizada por Brandon Sanderson após a morte deste último. Ao todo, foram 14 livros publicados ao longo de 23 anos e mais de 90 milhões de cópias vendidas mundo afora.

    Uma mistura de Game of Thrones, O Senhor dos Anéis e Outlander, a produção desenvolvida por Rafe Judkins nos apresenta a um mundo cheio de fantasia, personagens complexos, paisagens estonteantes e batalhas épicas. Nesse universo tão único, as mulheres assumem não só o protagonismo, como também os poderes mágicos.

    A Roda do Tempo
    A Roda do Tempo
    Data de lançamento 2021-11-19 | min
    Séries : A Roda do Tempo
    Com Rosamund Pike, Daniel Henney, Zoe Robins
    Usuários
    4,1
    Assista agora

    Entre elas está Moiraine (vivida por Rosamund), membro de uma organização feminina conhecida como Aes Sedai. Ela assume a importante missão de conduzir cinco jovens do vilarejo de Dois Rios em uma jornada perigosa até a chamada Torre Branca. Moiraine acredita que um deles é a reencarnação de um dragão milenar que tem como objetivo salvar o mundo ou destruí-lo.

    Como em qualquer universo fantástico, The Wheel of Time (no original) está repleta de elementos e conceitos que só fazem parte do seu imaginário e com os quais o público precisa se familiarizar. Para tornar o trabalho um pouco mais fácil, o AdoroCinema preparou um guia com alguns dos termos, povos e locais presentes na 1ª temporada, bem como seus respectivos significados. Confira!

    A

    AES SEDAI

    Seu significado na língua antiga é "Servos de todos", mas essa definição apenas se encaixa no contexto de uma época anterior, conhecida como a Idade das Lendas. Na Terceira Era, período em que a história se passa, as Aes Sedai são apresentadas como uma organização influente de mulheres, capaz de canalizar o Poder Único nas Terras Ocidentais. Com um vasto conhecimento, elas são uma das forças mais respeitadas e importantes do mundo, embora também sejam frequentemente desprezadas e temidas.

    Dentro das Aes Sedai, existem diferentes níveis de poder, e elas têm uma líder: o Trono de Amyrlin. Em resumo, a função das Aes Sedai – após o evento conhecido como Desmembramento do Mundo, com o qual a Era da Lenda terminou – é impedir que algo semelhante aconteça novamente e manter sob controle os homens que, afetados pela corrupção do Saidin, podem canalizar o Poder Único para o Tenebroso.

    AMIGOS DAS TREVAS

    É assim que podemos nos referir a qualquer criatura que sirva ao Tenebroso. Existem muitos tipos, por isso nem sempre é fácil reconhecê-los. Todos foram criados a partir de outros seres.

    C

    CÍRCULO FEMININO

    O Círculo de Mulheres. Além do Prefeito, o Círculo Feminino é a outra grande organização de Dois Rios, que se encarrega de governar e tomar decisões importantes – tanto em relação às mulheres quanto em relação a assuntos diversos. Seu líder vitalício é a Sabedoria, que concentra poderes como cura ou previsões ao longo do tempo.

    D

    DRAGÃO/DRAGÃO RENASCIDO

    É um dos conceitos mais importantes da história. A busca pelo Dragão Renascido é o que leva Moiraine a Dois Rios – e ela não é a única a procurá-lo.

    O título de Dragão é concedido ao Campeão da Luz após sua luta contra o Tenebroso, um confronto que, de acordo com a lenda, está destinado a ocorrer repetidamente enquanto a Roda do Tempo gira. Por esse motivo, o Dragão está fadado a renascer – e daí surge o conceito de Dragão Renascido. A figura tem como missão salvar e depois destruir o mundo.

    Na Terceira Era, alguns fatos indicam que o Dragão Renascido é um jovem de Dois Rios. A princípio, não se sabe se é homem ou mulher, de modo que os candidatos nem sequer acreditam que podem ser um deles. Mas Moiraine não é a única que nota sua presença, uma vez que os Amigos das Trevas também conseguem senti-lo.

    F

    FILHOS DA LUZ

    Nós nos deparamos com eles desde o início de A Roda do Tempo, então preste atenção: você pode reconhecê-los por suas roupas típicas, especialmente marcantes porque são capas brancas brilhantes. Por isso, também são conhecidos como "Mantos-brancos", ou simplesmente "Os Filhos".

    Trata-se de uma organização militar que planeja acabar com aquelas pessoas que podem ter sido seduzidas pelo Tenebroso e pelo Poder do Mal. Suas convicções fortes, bem como o caráter teimoso e desconfiado, fazem deles uma espécie de culto e um bando perigoso para se cruzar.

    FONTE VERDADEIRA

    É a força vital do universo que gira a Roda do Tempo. Uma das metades da Fonte é o macho Saidin, enquanto a outra metade é fêmea Saidar. Desta última emana o Poder Único. Mas, após a corrupção de Saidin há milhares de anos, os homens não foram capazes de canalizar o Poder sem terminar na loucura ou se transformar em um perigo real. Portanto, os únicos seres capazes de canalizar o Poder Único e usar magia são as mulheres.

    G

    GUARDIÃO

    É um homem ligado a uma Aes Sedai específica, incumbido de proteger sua vida quando ela viaja. O primeiro que encontramos é Lan Mandragoran (Daniel Henney), o Guardião de Moiraine.

    L

    LUZ

    A luz, ao contrário das trevas, representa as forças do bem. A maioria dos cidadãos que não foram corrompidos pelas forças do mal é seguidora da Luz. Alguns deles de um ponto de vista mais próximo da religião, como Os Filhos da Luz.

    O

    OLHO DO MUNDO

    Um lugar lendário cujo paradeiro ninguém sabe, mas que dizem ter sido criado por homens e mulheres Aes Sedai após a corrupção de Saidin pelo Tenebroso. Será fundamental na jornada de Moiraine para descobrir qual de seus companheiros é o Dragão Renascido.

    P

    PADRÃO

    É um conceito um pouco mais complexo, mas o Padrão é meio que tudo. Os humanos, as criaturas, aqueles que servem ao Tenebroso... Todos juntos formam o Padrão de cada Era, que é tecido pela Roda do Tempo. Absolutamente todos os eventos que ocorrem durante uma Era fazem parte do Padrão e não podem ser alterados.

    PODER ÚNICO

    Outro dos conceitos-chave da trama, diz respeito ao poder obtido da Fonte Verdadeira, podendo ser usado tanto por homens quanto mulheres. Embora a maioria das pessoas seja incapaz de controlá-lo, alguns conseguem fazê-lo por meio do treinamento – e se não tiverem ajuda, podem enfrentar o pior dos destinos.

    R

    RODA DO TEMPO

    O conceito principal, justamente por dar nome à saga, é A Roda do Tempo. Assim é descrito nos glossários que acompanham cada um dos romances da coleção: “O tempo é uma roda com sete raios, cada um dos quais constitui uma Era. Com o giro da Roda, as Idades vêm e vão, deixando lembranças que se tornam lendas e depois mitos, para então cair no esquecimento quando chegar a hora do retorno de uma nova Era."

    S

    SABEDORIA

    Nas aldeias, ela é a mulher escolhida pelo Círculo de Mulheres para assumir sua liderança, por sua sabedoria, seu conhecimento como curandeira e sua habilidade de prever o tempo. É um título designado para toda a vida.

    T

    TA'VEREN

    Uma pessoa em torno da qual a Roda do Tempo tece os fios do Padrão e que afeta todos aqueles que constroem suas vidas ao seu redor. Os jovens de Dois Rios recrutados por Moiraine são Ta'Veren: Rand (vivido por Josha Stradowski), Perrin (Marcus Rutherford), Mat (Barney Harris), Egwene (Madeleine Madden) e Nynaeve (Zoë Robins).

    TENEBROSO

    Seu nome verdadeiro é Shai'tan. Ele é a fonte e o mal mais poderoso de todo o universo. Aparentemente, seu objetivo é quebrar a Roda do Tempo e refazer o mundo a seu serviço. Ao contrário de seus seguidores – humanos ou não –, ele nunca foi visto.

    TERCEIRA ERA

    A época em que se passam os romances de Robert Jordan. É precedida pela Era da Lenda e destinada a ser sucedida por uma quarta Era enquanto a roda continua girando.

    TORRE BRANCA

    É a sede da Aes Sedai e o principal destino de Moiraine e seus companheiros quando partem em sua jornada. É um edifício imponente e bonito, situado no coração de Tar Valon, onde as mulheres se encontram e desenvolvem sua atividade.

    TRÊS JURAMENTOS

    São os compromissos que uma futura Aes Sedai deve assumir antes de ser aceita como tal. Existem três grandes juramentos: 1) Não diga nada que não seja verdade; 2) Não carregue nenhuma arma que possa matar outra pessoa; 3) Não use o Poder Único como arma.

    TROLLOC

    Os Trollocs, que também não demoramos muito para ver, são criaturas que pertencem aos Amigos das Trevas e que constituem a maior parte dos exércitos do Tenebroso. São seres terríveis e brutais, dotados de uma certa inteligência, carnívoros e que costumam atacar em grupo.

    TUATHA'AN

    Um povo nômade e pacífico que se rege pela Filosofia da Folha, isto é, não usa força nem resiste ao cair.

    Vale lembrar que os três primeiros episódios já estão disponíveis no Prime Video e que mais cinco serão lançados semanalmente, com o season finale marcado para 24 de dezembro.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top