Minha conta
    A Roda do Tempo: Por que as Aes Sedai usam cores diferentes? Entenda os sete grupos da série

    Moiraine, a personagem de Rosamund Pike, pertence ao Ajah Azul. Mas existem outros seis, cada um com funções e características próprias.

    Se você está viciado em A Roda do Tempo, mas ainda não está familiarizado com a saga literária na qual a série do Amazon Prime Video é baseada, não se assuste! Você pode ter algumas (ou muitas) dúvidas ao mergulhar nesse universo cheio de fantasia, personagens complexos, paisagens estonteantes e batalhas épicas. Afinal, os livros escritos por Robert Jordan apresentam uma mitologia com elementos e termos muito específicos, que nem sempre são entendidos de primeira.

    Um dos conceitos que mais pode causar confusão é Aes Sedai, que diz respeito a uma organização influente de mulheres, capaz de canalizar o Poder Único nas Terras Ocidentais. Com um vasto conhecimento, elas são uma das forças mais respeitadas e importantes do mundo, embora também sejam frequentemente desprezadas e temidas. Entre elas está Moiraine Damodred, vivida por Rosamund Pike.

    A Roda do Tempo: Conheça os personagens principais da nova série do Amazon Prime Video

    Dentro das Aes Sedai, existem diferentes níveis de poder, e elas têm uma líder: o Trono de Amyrlin. Em resumo, a função dessas mulheres – após o evento conhecido como Desmembramento do Mundo, com o qual a Era da Lenda terminou – é impedir que algo semelhante aconteça novamente e manter sob controle os homens que, afetados pela corrupção do Saidin, podem canalizar o Poder Único para o Tenebroso.

    OS SETE AJAH: A RAZÃO PELA QUAL AS MULHERES USAM CORES DIFERENTES NA SÉRIE

    Existem sete grupos diferentes de Aes Sedai, denominados Ajah. Cada um deles é representado por uma cor: Amarelo, Azul, Branco, Cinza, Marrom, Vermelho e Verde. Em A Roda do Tempo, quando uma mulher se torna uma Aes Sedai, ela escolhe um dos sete com base em seus talentos e objetivos de vida.

    É assim a continuação de A Roda do Tempo: Quando saem e o que esperar dos novos episódios do hit do Prime Video?

    Nem todas as mulheres pertencentes aos diferentes grupos têm um bom relacionamento umas com as outras. Fora que, uma vez escolhido o Ajah, elas só têm uma maneira de abandoná-lo: morte, neutralização – uma forma de cortar sua conexão com o Poder Único e a pior punição que a Aes Seda pode receber – ou uma delas ser promovida ao Trono de Amyrlin.

    A seguir, confira as principais características de cada Ajah – ranqueados de acordo com seu tamanho.

    AJAH VERMELHO

    Considerado o maior de todos os Ajah, o Vermelho corresponde a um quinto das Aes Sedai. Sua grande tarefa é rastrear os homens que podem canalizar o Poder Único, detê-los e levá-los para a Torre Branca. A maneira de fazer isso é tirando seu poder ou matando-os diretamente. Embora seu papel também seja necessário, essas mulheres passam uma imagem controversa e são as únicas que não têm Guardiões. Sua líder é denominada Altíssima.

    AJAH VERDE

    Segundo maior Ajah, o Verde também é conhecido como Ajah da Batalha, pois suas integrantes não fogem do confronto quando a diplomacia falha. Mas, por estarem proibidas de usar o Poder Único como arma exceto em situações muito específicas, elas basicamente vivem seus dias aguardando a Batalha Final – o que vai significar o cumprimento de sua missão. As Aes Sedai dessa cor podem ter quantos Guardiões quiserem, enquanto as de outros grupos podem ter no máximo um. A líder ganha o título de Capitã-General.

    AJAH CINZA

    Terceiro maior Ajah, o Cinza é formado por mulheres que se dedicam à diplomacia e à mediação na política, sempre em busca da paz entre interesses diferentes. Ao contrário dos Ajah Branco e Marrom, o grupo passa muito tempo fora, desempenhando seu papel. Quem o lidera é a Escrituária-Chefe.

    AJAH MARROM

    Consiste no quarto maior Ajah. As Aes Sedai dessa cor se concentram nos estudos e na preservação de todos os tipos de conhecimento. Elas estão submetidas a um conselho cuja chefe leva o nome de Primeira Presidente.

    AJAH AMARELO

    Quinto maior Ajah, o Amarelo reúne Aes Sedai dotadas de um método especialmente potente de curar qualquer coisa, desde feridas mortais a doenças menores por meio do Poder Único. Enquanto a maioria das Aes Sedai pode usar tal habilidade até certo ponto, para o Ajah Amarelo nada mais é do que sua função básica. A líder tem como título Primeira Tecelã.

    AJAH AZUL

    É o sexto maior Ajah – e o primeiro que encontramos na série do Prime Video, já que Moiraine é um Ajah Azul. Sua jornada a uma cidade remota em busca do Dragão Renascido é característica das Aes Sedai de sua cor, que têm como principal a busca pela justiça por meio de sua participação direta nos assuntos mundanos. Esse é o grupo com a maior rede de olhos e ouvidos, e sua líder se chama Primeira Seletora.

    AJAH BRANCO

    É o menor dos sete Ajah. As integrantes do grupo são conhecidas por seus estudos filosóficos e seu apreço pela lógica. Elas raramente saem da Torre Branca, sede da organização feminina e onde está localizada sua líder, a Primeira Raciocinadora.

    Por fim, a existência de um oitavo Ajah – o Preto – nunca foi confirmada e, inclusive, sua simples menção representa uma ofensa às Aes Sedai. Vale lembrar, porém, que nem todas são leais à organização e que podem estar entre os Amigos das Trevas mesmo pertencendo a um dos Ajah.

    Os quatro primeiros episódios de A Roda do Tempo estão disponíveis no catálogo do Prime Video, com mais quatro a serem lançados toda sexta-feira. O elenco da série ainda inclui Daniel HenneyMadeleine MaddenJosha StradowskiMarcus RutherfordZoe Robins e Barney Harris.

    A Roda do Tempo
    A Roda do Tempo
    Data de lançamento 2021-11-19 | min
    Séries : A Roda do Tempo
    Com Rosamund Pike, Daniel Henney, Zoe Robins
    Usuários
    4,1
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top