Minha conta
    Westworld S02E07: Sobre o Além do Vale, livre-arbítrio e uma corrida contra o tempo

    Nossa análise do episódio "Les Écorchés".

    HBO/Divulgação

    ATENÇÃO! Contém spoilers do episódio 7 da segunda temporada de Westworld.

    Westworld sempre tem cartas na manga para surpreender o público com uma nova revelação, mas o fator surpresa não é uma regra que implica em um episódio marcante. Em “Les Écorchés”, isso fica claro. Foi uma hora mais desgastante e confusa do que deveria ser permitido.

    Ainda assim, o episódio estabelece algumas revelações importantes. O local exato do “Além do Vale” é esclarecido, e é um lugar que já havia sido mostrado antes; Ford (ou a consciência armazenada dele) está agora assombrando a cabeça do pobre Bernard (Jeffrey Wright), de quem agora sabemos mais detalhes da criação. Há também uma nova consequência para os anfitriões, que promete impor um ritmo mais acelerado e riscos reais para eles, pois sem os back-ups (destruídos por Angela com muito estilo) não poderão mais simplesmente serem “consertados” toda vez que forem mortos.

    Mas vamos por partes. Seguindo a ordem cronológica, o episódio se inicia com um momento no “presente”, após a inundação vista no episódio 1. Neste momento, Charlotte Hale (Tessa Thompson) está tentando recuperar (mais uma vez) Peter Abernathy (Louis Herthum). No laboratório secreto de Ford, ela acaba descobrindo que Bernard é um anfitrião, e resolve utilizar suas memórias para descobrir o paradeiro de Abernathy. E é durante este interrogatório que o episódio faz um flashback para o momento em que Dolores e os seus seguidores invadiram a Mesa Hub. Então, alguns dias (provavelmente!) de volta:

    Dolores invade a Mesa Hub, Bernard está ligado ao software (ou “cradle”/CR4-DL) e Maeve está tentando salvar a filha. Estes três pontos acabam se cruzando, sendo que os dois primeiros definitivamente têm uma relação mais direta. Quando Dolores (Evan Rachel Wood), Teddy (James Marsden) e companhia chegam aos laboratórios, encontram Charlotte tentando retirar os arquivos da cabeça de Abernathy, que são necessários para a Delos; por sua vez, Bernard descobre vários detalhes a respeito de sua criação e dos reais objetivos que a Delos tinha para o parque, mas isso veio com um “preço”: ele tem um Ford em sua cabeça, ditando instruções.

    HBO/Divulgação

    Entre as muitas referências literárias de Ford (Anthony Hopkins), um trecho particularmente interessante de suas divagações deixa Bernard alerta para o fato de que tudo o que aconteceu na primeira temporada — inclusive o fato de Dolores ter atirado nele — fazia parte de um plano. Da mesma forma, agora ele sabe que o destino final da anfitriã é o Além do Vale, e isso dá a sugestão de que toda a rebelião continua sendo parte de seus planos; ou seja, os robôs não estariam de fato conscientes, apenas agindo dentro da improvisação planejada de Ford. No mínimo, sabemos que o criador do parque queria que William chegasse até o famoso “Além do Vale”, mas não sabemos ao certo até onde vai o que é livre-arbítrio e o que é parte de uma ordem estabelecida.

    É curioso notar também o timing do momento em que Angela destrói o cradle, pois apenas alguns momentos antes, Bernard estava ligado a ele e por isso conseguiu “extrair” Ford do sistema. Ou seja, se Angela (Talulah Riley) tivesse chegado antes, ou se Bernard e Elsie (Shannon Woodward) jamais tivessem ido até o local, Ford teria sido explodido junto aos back-ups. Isso parece ter sido mais um elaborado plano do criador do parque para “se salvar”, e embora seja um que convenientemente é um facilitador de roteiro, também estava em curso desde a primeira temporada; desde quando Bernard prendeu Elsie perto da entrada do laboratório.

    O que se extrai de mais imediato do episódio é que a partir de agora existe uma corrida para chegar ao Além do Vale. Bernard/Ford quer chegar lá antes de todos, mas Dolores tem a vantagem de ter saído antes. Sabemos que William (Ed Harris) também está indo para lá, e faltando apenas três episódios para o fim da temporada, o tempo está ficando mais apertado.

    Mas o que é o Além do Vale? O que está lá? O episódio explica: setor 16, zona 4, uma localização que já havia sido mencionada brevemente em episódios anteriores da temporada, como pontua Joanna Robinson da Vanity Fair. Trata-se, sim, do local que um jovem William (Jimmi Simpson) havia mostrado a Dolores em um flashback (como nós sugerimos), e o local é o mesmo que aparece posteriormente inundado e repleto de anfitriões mortos.

    Quanto ao conteúdo que está lá, bem, tudo se resume a dados. Aparentemente, existe um outro laboratório ou armazém no Além do Vale, onde a Delos guardou em segredo (mas não em tanto segredo assim, já que Ford sabia de tudo) os dados que coletou dos visitantes durante as últimas três décadas. São estes dados que Dolores chama de “almas” , e ela quer destruí-los — da mesma forma que destruiu os back-ups dos próprios anfitriões.

    Toda a corrida da segunda temporada, portanto, resume-se a um conflito ligeiramente simples: os humanos querem salvar a possibilidade de vida eterna, e Dolores quer eliminá-la de vez. No meio disso, a revelação que Ford fez a Bernard dentro do CR4-DL sugere que ele é o único experimento de reconstruir um humano que deu certo. Sabemos a tragédia que foi a tentativa com Jim Delos; o próprio Ford diz que ele só consegue “continuar existindo” dentro do sistema, ou seja, não seria possível que suas memórias fossem implantadas em um novo corpo e ele continuasse saudável; a diferença com Bernard é que sua fidelidade foi testada por duas pessoas, e embora ele tenha algumas das lembranças de Arnold, ele é um ser inteiramente único.

    À medida que o cerco vai se fechando, fica mais claro que Bernard será a chave para os desenvolvimentos finais da temporada. Ainda intriga o fato de ele ter acordado aparentemente sem memória na praia, no que deve acontecer apenas alguns dias após o conflito na Mesa Hub. E com todos aqueles outros corpos de Bernard que Hale encontrou, não seria completamente fora da realidade que exista mais de um circulando por aí.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    - A existência de Ford agora depende inteiramente da segurança de Bernard.

    - Adeus, Lawrence? Sem os back-ups, é muito provável que tenhamos visto o carismático personagem pela última vez.

    - E falando em tiroteios, a quantas balas o Homem de Preto poderá sobreviver? Existem teorias que sugerem que aquele não é William de fato, mas sim um anfitrião construído à sua imagem. Ou que ele estaria ficando paranoico. Aguardemos.

    Episódio: 2.07 - Les Écorchés

    Escrito por: Jordan Goldberg & Ron Fitzgerald

    Dirigido por: Nicole Kassell

    Exibido originalmente em: 03/06/2018

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top