O brasileiro é apaixonado por novelas, e a TV Globo sabe disso muito bem, tanto que sua programação conta com diversas faixas dedicadas à teledramaturgia. Com essa grande oferta de conteúdos, o telespectador, de vez em quando, tem a oportunidade de acompanhar o mesmo ator interpretando personagens distintos, em horários diferentes.
A partir do dia 10 de fevereiro, com a estreia da nova reprise de História de Amor, novela de Manoel Carlos, será Lilia Cabral quem ganhara destaque em múltiplos papéis. Prepare-se para vê-la brilhando em diversas tramas, interpretando personagens inesquecíveis – e sempre impecáveis, claro! Confira as três novelas em que a atriz estará no ar ao mesmo tempo:
Tieta (1989) - Dona Amorzinho
Reprodução/Globo
Desde dezembro, Tieta, sucesso do final da década de 1980, está sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. Na trama, inspirada na obra de Jorge Amado, Lilia Cabral interpreta Dona Amorzinho, que vive às voltas com Perpétua (Joana Fomm) e Cinira (Rosane Gofman). Na época, o bordão "Ciniiiiiiira!", usado para repreender a amiga, caiu na boca do povo.
A personagem, bastante conservadora, traz muitos elementos de humor. A viúva beata adora fofocar sobre a vida alheia e, quando se aproxima de um homem, nem sempre consegue resistir. Um dos momentos mais engraçados da novela acontece quando Amorzinho, apenas de calcinha vermelha, se descontrola e começa a gritar: “Eu quero homem! Chama os ‘homi'!”
"Foi identificação imediata. Resolvi crescer a personagem. Demos a ela uma casa e inventamos um romance com Roberto Bonfim (Amintas)", afirmou Lilia em entrevista ao Extra.
Nem Griselda, nem Maria Marta: A personagem que Lilia Cabral mais odiou fazer na vida veio de um dos maiores fracassos da GloboGarota do Momento (2024) - Maristela
Reprodução/Globo
Lília Cabral também está no ar em Garota do Momento, a atual novela das seis da TV Globo. Na história criada por Alessandra Poggi, a atriz dá vida à vilã Maristela Alencar, a matriarca de uma família muito poderosa, com poucos escrúpulos e muito preconceito.
Mãe de Juliano (Fábio Assunção) e avó de Bia (Maisa), a personagem é capaz de qualquer coisa para encobrir os crimes cometidos pela sua família. Inteligente e manipuladora, está sempre um passo à frente quando algo está prestes a destruir seus planos.
História de Amor (1995) - Sheila
Bazilio Calazans/Globo
História de Amor será reprisada nas tardes da Globo a partir do dia 10 fevereiro, na faixa da Edição Especial, logo após o Jornal Hoje. Essa foi a primeira novela de Manoel Carlos em que Lilia Cabral participou, e o início de uma parceria incrível entre autor e atriz.
Interpretando Sheila, ex-namorada e colega de profissão de Carlos Moretti (José Mayer), que não se confiorma com a separação, foi a primeira personagem de Lilia com uma grande carga dramática, o que representou um ponto de virada em sua carreira.
"Quando eu vi aquela personagem, era o oposto de tudo o que eu tinha feito. Era uma mulher, não digo amargurada, uma mulher doída, vingativa. Fora as páginas que chegavam para se decorar, que eu não estava acostumada", declarou a artista em entrevista ao Memória Globo.
Reprise do Viva também tem Lilia Cabral
Pensa que acabou? Além das novelas exibidas nas tardes da Globo, Lília Cabral também integra o elenco de Viver a Vida (2009), atualmente em reprise no Viva, canal de TV a cabo do Grupo Globo. Na novela protagonizada por Taís Araújo, a atriz interpreta Tereza, mãe de Luciana (Alinne Moraes), Isabel (Adriana Birolli) e Mia (Paloma Bernardi).
O sucesso de Lilia Cabral na Globo
Lília Cabral estreou na TV Globo em 1984, interpretando a perua Margarida na novela Corpo a Corpo, de Gilberto Braga. E, convenhamos, ela já chegou com tudo, não é mesmo? Sua performance no folhetim garantiu vários papéis em novelas nos anos seguintes, como De Quina Pra Lua (1985), Hipertensão (1986), Mandala (1987) e Vale Tudo (1988).
TV Globo
Também não dá para deixar de citar outros sucessos na carreira da atriz, como a Alva de Pedra sobre Pedra (1992), a Verena de Meu Bem Querer (1998), a Bárbara de Chocolate com Pimenta (2003), a Marta de Páginas da Vida (2006), a Griselda de Fina Estampa (2011) e a Maria Marta de Império (2014).
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!