Se você é fã do MasterChef Brasil, reality gastronômico que está no ar há mais de uma década na Band, provavelmente se divertiu (ou se estressou!) com os comentários do icônico Erick Jacquin ao longo das doze temporadas e spin-offs do programa. Mas você já parou para pensar em como nosso francês favorito veio parar no Brasil?
A história de Jacquin por aqui começou há trinta anos, mais precisamente em fevereiro de 1995, quando ele recebeu um convite especial de outro francês, o restaurateur Vincenzo Ondei (1929-2020), pioneiro da gastronomia francesa no Brasil.
O fundador do extinto restaurante Le Coq Hardy, em São Paulo, prometeu que o cozinheiro trilharia uma carreira de sucesso no país. De fato, isso aconteceu, mas antes ele enfrentou vários perrengues, incluindo sequestro, dívida milionária e até falência!
O sequestro de Erick Jacquin
Na época, aos 31 anos, Erick Jacquin não imaginava que sua mudança para o Brasil seria definitiva. O francês aceitou a oferta de trabalho de Vincenzo e assumiu os fogões do Le Coq Hardy, levando uma vida aparentemente comum como chef de um grande restaurante e morador de São Paulo. Ele comandou a casa entre 1995 e 1999.
Nesse período, ocorreu um dos momentos mais aterrorizantes de sua vida. Jacquin foi mantido em cárcere privado e viveu um trauma que nunca mais saiu de sua memória. "Falei que nunca mais ia falar disso, mas faz parte da minha história: eu fui sequestrado. Antes de ser da TV, em 1998. Passei dois dias e pouco dentro de um cativeiro numa favela muito perigosa na época", contou ele em entrevista ao canal do YouTube Pingue-Pongue com Bonfá.
Band
O processo de resgate foi intenso e o próprio chef pareceu confuso ao relembrar. "A gente negociou um pouco, um foi preso e um menino era menor de idade. A polícia começou a procurar saber, viu que o carro era de francês, outro [sequestrado] que estava comigo estava numa multinacional. Acionaram tudo, consulado francês, Itamaraty, antisequestro, tudo. A polícia localizou a gente. Mas ele [o sequestrador] estava pronto pra entrar nessa favela que se chama Jardim Ângela. De medo, os caras me liberaram, deixaram a gente ir embora."
Depois de tudo isso, ele até cogitou voltar para a França, mas um bom motivo o fez ficar: suas amizades. "Eu pensei em ir embora. Mas tenho muito amigo brasileiro, e falei: 'Erick, esse não é o Brasil'. Eles tão certos. Não é o Brasil, mas faz parte do Brasil."
Como o MasterChef Brasil salvou a carreira de Erick Jacquin?
No mesmo ano do sequestro, Jacquin recebeu o título de Maître Cuisinier de France, concedido pela Associação de Maîtres Cuisiniers da França, em reconhecimento à excelência na culinária francesa fora do país. Posteriormente, ele assumiu o Café Antique e, mais tarde, fundou o restaurante La Brasserie Erick Jacquin, ambos na capital paulista.
Memo com o sucesso e sendo eleito chef do ano inúmeras vezes, em certo momento ele se viu quebrado, afundado em dívidas. Assim, teve que fechar a La Brasserie e viu seu rosto estampar reportagens com os dizeres: "o chef que deve R$ 3 milhões".
Tudo parecia perdido. Foi aí que ele decidiu fazer um teste para apresentar o Pesadelo na Cozinha, mas não obteve sucesso inicialmente. "Eu falei que aquilo [ter um programa na TV] era a única coisa que poderia me salvar", revelou Jacquin em entrevista à Folha de S. Paulo.
Band
Então, em 2014, a sorte bateu à sua porta e o chef foi chamado para o MasterChef Brasil. "Marquei de a equipe vir almoçar comigo. Vieram dois argentinos e falei: ‘eles não sairão daqui sem que eu seja jurado do MasterChef’. Cozinhei simples, não tinha dinheiro para comprar caviar, fiz uma caipirosca, abri vinho, espumante, a gente conversou e eles falaram que não tinha teste, e que já estava certo, porque haviam visto o teste de Pesadelo na Cozinha."
Foi a repercussão e o destaque que ele ganhou no programa que o fizeram dar a volta por cima e se livrar da falência. "O MasterChef salvou a minha vida [...] Eu sabia que se eu fizesse parte disso no futuro me salvaria a vida. Pensei: ‘vou me reinventar’. A TV aberta é um sucesso enorme. MasterChef é um sucesso do qual não acreditavam", afirmou.
E mudou a minha vida. Eu me considero muito privilegiado. Só posso agradecer
Além de uma carreira brilhante como chef, empresário e personalidade da TV, foi no Brasil que Erick Jacquin construiu sua família. Ele é casado com a empresária brasileira Rosangela Menezes, com quem oficializou a união em 2015. O casal tem dois filhos gêmeos, Antoine e Elise, de 7 anos, e Jacquin ainda é pai de Edouard, de 26, fruto de um relacionamento anterior.