Sinopse & Info
Tieta (Claudia Ohana) mora na cidade fictícia de Santana do Agreste, no nordeste brasileiro, e é expulsa da cidade pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), irritado com o comportamento liberal da moça, que poderia influenciar a outra filha, Perpétua (Adrina Canabrava). Envergonhada publicamente, ela segue para São Paulo. Vinte e cinco anos depois, Tieta (Betty Faria) volta a Santana do Agreste. Rica, requintada e exuberante, ela está disposta a se vingar de todos que a trataram mal. Tieta avisa que veio para ficar e muda a rotina dos moradores da cidade. Os que a condenaram na juventude passam a cortejá-la, seja pela sua riqueza ou simplesmente atraídos por sua beleza. Percebendo que nada mudou em Santana do Agreste, uma cidade repleta de hipócritas parados no tempo, para chocar mais a família, ela passa a ter um romance com o próprio sobrinho, o jovem seminarista Ricardo, filho da sua rancorosa irmã Perpétua, que sonha que Ricardo se torne padre.
Temporada 1
Segredos por trás das filmagens
Preparação
Betty Faria recorreu aos ensinamentos da fonoaudióloga Glorinha Beutenmüller para compor Tieta. Para dar conta dos atributos físicos da personagem de Jorge Amado, a atriz contou com a ajuda de um personal trainer, exercitando a musculação para ganhar um corpo mais desenhado.
Nas Pressas
Reynaldo Boury, diretor da novela, contou que Tieta começou a ser produzida a 40 dias de sua estreia. Isto porque a novela prevista para entrar no horário das 20h seria Barriga de Aluguel, de Gloria Perez, que já estava em produção e prestes a ser gravada. Mas José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni – então vice-presidente de operações da TV Globo –, reprogramou Barriga de Aluguel para as 18 horas, e ordenou a produção de Tieta.
Homenagem
Ary Fontoura homenageou o ator Rafael de Carvalho com sua interpretação do coronel Artur da Tapitanga. Ele tentou imitar o modo de falar do colega que, entre outros trabalhos, viveu o coronel Coriolano na novela Gabriela (1975).
4 Segredos por trás das filmagens