Minha conta
    The Crown: Quem é a menina que morre no início da 5ª temporada? Tragédia estremeceu relação de Elizabeth e Philip
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    O segundo episódio da série da Netflix começa com um comovente funeral em que estão presentes o duque de Edimburgo, seu filho Charles e a princesa Diana.

    A 5ª temporada de The Crown deixa claro que os anos 90 foram tudo menos fáceis para a família real britânica. Insatisfação popular, impasses financeiros, incêndio e divórcios: a rainha Elizabeth II (Imelda Staunton) teve que engolir um chá amargo para manter a reputação da monarquia. Foi nessa época que Diana (Elizabeth Debicki) e Charles (Dominic West) oficializaram seu divórcio, desferindo um golpe letal contra a coroa. Mas foi também nesse período que Elizabeth enfrentou uma crise em seu casamento com Philip (Jonathan Pryce).

    No primeiro episódio da atual temporada, o criador Peter Morgan nos apresenta à outra família: os Knatchbull, amigos próximos de Charles. O casal Norton (Elliot Cowan) e Penelope (Natascha McElhone) embarca em uma viagem para a Itália com o príncipe e a princesa de Gales, todos acompanhados de seus filhos. É uma tentativa de mostrar à mídia e ao público que Charles e Diana ainda estão casados e são felizes juntos – o que não é verdade.

    O membro mais jovem da família Knatchbull é Leonora (Clara Graham), de cinco anos. Ela tem câncer renal e está em remissão, explica Diana um pouco antes de subir no avião, referindo-se à menina como sua afilhada. Esta última parte é uma liberdade criativa da série, pois Diana não era madrinha de Leonora, e sim de sua irmã mais velha, Alexandra. A primeira parte, no entanto, é 100% precisa – e trágica.

    Reprodução/Netflix
    Penny, Leonora, Norton e Philip em cena de The Crown.

    Leonora foi diagnosticada com um tumor no rim durante uma estadia em Mallorca, na Espanha, em agosto de 1990. Apesar do tratamento, no segundo episódio descobrimos que a doença não foi curada e que Leonora morreu, em 22 de outubro de 1991. Ao funeral vão não apenas Charles e Diana, como também Philip.

    Assim surgiu um novo relacionamento que logo se tornou um fardo para a realeza britânica: entre o marido de Elizabeth e Penelope Knatchbull.

    O PRÍNCIPE PHILIP TEVE UM CASO COM A MÃE DE LEONORA?

    Divulgação/Netflix
    Príncipe Philip e Penny Knatchbull em cena de The Crown.

    O pai de Leonora, Norton, não é só um amigo amigo de Charles; na realidade, ele é neto de Louis Mountbatten e primo de Philip. Em The Crown, após a morte da garota, ele visita a família Knatchbull e tenta ajudar Penelope – também conhecida como Penny ou Lady Romsey – a tornar sua fase de luto mais suportável. O duque de Edimburgo divide com ela seu hobby favorito: dirigir carruagem.

    Com uma diferença de quase 30 anos, os dois criam uma relação de amizade, passando muito tempo juntos, viajando juntos e comparecendo a eventos públicos juntos. Foi mais do que suficiente para os tabloides britânicos levantassem o boato de um possível caso entre Philip e Penelope.

    The Crown: "Foi aterrorizante no início", desabafa Elizabeth Debicki sobre processo para viver Diana (Entrevista Exclusiva)

    No seriado, esse relacionamento é visto como um desejo do príncipe de buscar companhia em outro lugar, gerando um certo ciúmes em Elizabeth. A rainha se sente distante do marido, incompatível com seus gostos e chega a lembrá-lo de que Penelope tem metade de sua idade.

    Steve Parsons/AP
    Amigos na vida real: Philip e Penny Knatchbull andando de carruagem juntos em 2007.

    No entanto, nunca houve provas de que Philip traiu Elizabeth. Segundo Ingrid Seward, autora da biografia "Prince Philip Revealed" (2020), ela testemunhou o duque de Edimburgo e Penelope dançando em um baile, e descreveu o ato como "totalmente inocente", como se os dois não tivessem nada a esconder. Penny compareceu, inclusive, ao funeral de Elizabeth, em setembro deste ano.

    É claro que, em nome da dramatização, The Crown faz pequenas alterações na forma como os eventos ocorreram. O affair entre Philip e Penelope não seria a única "imprecisão histórica" da 5ª temporada: a série ignorou o apoio de Philip a Diana durante o processo de divórcio, mostrou o jornal The Times pedindo a abdicação de Elizabeth, além de um encontro entre Charles e o primeiro-ministro John Major (Jonny Lee Miller) para planejar sua ascensão ao trono. Estes dois últimos nunca aconteceram.

    The Crown: Intérpretes de Charles e Camilla confessam se mudaram de opinião sobre o casal após série (Entrevista Exclusiva)

    Em todo caso, The Crown continua bombando no catálogo Netflix. E se você gosta do assunto "família real britânica" e quer saber mais sobre os bastidores da 5ª temporada, não deixe de conferir nossa entrevista com Elizabeth Debicki, Dominic West e Olivia Williams. É só clicar aqui ou dar play abaixo!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top