Minha conta
    The Crown preferiu ignorar a inesperada relação entre o príncipe Philip e Lady Di, mas todos deveriam saber disso
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    A 5ª temporada da série da Netflix abriga algumas imprecisões históricas.

    Marcada por sua terceira mudança de elenco, a 5ª temporada de The Crown estreou na Netflix há pouco mais de uma semana, retratando os escândalos da família real britânica durante os anos 90. Entre os eventos cobertos pelos novos episódios estão a insatisfação popular com os rumos da monarquia, o incêndio no Castelo de Windsor, a eleição de John Major (Jonny Lee Miller) e Tony Blair (Bertie Carvel) como primeiros-ministros e a enorme quantidade de divórcios entre os herdeiros da rainha Elizabeth II (Imelda Staunton).

    É nessa época que a princesa Diana (Elizabeth Debicki) e príncipe Charles (Dominic West) oficializam sua separação, pondo fim ao conto de fadas que parou o mundo em 1981 e desferindo um golpe que até hoje afeta a reputação da coroa. Embora a série criada por Peter Morgan revisite esse e tantos outros momentos-chave, ficcionalizando-os com respeito notável, há algumas imprecisões históricas, sobretudo quando determinados acontecimentos são deixados de fora.

    Uma das tais “licenças criativas” está diretamente ligada à relação entre o príncipe Philip (Jonathan Pryce) e Lady Di. No seriado, o marido de Elizabeth tem uma postura bastante protetora para com a família e chega a alertar a princesa sobre os danos que pode provocar com suas atitudes. Afinal, ele descobre por sua confidente, Penny Knatchbull (Natascha McElhone), que Diana está secretamente colaborando com uma biografia que expõe os detalhes nada agradáveis de sua vida na realeza.

    Netflix
    Príncipe Philip e Penny Knatchbull em cena de The Crown.

    A realidade, no entanto, é que entre Philip e Diana havia uma aproximação e compreensão que não aparece na 5ª temporada. Além disso, não existem evidências nem está documentado que os dois tenham conversado sobre a questão do livro.

    De fato, o Palácio de Buckingham tinha ouvido falar em “Diana: Sua Verdadeira História”, escrito pelo jornalista britânico Andrew Morton, e suspeitava da participação da princesa no projeto. Ainda assim, não se sabe se Philip chamou a atenção dela.

    Na verdade, existem cartas trocadas entre eles que provam o contrário: o marido de Elizabeth apoiou Diana em seu processo de divórcio. As famosas correspondências vieram à tona em 2003, quando o ex-mordomo real Paul Burrell as vazou para a imprensa. Nelas estavam frases como: “Não consigo imaginar ninguém em pleno juízo te deixando por Camilla [Parker-Bowles, então amante de Charles].”

    Netflix
    Príncipe Charles e princesa Diana em cena de The Crown.

    Apesar de a autenticidade das mensagens ter sido questionada, a suposta tentativa de impedir sua publicação acabou funcionando na direção oposta e lhe dando ainda mais crédito.

    Vale lembrar que a 5ª temporada também traz outras imprecisões históricas. Por exemplo, o jornal The Times nunca pediu a abdicação de Elizabeth, e o príncipe Charles nunca se encontrou com o primeiro-ministro John Major para planejar sua ascensão ao trono.

    Em todo caso, The Crown continua bombando no catálogo da Netflix. Assim como as demais, a 5ª temporada tem 10 episódios.

    Se você gosta do assunto "família real britânica" e quer saber mais sobre os bastidores da 5ª temporada de The Crown, não deixe de conferir nossa entrevista com Elizabeth Debicki, Dominic West e Olivia Williams (Camilla Parker-Bowles). É só clicar aqui ou dar play abaixo!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top