Minha conta
    Filme que vai representar o Brasil no Oscar 2023 já foi escolhido: “Decisão importante do júri”
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Marte Um, do diretor mineiro Gabriel Martins, representará o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional.

    Após a divulgação da lista de filmes pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar 2023, que acontece em 12 de março do ano que vem, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais bateu o martelo e definiu o longa que disputará uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (5) e o filme escolhido é Marte Um, do diretor mineiro Gabriel Martins, que teve a estreia mais aplaudida no Festival de Gramado 2022.

    Marte Um se inspira no nome de um programa espacial que existiu de verdade e foi lançado em em 2012, com o objetivo de levar uma tripulação humana para a colonização de Marte. É a partir daí que conhecemos a história de Deivinho (Cícero Lucas), uma criança que sonha ser astrofísico e participar desta missão - mas seu pai tem outros planos. O porteiro Wellington (Carlos Francisco) quer que o filho se torne um grande jogador de futebol e não poupa esforços para ajudá-lo neste caminho, mesmo contra sua vontade.

    A família se completa com a mãe, Tércia (Rejane Faria), uma diarista que passa por uma crise existencial tão profunda que a faz achar que está eternamente amaldiçoada; e com a inquieta Eunice (Camilla Damião), filha mais velha que está na faculdade de direito e vive uma nova paixão, que marca uma passagem importante para a vida adulta e para a própria independência. 

    A trama do longa começa após as eleições presidenciais do Brasil em 2018, momento de tensão e incerteza sobre o futuro. A família Martins, composta de pessoas negras e de classe econômica baixa da periferia mineira, também vive essa instabilidade e tentam encontrar, entre eles, formas de seguir em frente em uma realidade que não é fácil.

    Em entrevista exclusiva ao AdoroCinema, Gabriel Martins falou sobre o poder do afeto representado em seu novo filme. “Sinto que vivemos um momento muito individualista, em que a polarização não deixa as pessoas se comunicarem. O país vem sendo muito maltratado e parece que a gente esquece que tem afeto, que sentimos emoções. Marte Um vem para trazer essa ideia de volta, da importância de olharmos um para o outro. De sonhar”, explicou.

    Marte Um

    Brasil no Oscar 2023: Filme já foi escolhido

    Agora, resta aguardar a decisão da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela cerimônia do Oscar. Marte Um tentará uma vaga da categoria de Melhor Filme Internacional, que deve ser divulgada oficialmente apenas no que vem. "A escolha de Marte Um para representar o Brasil no Oscar foi uma decisão democrática e importante do júri. O filme trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas. O filme sintetiza bem o cinema brasileiro, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizado hoje, representando a diversidade do país", diz Bárbara Cariry, presidente da comissão, em comunicado oficial.

    Onde assistir Marte Um?

    Marte Um estreou nos cinemas brasileiros em 25 de agosto.

    Marte Um
    Marte Um
    Data de lançamento 25 de agosto de 2022 | 1h 55min
    Criador(es): Gabriel Martins
    Com Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Damião
    Usuários
    3,4
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora

    O AdoroCinema está concorrendo mais uma vez ao Prêmio iBest, a mais importante premiação da internet, na categoria Cinema, TV e Streaming e gostaria de contar com o seu voto. Então, clique aqui para votar na gente e nos seus favoritos em diversas categorias!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top