Minha conta
    Festival de Veneza 2022: Cate Blanchett vai ganhar outro Oscar? Filme Tár é ovacionado no evento

    Cate Blanchett é a protagonista de Tár, novo filme de Todd Field e um dos destaques do Festival de Cinema de Veneza 2022.

    O Festival de Cinema de Veneza 2022 teve início em 31 de agosto e vai até 10 de setembro, considerado um dos termômetros mais importantes para o Oscar. Tár, estrelado por Cate Blanchett, é um dos destaques desta edição do festival e foi ovacionado e aplaudido de pé por seis minutos durante sua exibição. O filme é comandado por Todd Field, e concorre ao prêmio máximo do Festival de Veneza, o Leão de Ouro.

    De acordo com a Variety, o trabalho de Cate Blanchett em Tár provavelmente será uma das performances mais elogiadas da temporada de premiação até o Oscar. Essa recepção bastante positiva ao filme quase garantem que Blanchett conseguirá sua oitava indicação ao Oscar por atuação – lembrando que ela já recebeu dois prêmios da Academia, Melhor Atriz Coadjuvante por O Aviador em 2005 e Melhor Atriz por Blue Jasmine em 2014. Com Tár, ela poderia levar para casa uma terceira estatueta em 2023. 

    Suas demais indicações ao Oscar incluem Elizabeth (1998), Notas Sobre um Escândalo (2006), Não Estou Lá (2007), Elizabeth - A Era de Ouro (2007) e, por último, Carol (2015).O filme Tár marca o retorno à direção de Todd Field após uma pausa de 15 anos desde Pecados Íntimos (2006). Ele disse que escreveu o roteiro para Cate Blanchett. “É um momento muito raro e especial quando Todd sai de casa e faz outro filme”, disse a atriz antes da estreia da produção no Festival de Cinema de Veneza 2022.

    Festival de Veneza 2022: Blonde da Netflix e novo de Darren Aronofsky são destaque; confira a lista

    Qual é a história de Tár? Conheça o destaque do Festival de Veneza 2022

    Tár é um drama estrelado por Cate Blanchett interpretando uma compositora famosa envolvida em um escândalo público. Situado no mundo internacional da música clássica, a cinebiografia foca na história de Lydia Tár (protagonista vivida por Blanchett), amplamente considerada uma das maiores compositoras / regentes vivas e a primeira maestrina chefe de uma grande orquestra alemã.

    No Festival de Veneza 2022, Cate Blanchett descreveu o filme como um processo sobre alguém que está afastada de si mesma. “Ela é assombrada por algo, por seu passado, por ela mesma, por ações passadas”, disse a protagonista. “Você experimenta alguém que colocou seu passado em uma caixa e que através de seu imenso talento tentou se reinventar e ser salva, mudada e transmutada pela música”.

    E não há sequer uma leitura definitiva da produção, pelo menos segundo o próprio diretor Todd Field. “Vejo um filme diferente cada vez que o assisto e já o assisti muitas vezes”. Mas, em suas palavras, Lydia tem forças externas que temos conhecimento limitado sobre o que são ou o que significam. Então algo acontece e tudo muda. “É uma jornada muito longa em um período muito curto de tempo para ela”, disse.

    Além de Tár, o Festival de Veneza 2022 apresenta em sua seleção filmes como Blonde da Netflix, cinebiografia de Marilyn Monroe com Ana de Armas; novos filmes de diretores renomados como Darren Aronofsky (The Whale), Alejandro González Iñárritu (Bardo), Luca Guadagnino (Bones and All) e Noah Baumbach (Ruído Branco); além das estreias de Não se Preocupe, Querida, novo filme de Olivia Wilde estrelado por Florence Pugh e Harry Styles, e Pearl, prelúdio de X - A Marca da Morte de Ti West.

    Tár está programado para estrear nos Estados Unidos em 7 de outubro, mas será lançado no Brasil apenas em 2023 – ainda sem data de estreia definida. 

    Tár
    Tár
    Data de lançamento 26 de janeiro de 2023 | 2h 38min
    Criador(es): Todd Field
    Com Cate Blanchett, Nina Hoss, Noémie Merlant
    Usuários
    3,7
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora
    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top