Minha conta
    Trem-Bala: Filme com Brad Pitt faz mudança polêmica em relação ao livro (mas que o autor apoia)
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Também estrelado por Joey King, novo longa-metragem é baseado em um romance japonês escrito por Kōtarō Isaka.

    Brad Pitt é o protagonista de Trem-Bala, novo filme de ação de David Leitch (o mesmo de Deadpool 2 e um dos que estão por trás da saga de John Wick). Na trama, diferentes serial-killers são colocados no mesmo comboio que vai de Tóquio a Quioto, mas não sabem da presença uns dos outros. Com muita adrenalina, humor ácido e cenas de violência, o longa-metragem sequer chegou aos cinemas e já vem gerando polêmica – por um motivo bem diferente.

    Bullet Train (no original) é baseado em um livro do japonês Kōtarō Isaka. Como você deve estar imaginando, a obra literária se passa no Japão, e todos os seus protagonistas são japoneses. Na adaptação hollywoodiana, porém, os assassinos são interpretados majoritariamente por atores americanos e britânicos.

    A mudança provocou um debate nas redes sociais sobre o "branqueamento" e, mais ainda, sobre a tendência de "ocidentalizar" personagens orientais.

    "Ver um filme ambientado no Japão com japoneses aparecendo só no fundo é ofensivo", afirmou David Inoue, diretor executivo da Liga de Cidadãos Japoneses Americanos, em entrevista a AsAmNews. "Os envolvidos deveriam ter feito perguntas sobre isso. Alguém da estatura de Brad Pitt tem a capacidade de fazer isso e ele não disse qualquer coisa", acrescentou.

    "NÃO É COMO SE EU ENTENDESSE MUITO SOBRE O JAPÃO", RECONHECE AUTOR DO LIVRO

    Kōtarō Isaka declarou em conversa com o The New York Times que é totalmente a favor da mudança feita pela produção. "Eu não tenho nenhum sentimento por querer que as pessoas entendam a cultura ou literatura japonesa. Também não é como se eu entendesse muito sobre o Japão", reconhece.

    Segundo o autor, o contexto japonês não é decisivo para o que quer contar e sempre sonhou em vender sua história para Hollywood. Ele foge, portanto, da polêmica e se alegra que um de seus trabalhos consiga atingir o público anglo-saxão. Afinal, ele já era um dos escritores mais conhecidos dentro de seu país.

    Joey King recebeu conselho de vida valioso de Brad Pitt durante filmagens de Trem-Bala

    O próprio Isaka vê seus personagens como flexíveis e maleáveis, capazes de se adaptar a várias culturas. "Honrar sua alma japonesa nos dá um certo conforto, mas ao mesmo tempo o filme não perde a oportunidade de ter grandes estrelas que ajudam a fazê-lo funcionar em escala global", analisou Sanford Pitch, presidente da Sony Pictures Entertainment Motion Picture Group, ao The New York Times.

    Trem-Bala estreia nesta quinta-feira, 4 de agosto. O elenco ainda inclui Joey King, Aaron Taylor-Johnson, Michael Shannon, Brian Tyree Henry, Andrew Koji, Hiroyuki Sanada, além do cantor porto-riquenho Bad BunnySandra BullockLogan Lerman também atuam no projeto.

    Trem-Bala
    Trem-Bala
    Data de lançamento 4 de agosto de 2022 | 2h 07min
    Criador(es): David Leitch
    Com Brad Pitt, Joey King, Aaron Taylor-Johnson
    Imprensa
    2,4
    Usuários
    4,0
    Adorocinema
    4,0
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top