Minha conta
    16 filmes e séries com narrativas LGBTQIAP+ que estreiam em 2022 para quem tem orgulho todo dia
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Produções nacionais e internacionais vão colorir o calendário do segundo semestre nas mais variadas plataformas.

    O Mês do Orgulho LGBTQIAP+ está acabando e depois do lançamento de diversas produções com histórias de pessoas que integram a sigla nos cinemas e no streaming, o AdoroCinema criou uma nova seleção de filmes e séries que devem apresentar as mais variadas narrativas queer durante o restante do ano.

    Com projetos que chegam a diversas plataformas, a lista abre destaca desde longas nacionais que abordam o desejo em tempos de pandemia, como é o caso de Seguindo Todos os Protocolos, de Fábio Leal, até produções que ainda estão em desenvolvimento, mas já amplamente aguardadas, a citar a adaptação da graphic novel Nimona.

    13 séries e filmes que acabaram de sair do forno para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIAP+

    Datas comemorativas são importantes para que grandes movimentos sejam relembrados, homenageados e nunca esquecidos, principalmente quando se relacionam com lutas humanitárias. A partir da constante transformação da sociedade, novas e instigantes narrativas de pessoas LGBTQIAP+ ganham cada vez mais destaque no audiovisual, esse é outro ponto desta seleção.

    Confira 16 filmes e séries que representam a pluralidade da sigla e relembram que o estímulo a tais projetos deve acontecer sempre.

    Seguindo Todos os Protocolos - 30 de Junho | Cinemas

    Seguindo Todos Os Protocolos
    Seguindo Todos Os Protocolos
    Data de lançamento 30 de junho de 2022 | 1h 14min
    Criador(es): Fábio Leal
    Com Fábio Leal, Paulo César Freire, Lucas Drummond

    Com estreia marcada para 30 de junho, Seguindo Todos os Protocolos é o primeiro longa solo do diretor recifense Fábio Leal.

    Exibido no Olhar de Cinema de Curitiba e consagrado com o Prêmio Helena Ignez, no Festival de Tiradentes de 2022, a trama resgata dois personagens do último curta metragem do diretor, ‘Reforma’, e acompanha Chico, interpretado também por Leal, que, sozinho em seu apartamento, vê os dias passando, com marasmo e ansiedade em um momento de recrudescimento da pandemia. Em sua solidão, é cada vez mais tomado pelo desejo do contato humano, e, em especial, do sexo. Disso, nascem formas alternativas de reencontros, e a procura de uma maneira de tocarmos uns aos outros com segurança.

    “Foi muito tempo sozinho com medo da morte, medo do desgoverno brasileiro, medo do encontro com o outro. Achei que uma boa forma de enfrentar esses medos todos seria fazendo um filme e tentando achar formas de distensionar através da ficção e da comédia”, afirma o cineasta.

    Os Primeiros Soldados - 7 de julho | Cinemas

    Os Primeiros Soldados
    Os Primeiros Soldados
    Data de lançamento 7 de julho de 2022 | 1h 47min
    Criador(es): Rodrigo de Oliveira
    Com Johnny Massaro, Renata Carvalho, Vitor Camilo
    Usuários
    3,4

    Sob direção de Rodrigo de OliveiraOs Primeiros Soldados acompanha membros da comunidade LGBTQIAP+ que buscam formas de resistir à epidemia de AIDS. O filme se passa em Vitória, no Espírito Santo, no começo dos anos 1980, e é uma homenagem à memória daqueles que enfrentaram a doença e seus estigmas em seu princípio.

    Na história, Suzano é um estudante de biologia que acaba de voltar dos estudos no exterior. Ele sabe que algo desconhecido está começando a afetar seu corpo. Ele quer entender melhor a doença e buscar uma cura, ao mesmo tempo que tenta proteger sua irmã Maura e seu sobrinho Muriel dos impactos do que está por vir. O desespero com a falta de informações sobre o vírus e seu futuro incerto acabará por aproximar Suzano da performer transexual Rose e do estudante de cinema Humberto, ambos vivendo com o vírus.

    Anything's Possible - 22 de julho | Prime Video

    Anything's Possible
    Anything's Possible
    Data de lançamento 22 de julho de 2022 | 1h 36min
    Criador(es): Billy Porter
    Com Renée Elise Goldsberry, Simone Joy Jones
    Usuários
    3,2
    Assista agora

    Marcando a estreia de Billy Porter como diretor de longas-metragens, Anything’s Possible é uma história de amadurecimento deliciosamente moderna que segue Kelsa, uma garota confiante do ensino médio que é trans, enquanto ela navega pelo último ano.

    Quando seu colega de classe Khal se apaixona por ela, ele cria coragem para convidá-la para sair, apesar do drama que ele sabe que isso pode causar. O que acontece é um romance que mostra a alegria, a ternura e a dor do amor jovem.

    Escrito por Ximena García Lecuona, o filme deve chegar ao Prime Video em 22 de julho.

    Queer As Folk - 31 de julho | Starz

    Queer As Folk (2022)
    Queer As Folk (2022)
    Data de lançamento 2022-06-09 | min
    Séries : Queer As Folk (2022)
    Com Fin Argus, Candace Grace, Jesse James Keitel
    Usuários
    3,1

    Remake da série britânica dos anos 1990, Queer as Folk acompanha um grupo de jovens LGBTQIAP+ em Nova Orleans explorando suas identidades em uma sociedade repleta de preconceitos. Depois de sobreviver a um ataque terrorista homofóbico em uma casa noturna, Brodie (Devin Way) e Mingus (Fin Argus) se aproximam enquanto tentam fazer sentido da tragédia. Em meio a esse trauma, os dois criam uma forte conexão romântica. Outros sobreviventes, como Ruthie (Jesse James Keitel), passam a repensar suas escolhas e decidem tomar decisões difíceis para continuar suas vidas de maneira independente e ter o direito de ser quem quiserem.

    Com estreia prevista para 31 de julho, a série chega no Brasil pelo Starz.

    Queer Eye Brasil - 24 de agosto | Netflix

    Queer Eye Brasil
    Queer Eye Brasil
    Data de lançamento 2022-08-24
    Séries : Queer Eye Brasil
    Com Rica Benozzati, Luca Scarpelli, Yohan Nicolas
    Usuários
    3,1
    Assistir em streaming

    Os Fabulosos brasileiros estão chegando e Queer Eye Brasil já tem data de estreia na Netflix: dia 24 de agosto. A primeira edição da versão nacional da atração será conduzida por Fred Nicácio, Guto Requena, Rica Benozzati, Luca Scarpelli e Yohan Nicolas.

    Mais que Amigos, Friends - 30 de setembro | Cinemas

    Mais Que Amigos
    Mais Que Amigos
    Data de lançamento 6 de outubro de 2022 | 1h 56min
    Criador(es): Nicholas Stoller
    Com Billy Eichner, Luke MacFarlane, TS Madison
    Usuários
    3,1
    Assista agora

    Produzido pela Universal Pictures, o filme apresenta a primeira comédia romântica de um grande estúdio sobre dois homens gays, talvez, possivelmente, provavelmente, tropeçando em direção ao amor. Pode ser. Ambos estão muito ocupados.

    Estrelado por Billy Eichner, o primeiro homem abertamente gay a co-escrever e estrelar seu próprio filme de grande estúdio, Mais que Amigos, Friends é dirigido por Nicholas Stoller a partir de seu roteiro com Eichner.

    My Policeman - 4 de novembro | Prime Video

    My Policeman
    My Policeman
    Data de lançamento 4 de novembro de 2022 | 1h 53min
    Criador(es): Michael Grandage
    Com Emma Corrin, Harry Styles, David Dawson
    Usuários
    3,0
    Adorocinema
    2,5
    Assista agora

    Em My Policeman, Marion (Emma Corrin) e Tom Burgess (Harry Styles) se encontram na costa de Brighton nos anos 1950 e se apaixonam. Todavia, surge em suas vidas Patrick Hazelwood (David Dawson), um curador do Brighton Museum, que acaba desenvolvendo sentimentos pelo policial Tom. Os homens iniciam um caso apaixonado – apesar da homossexualidade ser ilegal naquele período. Por um tempo, o trio abraça uma dinâmica em comum, até que o ciúme destrói o acordo. Muitos anos depois, Patrick retorna à vida dos agora casados Marion e Tom, desenterrando sentimentos e questões mal resolvidas deixadas de lado - mas que ainda possuem o poder de assombrar a vida dos três. O filme é uma adaptação do romance de 2012 de Bethan Roberts, My Policeman.

    Manhãs de Setembro - 2ª temporada | 2022

    Manhãs de Setembro
    Manhãs de Setembro
    Data de lançamento 2021-06-25 | min
    Séries : Manhãs de Setembro
    Com Liniker de Barros, Thomas Aquino, Karine Teles
    Usuários
    4,1
    Assista agora

    Ainda sem data oficial para chegar ao catálogo do Prime Video, sabe-se apenas que a 2ª temporada de Manhãs de Setembro estreia ainda neste ano. A trama acompanha Cassandra (Liniker), que tem sua vida transformada após a chegada de Gersinho. Agora, ela precisa se reencontrar com o pai Lourenço (Seu Jorge) depois de dez anos, o que gera uma aproximação com Ruth (Samantha Schmütz), atual companheira do pai. Leide (Karine Teles) sente que deve buscar novas oportunidades para além da maternidade. A relação de Cassandra com Ivaldo (Thomas Aquino) já não é mais a mesma e eles sofrem financeiramente.

    Conversation With Friends - 2022 | Star+

    Baseado na obra de Sally Rooney, Conversations with Friends acompanha Frances (Alison Oliver), uma jovem inglesa de 21 anos lidando com novos relacionamentos. Enquanto participavam de uma roda de poesia, ela e Bobbi (Sasha Lane), sua ex-namorada e agora melhor amiga, conhecem Melissa (Jemima Kirke), uma fotógrafa talentosa. Essa nova amizade irá abrir um novo mundo para as duas, assim permitindo criar novas experiências e encontrar um amadurecimento que não esperavam.

    Am I Ok ? - 2022 | HBO Max

    Am I Ok ?
    Am I Ok ?
    Criador(es): Tig Notaro, Stephanie Allynne
    Com Dakota Johnson, Sonoya Mizuno, Jermaine Fowler

    Em Am I Ok? Lucy e Jane são amigas inseparáveis e de longa data. Elas fazem tudo juntas, elas sabem cada segredo e cada parte da vida da outra. Mas Jane é promovida e aceita o cargo, o único problema é que ela terá que ir para Londres, Inglaterra, deixando a amiga no país de origem. Lucy então decide abrir o jogo e confessar que é lésbica e que gosta da amiga já há um tempo. Apesar da grande coragem de falar para a amiga, a amizade das duas começa a sumir e as vidas das duas seguem rumos diferentes.

    They/Them - 2022 | Star+

    Estrelado por Kevin Bacon, o They/Them é um slasher ambientado em um campo de conversão LGBTQIAP+. Na trama, vários campistas queer recebem a promessa de um “novo senso de liberdade” até o final da semana. Mas enquanto os conselheiros tentam quebrar psicologicamente cada um dos campistas, um misterioso assassino começa a reivindicar vítimas, e eles devem recuperar seu poder se quiserem sobreviver aos horrores do acampamento.

    12 personagens LGBTQIAP+ da Marvel que queremos ver nas telas

    Escrito e dirigido pelo indicado ao Oscar John Logan e produzido por Jason Blum, o longa estreia em 5 de agosto nos Estados Unidos, no serviço de streaming Peacock. No Brasil, They/Them deve chegar pelo Star+.

    Queer for Fear: The History of Queer Horror | 2022

    Com direção e roteiro de Sam Wineman, o documentário dividido em quatro partes conta a história do horror queer. De acordo com a sinopse, o projeto “explora a influência da comunidade LGBTQIAP+ em todos os gêneros de terror”.

    Uncoupled - 29 de julho | Netflix

    Uncoupled
    Uncoupled
    Data de lançamento 2022-07-29 | min
    Séries : Uncoupled
    Com Neil Patrick Harris, Tisha Campbell, Brooks Ashmanskas
    Usuários
    3,4

    Do mesmo criador de Emily in Paris, Uncoupled é uma comédia romântica sobre Michael (Neil Patrick Harris), um homem casado com a vida aparentemente perfeita até que seu marido decide pedir o divórcio. Devastado pela separação, Michael precisa se redescobrir como um homem solteiro aos quarenta anos. À princípio inseguro, ele percebe que sua nova vida pode ser libertadora e apresentar uma série de possibilidades interessantes.

    Três Tigres Tristes | 2022 | Cinemas

    Três Tigres Tristes
    Três Tigres Tristes
    Data de lançamento 30 de novembro de 2023 | 1h 26min
    Criador(es): Gustavo Vinagre
    Com Jonata Vieira, Isabella Pereira, Pedro Ribeiro
    Usuários
    3,0

    Vencedor do Teddy Awards de Melhor Longa-Metragem, do Festival de Berlim 2022, a trama acompanha três jovens queer de São Paulo que, durante a pandemia, rodam por São Paulo e conhecem personagens da cidade. O longa de Gustavo Vinagre, de Desaprender a Dormir, ainda não tem previsão de estreia no Brasil, mas deve chegar aos cinemas ainda neste ano.

    Uýra – A Retomada da Floresta | Em breve

    Autobiográfico, o longa acompanha Uýra Sodoma, uma artista trans indígena que viaja pela floresta amazônica. “[O filme] aborda denúncias de violências sociais, ambientais e espirituais no Brasil, com olhar especial às pessoas e territórios indígenas e LGBTQI+. Ao mesmo tempo, também imprime a potência e resistência que possuímos e nos ensinamos sobre beleza, valor e vida”, descreve Uýra.

    Exibido no 46º Frameline International Film Festival, o maior festival de cinema queer do mundo, Uýra – A Retomada da Floresta deve chegar ao circuito nacional no segundo semestre.

    Nimona - Em breve | Netflix 

    Nimona
    Nimona
    Criador(es): Nick Bruno, Troy Quane
    Com Chloë Grace Moretz, Riz Ahmed, Eugene Lee Yang
    Data de lançamento 30 de junho de 2023
    Assistir em streaming

    Baseado no best-seller homônimo do The New York Times, Nimona acompanha uma metamorfa sem limites nem papas na língua, cujo maior sonho é ser comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão que já existiu. Mas ela não sabia que seu herói possuía escrúpulos. Menos ainda uma deliberada missão. Ainda não há previsão de estreia para a animação.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top