Minha conta
    Lilo & Stitch faz 20 anos e diretor questiona “inovação” de Frozen: “Nós fizemos primeiro”
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Para diretor de Lilo & Stitch, desenho inovou o estilo das histórias da Disney, mas Frozen levou o crédito dez anos depois

    Em 2013, chegava aos cinemas Frozen - Uma Aventura Congelante, um dos filmes de animação de maior impacto da história da Disney. O longa foi um verdadeiro sucesso: público e crítica elogiaram os aspectos inovadores da trama, especialmente no que diz respeito à importância da história de irmandade - e não de mais um romance. Uma contribuição mais do que necessária, mas que não exatamente inédita: esta ideia, na verdade, foi feita muito antes, por outro filme do estúdio: Lilo & Stitch.

    Lançado em 2002, mais de dez anos antes de Frozen, Lilo & Stitch trouxe para as telas a história das irmãs Lilo e Nani - fato que foi lembrado por um dos diretores e roteiristas do filme, Chris Sanders, em entrevista à revista Variety. Para o cineasta, ver a trama de Elsa e Anna receber créditos pela “inovação” foi frustrante:

    Para ser claro, acho que Frozen é ótimo, mas foi um pouco frustrante para mim ver as pessoas dizendo ‘finalmente um relacionamento não-romântico com essas duas garotas", e eu fiquei tipo: ‘nós já fizemos isso! Isso foi absolutamente feito antes

    Completando duas décadas do lançamento em 2022, Lilo & Stitch também foi um sucesso em sua época - causou uma explosão de merchandising, ganhou várias sequências e até sua própria série de TV, que teve uma versão em anime mais tarde. Em 2002, o filme já marcava uma certa ruptura com o estilo habitual da Disney, não só pela ausência de um enredo romântico principal, mas também pela mistura de ficção científica e um senso de humor diferente das obras mais clássicas do estúdio.

    Chris Sanders e Dean DeBlois (a mesma dupla que nos trouxe Como Treinar o Seu Dragão) dirigiram a história centrada na amizade entre Lilo, uma garota havaiana com dificuldade para se relacionar com os outros, e Stitch, um experimento alienígena que pousa na Terra fugindo de seus captores.

    A relação entre Lilo e sua irmã mais velha Nani também é extremamente importante porque, após terem perdido os pais, elas só têm uma à outra - trama que também faz parte da aventura de Elsa e Anna em Frozen. “Quando o filme saiu, era sobre isso que muitos críticos falavam. Sobre aqueles momentos baseados na realidade de uma forma que as pessoas pudessem se ver na história e que aqueles personagem não parecessem apenas um desenho animado”, relembrou Sander na mesma entrevista.

    Ficou com saudades de Lilo & Stitch? Tanto o filme original, quanto as séries derivadas e o filme-solo de Stitch estão disponíveis no catálogo do Disney+. Em 2020, surgiram rumores que o desenho ganharia um filme live-action, mas o estúdio ainda não confirmou a produção.

    Lilo & Stitch
    Lilo & Stitch
    Data de lançamento 28 de junho de 2002 | 1h 25min
    Criador(es): Dean DeBlois, Chris Sanders
    Com Daveigh Chase, Chris Sanders, Tia Carrere
    Usuários
    4,4
    Assista agora em Disney +

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top