Minha conta
    O Auto da Compadecida na Sessão da Tarde (23/06): Filme foi eleito uma das 100 maiores produções brasileiras de todos os tempos
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Com Matheus Nachtergaele e Selton Mello, a Sessão da Tarde de hoje leva ao ar uma grande produção do cinema brasileiro.

    Nesta quinta-feira, a Sessão da Tarde da Rede Globo apresenta O Auto da Compadecida, um grande sucesso nacional. Excelente opção para quem gosta de filmes brasileiros, o longa conta as aventuras do esperto João Grilo e seu fiel companheiro Chicó.

    Na trama, acompanhamos os nordestinos João Grilo, um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó, o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam o sertão enganando a todos, no pequeno vilarejo de Taperoá, na Paraíba.

    Com um elenco lotado de estrelas do cinema nacional, nomes como Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Denise Fraga, Marco Nanini, Fernanda Montenegro, Rogério Cardoso, Diogo Vilela e Lima Duarte compõem o enredo.

    Confira abaixo algumas curiosidades sobre O Auto da Compadecida, que vai a ar às 15h30 na TV Globo:

    Os 20 filmes brasileiros mais vistos da história

    ELEITO UM DOS 100 MAIORES FILMES BRASILEIROS

    Em um ranking feito pela Abraccine, A Associação Brasileira de Críticos de Cinema, O Auto da Compadecida foi eleito o 63º maior filme nacional de todos os tempos.

    FILME É BASEADO NA OBRA DE ARIANO SUASSUNA

    Para quem não sabe, o longa é baseado em uma famosa peça teatral de 1955, de mesmo nome, escrita pelo lendário Ariano Suassuna. O autor é responsável por outras grandes produções, como O Santo e a Porca, O Rico Avarento, O Castigo da Soberba e A Caseira e a Catarina.

    GANHOU DIVERSOS PRÊMIOS

    O Auto da Compadecida é uma das produções mais aclamadas do cinema brasileiro. No Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2001, o filme venceu nas categorias Melhor Direção, Roteiro, Lançamento de Cinema e Ator. Além disso, no 6° Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro, saiu vitorioso nas categorias Melhor Maquiagem, Roteiro Adaptado e Ator Coadjuvante.

    5 filmes que definiram o cinema brasileiro como o conhecemos

    GRAVAÇÕES MOVIMENTARAM A CIDADE

    As filmagens ocorreram na cidade de Cabeceiras, na Paraíba, e movimentaram todo o local. Para se ter ideia, as fachadas das casas sofreram adaptações, cabos telefônicos foram escondidos, postes trocados e até a igreja local foi reformada.

    PERSONAGEM GANHOU UM PAPEL MAIOR NO FILME

    A personagem de Virginia Cavendish, Rosinha, tinha uma pequena participação na obra original de Suassuna. Entretanto, ela ganhou um espaço maior no longa-metragem, conquistando o coração do público como par romântico de Chicó.

    O AUTO DA COMPADECIDA: ONDE ASSISTIR AO FILME ONLINE?

    Globoplay (Streaming)

    Apple TV (Aluguel e compra)

    Os melhores filmes brasileiros para você assistir na Netflix hoje
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top