Minha conta
    Morre Breno Silveira, diretor de 2 Filhos de Francisco e DOM

    Cineasta tinha 58 anos e estava em Pernambuco rodando seu próximo filme ao lado de Fernanda Montenegro.

    Morreu neste sábado (14) o diretor e fotógrafo Breno Silveira, aos 58 anos. Conhecido pela série DOM e por filmes como 2 Filhos de Francisco e Gonzaga - De Pai pra Filho, o cineasta sofreu um infarto fulminante durante as gravações de Dona Vitória, seu novo longa-metragem estrelado por Fernanda Montenegro. As filmagens aconteciam no município de Limoeiro, em Pernambuco. O velório será amanhã (15), no Rio de Janeiro.

    Nascido em Brasília, em 5 de fevereiro de 1964, Breno se formou na École nationale supérieure Louis-Lumière, em Paris, e começou sua carreira como diretor de fotografia em Carlota Joaquina (1995), de Carla Camurati. Sócio da produtora Conspiração Filmes desde 1996, ele também assinou a fotografia de Eu Tu Eles (2000), de Andrucha Waddington – trabalho que lhe rendeu uma estatueta no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

    Ao longo de sua trajetória, participou de mais de 20 filmes como assistente ou como diretor de fotografia, trazendo sempre um traço autoral. Comandou diversas campanhas publicitárias para a TV, além de videoclipes para artistas como Marisa Monte e grupos como O Rappa – o que lhe valeu inúmeras indicações ao MTV Video Music Brazil e seis vitórias.

    Em 2001, realizou o documentário Mar sem Fim, que retrata a viagem empreendida pelo brasileiro Amyr Klink durante o projeto Antártica 360º, uma das maiores expedições marítimas em solitário. Fez sua estreia na direção de um longa-metragem ficcional com 2 Filhos de Francisco (2005), que conta a história da dupla sertaneja Zezé di Camargo & Luciano.

    Produção mais visto do Brasil naquele ano, levou mais de cinco milhões de espectadores aos cinemas e conquistou quatro troféus no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Melhor Ator (Ângelo Antônio), Melhor Ator Coadjuvante (José Dumont), Melhor Atriz Coadjuvante (Paloma Duarte) e Melhor Som. Além disso, foi a indicação nacional ao Oscar 2006 de Melhor Filme Internacional.

    Em 2008, Breno dirigiu Era Uma Vez, romance ambientado no Rio de Janeiro e protagonizado por Thiago Martins e Vitória Frate. A obra foi selecionada para o Festival de Toronto. Em 2012, lançou À Beira do Caminho, um road movie vencedor de cinco prêmios no CINE-PE Festival do Audiovisual. No mesmo ano, esteve à frente de Gonzaga - De Pai pra Filho, inspirado na biografia dos cantores Luiz Gonzaga e Gonzaguinha.

    Em 2017, foi responsável por Entre Irmãs, que tinha Marjorie EstianoNanda Costa nos papéis principais e que recebeu seis indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

    Em 2021, Breno serviu como showrunner e diretor de DOM, seriado original do Amazon Prime Video cuja 2ª temporada está não apenas confirmada, como em fase de pós-produção, com estreia prevista para o segundo semestre de 2022. Encabeçado por Gabriel Leone, o elenco inclui nomes como Flávio Tolezani, Isabella SantoniRaquel Villar e Filipe Bragança.

    Mais recentemente, o cineasta estava trabalhando em Dona Vitória, que marca o retorno de Fernanda Montenegro às telonas, depois de anos dedicados à TV. O projeto começou a ser rodado no último 1º de maio, no Rio de Janeiro, e seguiu para Pernambuco. Ainda não há informações sobre o futuro do filme.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top