Minha conta
    Tim Burton confessa ser fã de grande astro do terror brasileiro: "Tive a feliz oportunidade de conhecê-lo"

    Com um currículo que vai desde Edward Mãos de Tesoura a Alice no País das Maravilhas, o diretor revelou que cresceu vendo os filmes do Zé do Caixão.

    Na última semana, Tim Burton esteve no Brasil. Sim, o cineasta conhecido por Edward Mãos de Tesoura (1990), O Estranho Mundo de Jack (1993) e A Noiva Cadáver (2005) fez uma visita à cidade de São Paulo para inaugurar uma exposição dedicada à sua bem-sucedida (e bastante peculiar) carreira. Intitulada “A Beleza Sombria dos Monstros: 13 anos da Arte de Tim Burton”, a mostra acontece na Oca, no Parque Ibirapuera, de 8 de maio até 14 de agosto.

    O Fantástico, programa dominical da TV Globo, acompanhou a passagem do diretor pela capital paulista, obtendo uma grande revelação de sua parte: Burton é fã de ninguém menos que o Zé do Caixão. "Cresci vendo os filmes dele. E tive a feliz oportunidade de conhecê-lo na última vez que estive em São Paulo", confessou o responsável por A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007) e Alice no País das Maravilhas (2010).

    Por que os filmes de Tim Burton têm estéticas semelhantes?

    Para os que não estão familiarizados, o icônico Zé do Caixão foi um personagem criado e interpretado por José Mojica Marins, cineasta, ator e roteirista paulistano que morreu em 19 de fevereiro de 2020. A figura apareceu pela primeira vez no longa-metragem À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964), mas não foi levada a sério até ganhar fama internacional e se consagrar como o "pai" do cinema de terror nacional.

    O Zé do Caixão nasceu de um pesadelo de Mojica. No sonho, um homem de capa preta e cartola arrastava o artista para um túmulo, onde estava gravada sua data de morte. Mojica acordou em pânico e perdeu o sono, mas felizmente anotou tudo, sem imaginar que serviria de inspiração para Burton.

    Zé do Caixão: 7 filmes essenciais do pai do terror brasileiro

    Quanto à mostra em São Paulo, ocupa os dois andares da Oca, totalizando 2.600 m². São 14 salas imersivas e interativas que trazem à vida os desenhos, as pinturas, as fotografias e os personagens de Burton, promovendo uma viagem por suas referências artísticas –  desde dispositivos de animação pré-cinema a filmes B de ficção científica dos anos 50 e 60.

    A exibição funciona de terça a domingo, das 9h às 21h. Os ingressos custam a partir de R$ 20,00 e podem ser obtidos na bilheteria física ou por meio do site Ingresso Rápido.

    Vale lembrar que o Parque Ibirapuera também recebe a 2ª edição da exposição “Monstros Desajustados e Maravilhas: 10 anos da arte de Tim Burton,” que pode ser conferida de terça a domingo, até 5 de junho.

    À Meia-Noite Levarei Sua Alma
    À Meia-Noite Levarei Sua Alma
    Data de lançamento 9 de novembro de 1964 | 1h 32min
    Criador(es): José Mojica Marins
    Com José Mojica Marins, Magda Mei, Nivaldo Lima
    Usuários
    3,8
    Assista agora
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top