Minha conta
    Tim Burton deixou de dirigir filme famoso da Marvel porque gostava mais da DC: “Ele não queria o trabalho”
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Subeditora
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, suspense, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Homem-Aranha com Tobey Maguire quase foi dirigido por Tim Burton. Consegue imaginar?

    Uma das marcas mais queridinhas da Marvel, Homem-Aranha poderia ter sido assinado pelas mãos de Tim Burton se não fosse um pequeno detalhe: ele gostava mais da DC. O cineasta, que dirigiu Batman (1989), uma das versões mais lembradas do personagem, chegou a conversar com o estúdio de Stan Lee e com a Sony para comandar o filme do Homem-Aranha de 2002, o primeiro estrelado por Tobey Maguire.

    Quem relembrou a história foi o roteirista de Homem-Aranha, David Koepp, em entrevista à Variety. Koepp contou que quem conversou com Tim Burton foi Amy Pascal, chefona da Sony. “Eu me lembro da Amy me dizendo que tinha tido uma reunião com Tim Burton. Ele disse ‘acho que eu sou mais um cara da DC’, o que parece alguém que não está realmente se esforçando para conseguir o trabalho”, disse o roteirista.

    Mas, aparentemente, Tim Burton foi o único diretor que não se mostrou muito animado com a possibilidade de dirigir Homem-Aranha. Outros cineastas famosos estavam na lista de prioridades do estúdio, como David Fincher (Clube da Luta) e Chris Columbus (Harry Potter e a Pedra Filosofal). “Alguns deles estavam muito animados, mas diziam que sabiam o que fazer, falando ‘me deem o dinheiro, me deixem em paz e farei um grande filme’”, contou Avi Arad, executivo da Marvel na época.

    Sony confirma Venom 3 e filme sobre El Muerto, vilão pouco conhecido do Homem-Aranha; veja as últimas revelações

    Como sabemos, o filme terminou nas mãos de Sam Raimi, que dirigiu toda a trilogia estrelada por Tobey Maguire, e que abriu caminho para o sucesso das franquias seguintes de Peter Parker. Vinte anos depois do primeiro Homem-Aranha, o cineasta está novamente na Marvel e é quem assina Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, um dos principais lançamentos do estúdio em 2022.

    Por que Homem-Aranha não teve continuação?

    Vale lembrar ainda que a franquia de Homem-Aranha dirigida por Sam Raimi tinha um quarto filme planejado (e já em desenvolvimento!) que nunca foi lançado porque Homem-Aranha 3 (2007) teve uma repercussão muito negativa. Segundo o diretor de arte David E. Duncan, que estava envolvido no projeto, o cancelamento veio de uma combinação de fatores. 

    “Políticas do estúdio, diferenças criativas e a reação negativa da internet a John Malkovich como Abutre causaram o cancelamento em dezembro de 2009, nos primeiros estágios. Contudo, um mês depois, a Sony seguiu em frente com o reboot de Andrew Garfield”, escreveu o artista em vídeo publicado na plataforma Vimeo.

    Homem-Aranha
    Homem-Aranha
    Data de lançamento 17 de maio de 2002 | 2h 01min
    Criador(es): Sam Raimi
    Com Tobey Maguire, Willem Dafoe, Kirsten Dunst
    Imprensa
    3,9
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    3,0
    Assista agora em Max

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top